Pular para o conteúdo principal



Futricas Fortalezenses

Animação produzida por egressos e alunos da Unifor é a única produção cearense em competitiva de festival paulista.

O curta-metragem “O Medo Tá Foda”, produção de Esaú Pereira e dos egressos em Cinema e Audiovisual da Unifor Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch, da Zonzo Studio, estreia na 13ª Mostra Wallace, em Araraquara.



“O Medo Tá Foda” mistura referências do cotidiano das periferias do País para contar uma história de ficção científica romântica (Ilustração: Carlos Júnior)

O filme de animação “O Medo Tá Foda”, produção de Esaú Pereira, formado em audiovisual pela Vila das Artes, e de Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch, graduados em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - é a única representante cearense na Mostra Competitiva de Curtas da 13ª Mostra Wallace. Com destaque para filmes de diferentes eixos geográficos do cinema nacional, o festival ocorre em Araraquara (SP), de 14 a 20 de outubro. A animação cearense estreou nesta sexta-feira (18 de outubro), no Teatro Municipal.

Contemplado no XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo - Produções, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, “O Medo Tá Foda” é uma realização da Zonzo Studio, produtora cearense de animação liderada por Esaú Pereira, em parceria com a Plataforma Zero e a Memorabilia. O curta-metragem, que mistura referências do cotidiano das periferias do País para contar uma história de ficção científica romântica, é dirigido por Esaú, e tem Bruno Paes no elenco, dando voz ao personagem Daisy. Lucas Santiago e Gabriel Goersch são os animadores do filme.

Estão envolvidos no projeto também Douglas Silva, responsável pelo Animatic, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor; o social mídia e designer gráfico, Lucas Esmeraldo, egresso curso de Publicidade e Propaganda da instituição; Lays Antunes, também egressa do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, responsável pela Memorabilia, empresa produtora parceira na realização, e produção executiva do filme; e Luiza Ester, egressa do curso de Jornalismo e coordenadora de jornalismo da TV Unifor, responsável pela divulgação da animação.

Enredo: Em um deserto ensolarado, Revo faz uma ação que pode lhe trazer problemas que vão além de suas incertezas. Entre pedaladas e uma névoa misteriosa, ele conhece pessoas com conselhos essenciais para superar seu medo.

A história começa com o furto de um “dindin” — picolé artesanal vendido em sacos plásticos, conhecido por diferentes nomes no Brasil: sacolé, geladinho, gelinho. Ambientada em um deserto ensolarado e apocalíptico, a trama acompanha a jornada de fuga de Revo. Na ficção, o protagonista encontra pessoas essenciais que o ajudam a superar seus medos.

Além de Revo, interpretado por Mateus Honori, a narrativa inclui os personagens Biri (Mateus Franklin), um velho regueiro; Fran (Maria Adelino), uma linda lembrança; e Daisy (Bruno Paes), um policial com gases. A trilha sonora apresenta a canção “Pôr do Sol Marrom”, de Mateus Fazeno Rock, e uma versão cover, na voz da atriz Maria Adelino, de “Planeta de Cores”, do Forrozão Tropykália.

Ceará no Cinema de Animação: O filme representa a ascensão de uma nova cena do cinema cearense, especialmente no campo da animação. A produção reúne profissionais formados em um circuito de escolas de cinema do Ceará, que se tornou referência no Brasil em formação audiovisual, incluindo instituições como Vila das Artes, Porto Iracema das Artes e a graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O roteiro de “O Medo Tá Foda” é, inclusive, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Esaú Pereira, formado na quinta turma de audiovisual da Vila das Artes. O diretor também possui formação nos cursos básicos de audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, onde passou pelo programa PREAMAR Audiovisual.

Esaú lidera a Zonzo Studio, onde desenvolve projetos de cinema, televisão e publicidade com Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch. O grupo teve projetos de animação contemplados pela Lei Paulo Gustavo, em níveis local e estadual, incluindo um longa-metragem e uma série, ambos de animação. “O Medo Tá Foda” é mais um passo nessa trajetória.

Sobre o diretor: Esaú Pereira cresceu no Jardim Iracema, bairro da periferia de Fortaleza, capital do Ceará. Dirigiu os curtas “AoMar” (2016) e “Então Eu Danço” (2021), além da série documental “Mestres do Mundo” (2022, com Lourdes Macena). Fundou a Studio Zonzo, produtora especializada em animação 2D e 3D, e atualmente trabalha na direção de animação do longa-metragem “Glória e Liberdade” e da série infantil “O Faz de Conta do Sítio” (Moçambique Audiovisual). “O Medo Tá Foda” é o primeiro curta de animação em que assina, além da direção, o roteiro.

Studio Zonzo: Fundada em 2020 por quatro amigos do audiovisual, a Zonzo nasceu do desejo de criar uma produtora de filmes de animação “nada convencional”. Seu curta de estreia, “Então Eu Danço”, integra a antologia “Todo Mundo Já Foi pra Marte” (Tusche Produções). A produtora também cria VTs animados de eventos, como o “Mi – Festival Musica Ibiapaba”, “Elos” e “Bienal da Dança”; e de programas culturais, como “Nós no Batente” e “Jornada do Pensamento”. Entre as parcerias, estão o longa “Glória e Liberdade” e a série “O Faz de Conta do Sítio” (Moçambique Audiovisual). “O Medo Tá Foda” inicia uma nova fase da Zonzo, que se prepara para desenvolver projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo.

Ficha Técnica de “O Medo Tá Foda”

  • Roteiro e Direção – Esaú Pereira
  • Produção Geral – Diógenes Werne
  • Produção Executiva – Lays Antunes
  • Ilustrador e Arte Finalista – Carlos Júnior
  • Storyboard – Carlos Júnior
  • Animatic – Douglas Silva
  • Animadores – Lucas Santiago e Gabriel Goersch
  • Montagem – Matheus Monteiro
  • Elenco – Mateus Honori, Mateus Franklin, Maria Adelino e Bruno Paes
  • Designer de Som e Trilha Sonora – Bruno Marques
  • Mix e Master – Bruno Marques
  • Mídias Sociais e Designer Gráfico – Lucas Esmeraldo
  • Acessibilidade e Internacionalização – Islândia Rodrigues
  • Realização – Studio Zonzo, Plataforma Zero e Memorabilia
  • Incentivo – Edital XIV Ceará de Cinema e Vídeo - Produções.
Serviço
  • Estreia “O Medo Tá Foda” (@omedotafoda/)
  • 13ª Mostra Wallace - 14 a 20 de outubro, em Araraquara (SP)
  • Mais informações sobre o festival: @mostrawallace/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...