Pular para o conteúdo principal

Produção de H2V

 

Energias Renováveis
Produção de H2V: governador ressalta avanço do Ceará ao apresentar potencial do estado a uma das maiores multinacionais de energia
23 de outubro de 2024
Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil -  Fotos
Atualmente, o Ceará tem já assinados 40 memorandos sobre hidrogênio verde

Na vanguarda da transição energética, com destaque para a geração de energia a partir do hidrogênio verde, o Ceará soma atualmente 40 memorandos assinados neste sentido. O potencial do estado, bem como a segurança jurídica para investidores foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta quarta-feira (23), ao conselho de administração da empresa francesa Voltalia, umas das principais produtoras mundiais de energia.

Entre os principais diferenciais do Ceará apresentados pelo governador, estão a proximidade com os principais mercados mundiais, com menor tempo de viagem para a Europa e Estados Unidos entre todos os portos do Brasil; o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que com seus 10 berços de atracação consegue movimentar anualmente 28 milhões de toneladas dos mais variados produtos; a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), a primeira em funcionamento no Brasil; localização estratégica do Ceará combinada com grande potencial solar e eólico, com uma cadeia produtividade energia renovável bem desenvolvida, e a instalação da planta-piloto da primeira usina de hidrogênio verde em operação no Brasil.
“Os temas tratados aqui são os mais estratégicos para o desenvolvimento do estado. Digo com segurança que no Ceará, todas as nossas forças políticas disputam quem é mais comprometida com a transição energética e hidrogênio verde”, disse o governador, ao abrir a reunião.

Especialmente na área do hidrogênio verde, o governador Elmano de Freitas destacou a segurança jurídica como mais um grande incentivo para investidores que queira se instalar no Ceará. “Sabemos que são investimentos muito elevados e de longo prazo, que exigem segurança. Atuamos muito para que o Brasil pudesse ter a regulamentação do hidrogênio verde e felizmente aprovamos e o presidente Lula sancionou”, ressaltou.

“O Ceará tem o absoluto compromisso de buscar grandes investidores para parcerias importantes. Após a eleição do presidente Lula o Brasil tem tido crescimento econômico, mas o Estado do Ceará tem tido crescimento, em média, do dobro do país. E, com governança fiscal, devemos alcançar de outubro a novembro, o nível máximo de equilíbrio fiscal entre os entes federados do Brasil”, relatou. “Aqui temos produção significativa de energia renovável e o Ceará deixou de ser apenas consumidor de energia para ser um dos que escoam a produção para outras regiões do país”, concluiu Elmano de Freitas.
“Estou muito impressionada com tudo o que nos foi apresentado. Estamos de olho no Nordeste e no Ceará. O que o governador falou sobre o ambiente que está sendo criado, assim como a ZPE, os incentivos e novas regras, é fantástico”, assim definiu a presidente do Conselho da Voltalia, Laurence Mulliez. “Investir em estrutura pode levar 15 a 20 anos, então é importante que o estado democrático de direito seja respeitado e eu tenho certeza que será”.

Laurence Mulliez também falou sobre o impacto ambiental que a transição energética causará no Ceará, no Brasil e no mundo. “A missão da Voltalia é muito alinhada com o que ouvi aqui, que é reduzir a pegada de carbono, enquanto promovemos o desenvolvimento local. Então existe um grande alinhamento de valores e até culturalmente. Só precisávamos de maiores garantias do estado democrático de direito, mais por conta do investimento a longo prazo”, disse.
Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo apresentou os potenciais do Porto do Pecém com a implantação do hub de hidrogênio verde. “Queremos externar nosso comprometimento total de avançar o projeto de hidrogênio verde no Ceará”, garantiu, lembrando que a lei do marco legal do hidrogênio verde, garantia jurídica necessária para a continuidade de investimentos na área, foi assinada pelo presidente Lula em cerimônia no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

O marco legal do hidrogênio verde dispõe sobre a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono; institui o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro); e cria o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC).
Head da Voltalia na América Latina e Norte da África, Robert Klein afirmou que a produção de hidrogênio verde em larga escala está no que chamou de “ambição” da empresa para até o ano de 20230. “Iniciamos o desenvolvimento para projeto de larga escala em vários países que consideramos ter valor agregado e competitividade como Egito, Marrocos e Brasil. Depois de estudo amplo, que levou um pouco de tempo para avaliar vários portos de vários estados, com suas vantagens e desvantagens, escolhemos o Pecém, para desenvolver o nosso primeiro projeto de hidrogênio verde de larga escala”, lembrou. “Nosso projeto tem duas fases. Uma para entrar em operação em 2029/2030 e a outra em 2032”, relatou. “Se fizermos bem o nosso dever de casa, vamos ter muito sucesso. A Voltalia terá muito sucesso, Pecém vai ter muito sucesso, e o povo cearense vai ter sucesso além do povo brasileiro”.

