Pular para o conteúdo principal



Embarca Tech


Gratuito: EmbarcaTech oferece 1 mil vagas de capacitação profissional para estudantes de TI no Ceará e inscrições vão até este domingo (3).

Os 100 melhores alunos serão selecionados para uma residência tecnológica com bolsa de R$ 3.100 durante 12 meses.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promove as inscrições EmbarcaTech no Ceará, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coordenada pela Softex que fomenta a capacitação em tecnologia e de talentos em todo o Brasil. O programa, que faz parte de um esforço nacional para capacitar 6 mil profissionais até 2025, chega ao Ceará para preencher a crescente demanda por talentos em tecnologias de Sistemas Embarcados e aplicações em Internet das Coisas (IoT) em áreas críticas como Educação, Segurança, Indústria e Saúde. As inscrições seguem até este domingo (3/11/2024).

Além do IFCE, o programa se estende em polos nos IFs do Rio Grande do Norte, do Piauí, do Maranhão, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrônica (CEPEDI), na Bahia e no Instituto Hardware BR, no Distrito Federal. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

A área de sistemas embarcados — sistemas computacionais que possuem hardware e software projetados para uma aplicação específica — oferece um vasto campo de oportunidades para profissionais de tecnologia, tanto no Brasil quanto no exterior. Eles são a espinha dorsal de muitos dispositivos e aplicações que usamos diariamente, desde eletrodomésticos inteligentes até complexos sistemas automotivos e equipamentos médicos. Com a crescente adoção de tecnologias inovadoras, a demanda por especialistas em sistemas embarcados está crescendo exponencialmente, abrindo um vasto campo de oportunidades de empregabilidade.

O programa EmbarcaTech oferece uma abordagem inovadora para a formação em tecnologia, dividido em duas fases principais: uma capacitação inicial e uma residência tecnológica. A primeira fase consiste em uma capacitação intensiva com duração de três meses (160 horas), oferecida via uma plataforma de Ensino à Distância (EaD) para seis mil alunos, sendo mil no Ceará. A segunda fase é uma residência tecnológica com carga total de 240 horas que se estende por doze meses, destinada aos 600 alunos com melhor desempenho na capacitação inicial — 100 deles no Ceará. Nesse período de residência, os selecionados contarão com o apoio de uma bolsa de estudos de R$ 3.100.

O grande diferencial do programa está na sua estrutura de "residência tecnológica", que permite aos participantes efetuar a aplicação prática do conhecimento adquirido em demandas reais de empresas parceiras, desenvolvendo projetos e analisando estudos de caso com especial foco em IoT. Esta metodologia não apenas consolida o aprendizado, mas também facilita a inserção dos profissionais no mercado de trabalho.

Com uma duração total de 15 meses, o programa visa formar profissionais altamente qualificados e prontos para enfrentar os desafios tecnológicos atuais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor de TIC no Brasil e para a competitividade das empresas nacionais no cenário global.

Além disso, o EmbarcaTech conta com uma plataforma de ensino que inclui recursos interativos, fóruns de discussão e mentorias online com profissionais experientes do setor. Prof. Otávio Alcântara, coordenador do projeto EmbarcaTech no IFCE, enfatiza a importância da iniciativa: “O EmbarcaTech é uma oportunidade estratégica para impulsionar o setor de tecnologia no Ceará, atendendo a uma demanda reprimida por profissionais altamente qualificados em tecnologia e engenharia. Com o crescimento constante dessas áreas, programas como este são essenciais para preparar a próxima geração de talentos e, ao mesmo tempo, fortalecer a competitividade das empresas locais e nacionais no cenário global”

Os participantes que concluírem os cursos receberão certificados reconhecidos nacionalmente, emitidos pelo IFCE, MCTI e Softex. Além disso, os melhores alunos terão a oportunidade de participar de um programa de estágio remunerado em empresas parceiras, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

As inscrições para os cursos do EmbarcaTech no IFCE já estão abertas. Os interessados podem obter mais informações detalhadas sobre os cursos, pré-requisitos e processo de inscrição através do site oficial: https://embarcatech.softex.br

Sobre o MCTI: O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é um órgão da administração federal direta, cuja missão é produzir conhecimento, gerar riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para mais informações acesse https://www.gov.br/mcti/pt-br

Sobre a Softex: Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas.

A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas — Governo, Academia e Setor Privado — para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.

Sobre o IFCE: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é referência em educação técnica e profissional há 115 anos. Está presente em 33 cidades do Ceará, alcançando todas as regiões do estado e ampliando a democratização de oportunidades por meio da educação — atuando no ensino técnico, na graduação e na pós-graduação.

A missão do IFCE é produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos para contribuir na formação do cidadão, visando a sua inserção social, política, cultural e ética. Atualmente, o Instituto conta com quase 30 mil alunos matriculados.

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma nova expansão para a Rede, que ampliará também a já vasta estrutura do IFCE — que chegará a 39 campi. O Instituto ganhará novas unidades nas cidades de Campos Sales, Cascavel, Lavras da Mangabeira e Mauriti, além de mais duas na capital, Fortaleza (Messejana e São Gerardo).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) está promovendo as inscrições para o programa EmbarcaTech, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenada pela Softex. Este programa visa a capacitação em tecnologia e o desenvolvimento de talentos em todo o Brasil, para formar 6 mil profissionais até 2025.
O EmbarcaTech chega ao Ceará para atender à crescente demanda por profissionais qualificados nas áreas de Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (IoT), especialmente em setores críticos como Educação, Segurança, Indústria e Saúde. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, dia 3 de novembro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia