Pular para o conteúdo principal



Cartórios cearenses atingem 3 milhões de atendimentos

Registros, emissões de CPFs e diversos atos atingem 3 milhões de atendimentos pelos Cartórios Cearenses desde 2007. 


Capilaridade, desburocratização, cidadania e confiança compõem o pilar dos cartórios em prol da população. Com maior demanda, os registros de nascimentos, casamentos e óbitos somam 1.858,24 atendimentos entre 2015 e o dia 5 de novembro de 2024. Nesse mesmo período, foram emitidos 917.918 CPF’s. Já os atos, como partilhas, atas notariais, testamentos, doações de bens, pactos antenupciais, inventários, divórcios diretos e declarações de união estável, totalizam 160.180 solicitações entre 2007 e 15 de outubro. E em reconhecimento à contribuição de cada titular, seja na capital, no interior ou nos distritos, a Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE) presta homenagem pelo “Dia Nacional do Notário e do Registrador”, celebrado em 18 de novembro.

Segundo o presidente da associação, Cláudio Pinho, “a categoria desempenha um papel social fundamental na sociedade. Além dos atos notariais realizados nos balcões dos cartórios, ou remotamente com o avanço dos serviços on-line, nos envolvemos em encurtar laços, a exemplo das campanhas de reconhecimento de paternidade. Nosso compromisso em prestar um serviço de qualidade, rápido e com toda a segurança jurídica, ultrapassa muros. Esse é e sempre será o nosso papel em prol das demandas da população”. Os momentos mais relevantes da vida de uma pessoa passam pelo cartório, seja com o registro de nascimento, certidão de casamento, registro de um imóvel, abertura de empresa, autenticação de documento, contrato de compra e venda e certidão de óbito, entre tantos outros atos.

“Por trás desse trabalho, estão os notários e registradores que escolheram esse ramo do Direito e foram aprovados em concurso público. Por sinal, um dos mais difíceis”, disse Cláudio Pinho.

Protagonistas na melhoria da qualidade de trabalho da Justiça, ampliando o acesso da população na resolução dos seus problemas cotidianos, os cartórios extrajudiciais também vêm imprimindo agilidade nos seus atos, sejam eles os divórcios, inventários, usucapião, adjudicação compulsória ou temas de baixa litigiosidade, onde o cidadão tem tido a opção de escolher entre o Poder Judiciário ou o Serviço Extrajudicial. No caso dos divórcios extrajudiciais, entre os anos de 2007 e 2022 foram mais de um milhão de atos dessa natureza, gerando uma economia para o estado da ordem de R$ 2,5 milhões, de acordo com o documento “*Cartórios em Números – Edição 2023*”. Mais de 13 mil unidades extrajudiciais têm atuado nessas demandas, que muitas vezes não demandam litígio e podem ser solucionadas mediante comum acordo entre as partes.   

Desde que começou a ser contabilizado pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB), em 2007, a maior demanda no Ceará foi por declarações de *união estável*, que totalizaram *48.468 atos*, com o pico no ano de 2022, com *4.201*. Em seguida, aparecem os *divórcios diretos*, com *42.080 atos* e a maior procura em 2014, com *3.288 pedidos*; *inventários*, com *21.539* e alta em 2022, com *2.030*; *pactos antenupciais*, com *15.798 atos*, dos quais *1.093* somente no ano passado; *doações de bens* foram *11.512* no período acumulado, com pico de *830 atos* em 2023; *testamentos* totalizaram *11.112*, com alta em 2023, de *768 atos*; *ata notarial* com *8.064* e a maior demanda no ano passado, com *1.589*; a *sobrepartilha* correspondeu a *1.049 atos*, com pico de *176* em 2023; e, por fim, as *partilhas* representaram apenas *558 atos*, com *171*, a maior demanda, em 2022.

Para a diretora de Comunicação da Anoreg-CE e titular de Registro Civil no município de Granja (CE), Priscila Aragão, “são muitos os avanços que os cartórios têm alcançado ao longo dos anos, colocando o Brasil como exemplo para outros países. Estamos em constante atualização e passamos por uma rigorosa fiscalização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o que comprova nossa capacidade, respeitabilidade e confiança”. Priscila lembra que, como uma prestação de contas para a sociedade, no início de cada ano é lançado um documento muito rico em informações, coletadas de todos os cartórios do país, traçando um perfil da população. O “Cartórios em Números” chegará na sexta edição em 2025 e contribuiu, ainda, para a adoção de políticas públicas.

“*No momento mais difícil da população, nós estávamos trabalhando para diminuir a dor por cada parente ou amigo que se foi. Desde o dia 16 de março de 2020 até hoje (5/11/2024), os cartórios cearenses emitiram 702.741 certidões de óbitos por Covid-19", afirmou Priscila Aragão. 

*Fontes: Anoreg-CE, Arpen-BR e CBN-BR

*Serviço

*Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)*

*Endereço*: Rua Walter Bezerra de Sá, 55, Dionísio Torres, Fortaleza/CE

*Contato*: (85) 3038-9496

*Instagram*: @anoregceara 

Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170