Avanço

No início deste mês, ao cumprir agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas assinou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Resolução que aprova a primeira fase do projeto industrial de produção de hidrogênio verde (H2V) da empresa australiana Fortescue, a ser instalada em uma área de 121 hectares, no Setor 2da ZPE Ceará. O projeto prevê investimento total de até US$ 5bilhões (cerca de R$ 20 bilhões).
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF

Futricas Cearenses

Unifametro recebe palestra gratuita do diretor do Grupo Cidade de Comunicação sobre inteligência de mercado. O Centro Universitário Fametro (Unifametro) recebe, no próximo sábado (26 de outubro), Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação, para realização de uma palestra gratuita com o tema “Inteligência de mercado: estratégias para a nova era dos negócios”. O evento acontecerá às 9 horas, no auditório do Campus Carneiro da Cunha, 180 — Jacarecanga, em Fortaleza. A palestra faz parte do projeto “Pós em Ação” da Unifametro, que visa aproximar estudantes, profissionais e a comunidade em geral de temas relevantes para o mercado de trabalho atual, oferecendo insights práticos e estratégicos. Durante o encontro, Edson Ferreira compartilhará sua vasta experiência no setor de comunicação e abordará como a inteligência de mercado pode ser utilizada para criar estratégias eficazes em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico. “Trazer um especialista como Edso

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Festival Desejando

  Cariri recebe Festival Desejando em novembro; saiba tudo sobre o evento A cidade de Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, será palco de uma das maiores celebrações da música romântica e forrozeira. Em 15 de novembro, o Festival Desejando chega à cidade de Juazeiro do Norte, trazendo uma noite repleta de emoção com as melhores bandas de forró e sucessos que marcaram gerações. O evento acontecerá no Praia Park, prometendo uma experiência inesquecível para os amantes do gênero. O público poderá curtir apresentações de artistas de renome, como Seu Desejo, que conquistou o Brasil com seu repertório apaixonado, além das apresentações de Bonde do Brasil e Natanzinho Lima, garantindo uma noite inesquecível de muita música. Com uma estrutura completa, o evento contará com áreas exclusivas, oferecendo muito conforto e diversão para os participantes. Neste ano de 2024, o festival terá quatro edições. Após passar por Teresina (21/09), o festival segue para o Cariri (15/11), continua s

13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos

Devedômetro: 13 municípios cearenses seguem com dívida de salários médicos em setembro. O Sindicato do s Médicos do Ceará atualizou, no começo deste mês, o Devedômetro, lista que monitora os municípios em débito com os salários dos médicos no estado. Em setembro, 13 cidades ainda permanecem com dívidas salariais, prejudicando diretamente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. Entre as cidades que deixaram a lista este mês estão Limoeiro do Norte e Pacajus. Limoeiro do Norte quitou os salários devidos referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016, enquanto Pacajus regularizou sua dívida referente ao ano de 2016 por meio de decisão judicial. No entanto, os seguintes municípios ainda apresentam pendências: Acarape : novembro e dezembro de 2020 Aracati : plantões dos dias 04 e 05 de março de 2019 – UPA Catunda : plantões dos dias 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de novembro de 2016 Caucaia : janeiro a abril de 2024 Fortaleza : julho e ag

TLF Jeans é referência em diversidade de modelos

Para todas as idades e corpos, TLF Jeans é referência em diversidade de modelos e formatos de roupas. A TLF, marca cearense consolidada no mercado de moda, destaca-se por abraçar a diversidade em sua essência. Com um portfólio pensado para atender mulheres de todas as idades e biotipos, a TLF tornou-se referência no segmento de jeanswear ao oferecer peças que não apenas seguem tendências, mas que também valorizam e respeitam as diferenças de seus consumidores. Desde sua fundação, a TLF tem como compromisso principal criar roupas que dialoguem com o conforto, estilo e inclusão. A marca acredita que a moda deve ser democrática, e por isso, desenvolve coleções que vão do jeans skinny ao mom jeans, passando por peças com cintura alta, shorts e saias, tudo em uma ampla grade de tamanhos. “Nosso objetivo é que todas as mulheres, independente de sua idade ou tipo de corpo, se sintam confiantes e bonitas ao vestir TLF”, afirma Thicyane Lemos, diretora de criação da marca. A cada coleção, a TLF

Futricas Cearenses

Unifametro recebe palestra gratuita do diretor do Grupo Cidade de Comunicação sobre inteligência de mercado. O Centro Universitário Fametro (Unifametro) recebe, no próximo sábado (26 de outubro), Edson Ferreira, diretor-geral do Grupo Cidade de Comunicação, para realização de uma palestra gratuita com o tema “Inteligência de mercado: estratégias para a nova era dos negócios”. O evento acontecerá às 9 horas, no auditório do Campus Carneiro da Cunha, 180 — Jacarecanga, em Fortaleza. A palestra faz parte do projeto “Pós em Ação” da Unifametro, que visa aproximar estudantes, profissionais e a comunidade em geral de temas relevantes para o mercado de trabalho atual, oferecendo insights práticos e estratégicos. Durante o encontro, Edson Ferreira compartilhará sua vasta experiência no setor de comunicação e abordará como a inteligência de mercado pode ser utilizada para criar estratégias eficazes em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e dinâmico. “Trazer um especialista como Edso