Pular para o conteúdo principal



Fiocruz Ceará sedia 1º Encontro Internacional de Saúde Digital

A Fiocruz Ceará organiza o 1º Encontro Internacional de Saúde Digital (EISD), promovido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Saúde–LARIISA Saúde Digital. O evento, financiado pelo CNPq, terá inscrições gratuitas, e ocorrerá em 4, 5 e 6 de dezembro de 2024, nas instalações da Fiocruz Ceará, no Eusébio. O formato será híbrido, com vagas limitadas a 280 participantes presenciais. As inscrições estão disponíveis até 2 de dezembro de 2024.

Para o coordenador do Grupo de Pesquisa LARIISA Saúde Digital, doutor Odorico Monteiro, a Saúde Digital é uma grande aliada na transformação do Sistema Único de Saúde (SUS). 


- O uso de tecnologias como inteligência artificial, robótica e internet das coisas não só facilita a integração de dados, mas permite desenvolver intervenções mais precisas e personalizadas, beneficiando desde o paciente até o gestor de Saúde. O EISD será uma oportunidade ímpar para discutirmos como essas inovações podem fortalecer o SUS e promover um atendimento mais eficaz e humano”, afirmou.

 

O LARIISA Saúde Digital é um grupo de pesquisa interinstitucional e internacional liderado pela Fiocruz Ceará, envolvendo parceiros como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Université de Montréal (Canadá). O encontro alinha-se aos objetivos da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025 da OMS e às prioridades da Política Nacional de Saúde Digital do Sistema Único de Saúde, cuja implementação é coordenada de forma tripartite pela SEIDIG, CONASS e CONASEMS.

 

A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Digital da Fiocruz Ceará e membra do Grupo de Pesquisa LARIISA Saúde Digital, doutora Ivana Barreto, destacou a importância de consolidar a Saúde Digital como um campo estruturado que integra tecnologias e promove a inovação.


- Com o EISD, queremos consolidar a Saúde Digital como um campo estruturado de conhecimentos e práticas, reunindo tecnologias móveis, inteligência artificial e big data em benefício de todas as redes de atenção do sistema de Saúde. A digitalização não é apenas uma evolução tecnológica; é uma ferramenta transformadora, trazendo precisão e personalização para o cuidado em Saúde Pública. Estamos empenhados em construir soluções que integrem conhecimento e inovação para tornar a Saúde mais acessível e eficaz”, explicou.

 

O principal objetivo do EISD é fomentar uma discussão crítica sobre o papel da Saúde Digital no Sistema Único de Saúde (SUS) e no ecossistema de Saúde Internacional. O evento também busca mapear e divulgar produções científicas, compartilhar experiências inovadoras de serviços de Saúde e empreendedorismo e integrar diversas áreas de pesquisa para a construção de redes de inovação em Saúde Digital.

 

Entre os temas de destaque nas Mesas e Painéis estão:

  • Política Nacional de Saúde Digital.
  • Educação em Saúde Digital.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Digital.
  • Inovação e Empreendedorismo em Saúde Digital.
  • Saúde Digital nas Periferias e em Áreas Remotas.
  • Saúde Digital na Rede Hospitalar. 

Esses temas refletem o caráter abrangente do LARIISA, incluindo a aplicação da Saúde Digital em serviços e sistemas de Saúde, formação e educação permanente de profissionais da Saúde e tecnologias digitais, impacto das novas tecnologias, especialmente da inteligência artificial nos sistemas de Saúde e Educação, além de fomentar inovação e empreendedorismo.

 

O público-alvo do evento inclui pesquisadores, professores, profissionais de Saúde e empreendedores na área de Saúde Digital, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Entre os convidados, destacam-se:

  • Professora Claudia Pernencar, do Politécnico de Leiria em Portugal, consultora em pesquisa para a indústria e a academia, que abordará a temática “A Pesquisa e os desafios da Saúde Digital”; 
  • Doutor Naomar de Almeida Filho, professor titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e assessor do Programa SUS Digital do Ministério da Saúde, que discutirá “Saúde Digital: o desafio da construção de um campo de conhecimentos e práticas entre os fundamentos e sua aplicação"; 
  • Davllyn dos Anjos, pesquisador da Universidade de Montreal, especialista em políticas de Saúde e inovações tecnológicas aplicadas à gestão em Saúde, que compartilhará as experiências e iniciativas do Laboratório de Transformação Digital da Saúde da Universidade de Montreál, Canadá; 
  • Ana Furniel, coordenadora do Campus Virtual da Fiocruz, que tratará do tema "Educação em Saúde Digital: o potencial da Educação a Distância para promoção do Letramento Digital dos Profissionais da Saúde";
  • Doutor Jian Wang, professor de economia da Saúde na Universidade de Wuhan (China), que trará uma perspectiva sobre "Saúde Digital na China", destacando avanços e aplicações tecnológicas no país. Essas participações reforçam o caráter global e interdisciplinar do evento, que visa fomentar discussões sobre os avanços e desafios da Saúde Digital no Brasil e no Mundo. 

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...