Pular para o conteúdo principal



Produção de H2V

 

Energias Renováveis
Produção de H2V: governador ressalta avanço do Ceará ao apresentar potencial do estado a uma das maiores multinacionais de energia
23 de outubro de 2024
Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil -  Fotos
Atualmente, o Ceará tem já assinados 40 memorandos sobre hidrogênio verde

Na vanguarda da transição energética, com destaque para a geração de energia a partir do hidrogênio verde, o Ceará soma atualmente 40 memorandos assinados neste sentido. O potencial do estado, bem como a segurança jurídica para investidores foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta quarta-feira (23), ao conselho de administração da empresa francesa Voltalia, umas das principais produtoras mundiais de energia.

Entre os principais diferenciais do Ceará apresentados pelo governador, estão a proximidade com os principais mercados mundiais, com menor tempo de viagem para a Europa e Estados Unidos entre todos os portos do Brasil; o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que com seus 10 berços de atracação consegue movimentar anualmente 28 milhões de toneladas dos mais variados produtos; a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), a primeira em funcionamento no Brasil; localização estratégica do Ceará combinada com grande potencial solar e eólico, com uma cadeia produtividade energia renovável bem desenvolvida, e a instalação da planta-piloto da primeira usina de hidrogênio verde em operação no Brasil.
“Os temas tratados aqui são os mais estratégicos para o desenvolvimento do estado. Digo com segurança que no Ceará, todas as nossas forças políticas disputam quem é mais comprometida com a transição energética e hidrogênio verde”, disse o governador, ao abrir a reunião.

Especialmente na área do hidrogênio verde, o governador Elmano de Freitas destacou a segurança jurídica como mais um grande incentivo para investidores que queira se instalar no Ceará. “Sabemos que são investimentos muito elevados e de longo prazo, que exigem segurança. Atuamos muito para que o Brasil pudesse ter a regulamentação do hidrogênio verde e felizmente aprovamos e o presidente Lula sancionou”, ressaltou.

“O Ceará tem o absoluto compromisso de buscar grandes investidores para parcerias importantes. Após a eleição do presidente Lula o Brasil tem tido crescimento econômico, mas o Estado do Ceará tem tido crescimento, em média, do dobro do país. E, com governança fiscal, devemos alcançar de outubro a novembro, o nível máximo de equilíbrio fiscal entre os entes federados do Brasil”, relatou. “Aqui temos produção significativa de energia renovável e o Ceará deixou de ser apenas consumidor de energia para ser um dos que escoam a produção para outras regiões do país”, concluiu Elmano de Freitas.
“Estou muito impressionada com tudo o que nos foi apresentado. Estamos de olho no Nordeste e no Ceará. O que o governador falou sobre o ambiente que está sendo criado, assim como a ZPE, os incentivos e novas regras, é fantástico”, assim definiu a presidente do Conselho da Voltalia, Laurence Mulliez. “Investir em estrutura pode levar 15 a 20 anos, então é importante que o estado democrático de direito seja respeitado e eu tenho certeza que será”.

Laurence Mulliez também falou sobre o impacto ambiental que a transição energética causará no Ceará, no Brasil e no mundo. “A missão da Voltalia é muito alinhada com o que ouvi aqui, que é reduzir a pegada de carbono, enquanto promovemos o desenvolvimento local. Então existe um grande alinhamento de valores e até culturalmente. Só precisávamos de maiores garantias do estado democrático de direito, mais por conta do investimento a longo prazo”, disse.
Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo apresentou os potenciais do Porto do Pecém com a implantação do hub de hidrogênio verde. “Queremos externar nosso comprometimento total de avançar o projeto de hidrogênio verde no Ceará”, garantiu, lembrando que a lei do marco legal do hidrogênio verde, garantia jurídica necessária para a continuidade de investimentos na área, foi assinada pelo presidente Lula em cerimônia no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O marco legal do hidrogênio verde dispõe sobre a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono; institui o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro); e cria o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).
Head da Voltalia na América Latina e Norte da África, Robert Klein afirmou que a produção de hidrogênio verde em larga escala está no que chamou de “ambição” da empresa para até o ano de 20230. “Iniciamos o desenvolvimento para projeto de larga escala em vários países que consideramos ter valor agregado e competitividade como Egito, Marrocos e Brasil. Depois de estudo amplo, que levou um pouco de tempo para avaliar vários portos de vários estados, com suas vantagens e desvantagens, escolhemos o Pecém, para desenvolver o nosso primeiro projeto de hidrogênio verde de larga escala”, lembrou. “Nosso projeto tem duas fases. Uma para entrar em operação em 2029/2030 e a outra em 2032”, relatou. “Se fizermos bem o nosso dever de casa, vamos ter muito sucesso. A Voltalia terá muito sucesso, Pecém vai ter muito sucesso, e o povo cearense vai ter sucesso além do povo brasileiro”.

Avanço

No início deste mês, ao cumprir agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas assinou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Resolução que aprova a primeira fase do projeto industrial de produção de hidrogênio verde (H2V) da empresa australiana Fortescue, a ser instalada em uma área de 121 hectares, no Setor 2da ZPE Ceará. O projeto prevê investimento total de até US$ 5bilhões (cerca de R$ 20 bilhões).
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida