Pular para o conteúdo principal



Futricas Fortalezenses

Animação produzida por egressos e alunos da Unifor é a única produção cearense em competitiva de festival paulista.

O curta-metragem “O Medo Tá Foda”, produção de Esaú Pereira e dos egressos em Cinema e Audiovisual da Unifor Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch, da Zonzo Studio, estreia na 13ª Mostra Wallace, em Araraquara.



“O Medo Tá Foda” mistura referências do cotidiano das periferias do País para contar uma história de ficção científica romântica (Ilustração: Carlos Júnior)

O filme de animação “O Medo Tá Foda”, produção de Esaú Pereira, formado em audiovisual pela Vila das Artes, e de Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch, graduados em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - é a única representante cearense na Mostra Competitiva de Curtas da 13ª Mostra Wallace. Com destaque para filmes de diferentes eixos geográficos do cinema nacional, o festival ocorre em Araraquara (SP), de 14 a 20 de outubro. A animação cearense estreou nesta sexta-feira (18 de outubro), no Teatro Municipal.

Contemplado no XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo - Produções, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, “O Medo Tá Foda” é uma realização da Zonzo Studio, produtora cearense de animação liderada por Esaú Pereira, em parceria com a Plataforma Zero e a Memorabilia. O curta-metragem, que mistura referências do cotidiano das periferias do País para contar uma história de ficção científica romântica, é dirigido por Esaú, e tem Bruno Paes no elenco, dando voz ao personagem Daisy. Lucas Santiago e Gabriel Goersch são os animadores do filme.

Estão envolvidos no projeto também Douglas Silva, responsável pelo Animatic, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor; o social mídia e designer gráfico, Lucas Esmeraldo, egresso curso de Publicidade e Propaganda da instituição; Lays Antunes, também egressa do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, responsável pela Memorabilia, empresa produtora parceira na realização, e produção executiva do filme; e Luiza Ester, egressa do curso de Jornalismo e coordenadora de jornalismo da TV Unifor, responsável pela divulgação da animação.

Enredo: Em um deserto ensolarado, Revo faz uma ação que pode lhe trazer problemas que vão além de suas incertezas. Entre pedaladas e uma névoa misteriosa, ele conhece pessoas com conselhos essenciais para superar seu medo.

A história começa com o furto de um “dindin” — picolé artesanal vendido em sacos plásticos, conhecido por diferentes nomes no Brasil: sacolé, geladinho, gelinho. Ambientada em um deserto ensolarado e apocalíptico, a trama acompanha a jornada de fuga de Revo. Na ficção, o protagonista encontra pessoas essenciais que o ajudam a superar seus medos.

Além de Revo, interpretado por Mateus Honori, a narrativa inclui os personagens Biri (Mateus Franklin), um velho regueiro; Fran (Maria Adelino), uma linda lembrança; e Daisy (Bruno Paes), um policial com gases. A trilha sonora apresenta a canção “Pôr do Sol Marrom”, de Mateus Fazeno Rock, e uma versão cover, na voz da atriz Maria Adelino, de “Planeta de Cores”, do Forrozão Tropykália.

Ceará no Cinema de Animação: O filme representa a ascensão de uma nova cena do cinema cearense, especialmente no campo da animação. A produção reúne profissionais formados em um circuito de escolas de cinema do Ceará, que se tornou referência no Brasil em formação audiovisual, incluindo instituições como Vila das Artes, Porto Iracema das Artes e a graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O roteiro de “O Medo Tá Foda” é, inclusive, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Esaú Pereira, formado na quinta turma de audiovisual da Vila das Artes. O diretor também possui formação nos cursos básicos de audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, onde passou pelo programa PREAMAR Audiovisual.

Esaú lidera a Zonzo Studio, onde desenvolve projetos de cinema, televisão e publicidade com Bruno Paes, Lucas Santiago e Gabriel Goersch. O grupo teve projetos de animação contemplados pela Lei Paulo Gustavo, em níveis local e estadual, incluindo um longa-metragem e uma série, ambos de animação. “O Medo Tá Foda” é mais um passo nessa trajetória.

Sobre o diretor: Esaú Pereira cresceu no Jardim Iracema, bairro da periferia de Fortaleza, capital do Ceará. Dirigiu os curtas “AoMar” (2016) e “Então Eu Danço” (2021), além da série documental “Mestres do Mundo” (2022, com Lourdes Macena). Fundou a Studio Zonzo, produtora especializada em animação 2D e 3D, e atualmente trabalha na direção de animação do longa-metragem “Glória e Liberdade” e da série infantil “O Faz de Conta do Sítio” (Moçambique Audiovisual). “O Medo Tá Foda” é o primeiro curta de animação em que assina, além da direção, o roteiro.

Studio Zonzo: Fundada em 2020 por quatro amigos do audiovisual, a Zonzo nasceu do desejo de criar uma produtora de filmes de animação “nada convencional”. Seu curta de estreia, “Então Eu Danço”, integra a antologia “Todo Mundo Já Foi pra Marte” (Tusche Produções). A produtora também cria VTs animados de eventos, como o “Mi – Festival Musica Ibiapaba”, “Elos” e “Bienal da Dança”; e de programas culturais, como “Nós no Batente” e “Jornada do Pensamento”. Entre as parcerias, estão o longa “Glória e Liberdade” e a série “O Faz de Conta do Sítio” (Moçambique Audiovisual). “O Medo Tá Foda” inicia uma nova fase da Zonzo, que se prepara para desenvolver projetos contemplados na Lei Paulo Gustavo.

Ficha Técnica de “O Medo Tá Foda”

  • Roteiro e Direção – Esaú Pereira
  • Produção Geral – Diógenes Werne
  • Produção Executiva – Lays Antunes
  • Ilustrador e Arte Finalista – Carlos Júnior
  • Storyboard – Carlos Júnior
  • Animatic – Douglas Silva
  • Animadores – Lucas Santiago e Gabriel Goersch
  • Montagem – Matheus Monteiro
  • Elenco – Mateus Honori, Mateus Franklin, Maria Adelino e Bruno Paes
  • Designer de Som e Trilha Sonora – Bruno Marques
  • Mix e Master – Bruno Marques
  • Mídias Sociais e Designer Gráfico – Lucas Esmeraldo
  • Acessibilidade e Internacionalização – Islândia Rodrigues
  • Realização – Studio Zonzo, Plataforma Zero e Memorabilia
  • Incentivo – Edital XIV Ceará de Cinema e Vídeo - Produções.
Serviço
  • Estreia “O Medo Tá Foda” (@omedotafoda/)
  • 13ª Mostra Wallace - 14 a 20 de outubro, em Araraquara (SP)
  • Mais informações sobre o festival: @mostrawallace/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):