Pular para o conteúdo principal



Capacita Pet Ceará

 

Proteção Animal
Capacita Pet Ceará: Estado e Fundação Demócrito Rocha lançam capacitação gratuita em proteção animal
6 de novembro de 2024
Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil -  Fotos
Serão ofertadas 98 turmas presenciais e duas online; inscrições começam em 25 de novembro
 
Conscientizar a população sobre a defesa dos animais e as políticas públicas de proteção animal existentes no Ceará. Esse é o objetivo do Capacita Pet Ceará, um programa de capacitação gratuita lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (6), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, autoridades e protetores da causa animal.

O Capacita Pet Ceará vai oferecer conhecimentos básicos sobre proteção animal, tendo como público-alvo protetores, gestores de clínicas veterinárias e abrigos de animais, estudantes e profissionais de medicina veterinária. A meta é capacitar 2.500 pessoas nessa primeira fase.

“Estamos avançando nas políticas públicas de proteção animal no Ceará. Criamos uma Secretaria, temos clínicas cadastradas atendendo gratuitamente, distribuímos coleiras [antiparasitárias], além de atendimento móvel à população. Agora vamos entrar em um processo de educação, para fortalecer o trabalho dos protetores, para que as pessoas tenham mais conhecimentos. Vamos criando uma consciência ambiental cada vez mais importante para a saúde pública em nossas cidades e proteção dos animais”, destaca o governador Elmano de Freitas.
Para isso, o conteúdo do curso aborda a legislação vigente sobre defesa dos animais e as políticas públicas existentes no Ceará de proteção animal, além de capacitar para procedimentos básicos de resgate e reabilitação animal e para o trabalho voluntário de proteção animal.

O Capacita Pet Ceará terá duração de seis meses, período em que serão realizadas 98 turmas presenciais, contemplado as 14 macrorregiões do estado e as 12 regionais de Fortaleza, além de duas turmas online. O curso terá certificado de participação.

Elmano de Freitas frisa que a boa convivência com os animais torna as pessoas melhores. “O Capacita Pet é muito importante para que a gente possa formar cidadãos com mais sensibilidade. A maioria das pessoas gosta dos animais, e algumas pessoas, por uma situação ou outra, às vezes por trauma na vida, acabam querendo descontar nos animais problemas que são da sua história de vida. E os animais não têm nada a ver com isso. Temos que ter consciência que os animais têm o direito a serem bem tratados”.
Secretário da Proteção Animal, David Rattacaso defende que a capacitação permite interiorizar a atuação da Sepa. “Conscientizar as pessoas sobre o bem-estar animal aumenta o alcance das nossas políticas. Queremos atingir todas as regiões do Ceará”, reforça o titular da Sepa.

O cronograma de realização com detalhamento de locais, data e horário de realização das turmas, bem como o link para realização de inscrições, será divulgado no dia 25 de novembro. Mais informações nos sites 
protecaoanimal.ce.gov.br e fdr.org.br

Juntos pela causa animal
Marcos Tardin, gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha, acredita que a parceria abre um capítulo inovador. “É uma iniciativa inovadora no País, não só no Nordeste. Essa capacitação tem um efeito multiplicador muito positivo nessa relação da sociedade com os animais”, acrescenta.

A proteção animal voluntária ganha força com a difusão do conhecimento. É o que afirma a coordenadora da Ong Abrace, Rina Teles. “Desde cedo tratar, conversar, esse assunto, que antigamente era tão negligenciado, trazendo para sociedade o quanto é importante essa formação”, avalia.
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE, Georgia Carioca também ressalta o diálogo entre poder público e sociedade em prol dos animais. “Não é só o poder público responsável pela proteção da fauna, é a coletividade também”.
Conteúdo

Cada turma terá a duração de quatro horas, abordando conteúdos específicos em uma linguagem acessível, voltada tanto para o público especializado quanto para voluntários e demais interessados na causa animal. Os participantes receberão orientações práticas e teóricas divididas em quatro eixos temáticos.

O primeiro eixo tratará da legislação vigente sobre defesa dos animais, detalhando as leis e normas que asseguram os direitos dos animais no contexto estadual e nacional.

O segundo eixo apresentará a política pública de proteção animal no Ceará, oferecendo uma visão abrangente das ações e programas que o Estado desenvolve para garantir o bem-estar e a proteção dos animais.

O terceiro eixo será dedicado aos procedimentos básicos de resgate e reabilitação, com orientações sobre como atuar em casos de emergência, como resgatar e fornecer os primeiros cuidados a animais em situação de risco, até que eles possam ser encaminhados para o atendimento adequado.

O quarto eixo discutirá o trabalho voluntário na proteção animal, com temas relacionados a cuidados específicos, treinamentos necessários e gestão de atividades voluntárias. Esse módulo busca fortalecer o engajamento de voluntários, oferecendo ferramentas para que atuem com mais eficiência e conhecimento técnico.
Serviço

Capacita Pet Ceará
Inscrições: a partir de 25 de novembro de 2024
Mais informações: 
protecaoanimal.ce.gov.br fdr.org.br
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida