Pular para o conteúdo principal



Fiocruz Ceará sedia 1º Encontro Internacional de Saúde Digital

A Fiocruz Ceará organiza o 1º Encontro Internacional de Saúde Digital (EISD), promovido pelo grupo de pesquisa Laboratório de Redes Integradas e Inteligentes de Saúde–LARIISA Saúde Digital. O evento, financiado pelo CNPq, terá inscrições gratuitas, e ocorrerá em 4, 5 e 6 de dezembro de 2024, nas instalações da Fiocruz Ceará, no Eusébio. O formato será híbrido, com vagas limitadas a 280 participantes presenciais. As inscrições estão disponíveis até 2 de dezembro de 2024.

Para o coordenador do Grupo de Pesquisa LARIISA Saúde Digital, doutor Odorico Monteiro, a Saúde Digital é uma grande aliada na transformação do Sistema Único de Saúde (SUS). 


- O uso de tecnologias como inteligência artificial, robótica e internet das coisas não só facilita a integração de dados, mas permite desenvolver intervenções mais precisas e personalizadas, beneficiando desde o paciente até o gestor de Saúde. O EISD será uma oportunidade ímpar para discutirmos como essas inovações podem fortalecer o SUS e promover um atendimento mais eficaz e humano”, afirmou.

 

O LARIISA Saúde Digital é um grupo de pesquisa interinstitucional e internacional liderado pela Fiocruz Ceará, envolvendo parceiros como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Université de Montréal (Canadá). O encontro alinha-se aos objetivos da Estratégia Global de Saúde Digital 2020-2025 da OMS e às prioridades da Política Nacional de Saúde Digital do Sistema Único de Saúde, cuja implementação é coordenada de forma tripartite pela SEIDIG, CONASS e CONASEMS.

 

A coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Digital da Fiocruz Ceará e membra do Grupo de Pesquisa LARIISA Saúde Digital, doutora Ivana Barreto, destacou a importância de consolidar a Saúde Digital como um campo estruturado que integra tecnologias e promove a inovação.


- Com o EISD, queremos consolidar a Saúde Digital como um campo estruturado de conhecimentos e práticas, reunindo tecnologias móveis, inteligência artificial e big data em benefício de todas as redes de atenção do sistema de Saúde. A digitalização não é apenas uma evolução tecnológica; é uma ferramenta transformadora, trazendo precisão e personalização para o cuidado em Saúde Pública. Estamos empenhados em construir soluções que integrem conhecimento e inovação para tornar a Saúde mais acessível e eficaz”, explicou.

 

O principal objetivo do EISD é fomentar uma discussão crítica sobre o papel da Saúde Digital no Sistema Único de Saúde (SUS) e no ecossistema de Saúde Internacional. O evento também busca mapear e divulgar produções científicas, compartilhar experiências inovadoras de serviços de Saúde e empreendedorismo e integrar diversas áreas de pesquisa para a construção de redes de inovação em Saúde Digital.

 

Entre os temas de destaque nas Mesas e Painéis estão:

  • Política Nacional de Saúde Digital.
  • Educação em Saúde Digital.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Digital.
  • Inovação e Empreendedorismo em Saúde Digital.
  • Saúde Digital nas Periferias e em Áreas Remotas.
  • Saúde Digital na Rede Hospitalar. 

Esses temas refletem o caráter abrangente do LARIISA, incluindo a aplicação da Saúde Digital em serviços e sistemas de Saúde, formação e educação permanente de profissionais da Saúde e tecnologias digitais, impacto das novas tecnologias, especialmente da inteligência artificial nos sistemas de Saúde e Educação, além de fomentar inovação e empreendedorismo.

 

O público-alvo do evento inclui pesquisadores, professores, profissionais de Saúde e empreendedores na área de Saúde Digital, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Entre os convidados, destacam-se:

  • Professora Claudia Pernencar, do Politécnico de Leiria em Portugal, consultora em pesquisa para a indústria e a academia, que abordará a temática “A Pesquisa e os desafios da Saúde Digital”; 
  • Doutor Naomar de Almeida Filho, professor titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e assessor do Programa SUS Digital do Ministério da Saúde, que discutirá “Saúde Digital: o desafio da construção de um campo de conhecimentos e práticas entre os fundamentos e sua aplicação"; 
  • Davllyn dos Anjos, pesquisador da Universidade de Montreal, especialista em políticas de Saúde e inovações tecnológicas aplicadas à gestão em Saúde, que compartilhará as experiências e iniciativas do Laboratório de Transformação Digital da Saúde da Universidade de Montreál, Canadá; 
  • Ana Furniel, coordenadora do Campus Virtual da Fiocruz, que tratará do tema "Educação em Saúde Digital: o potencial da Educação a Distância para promoção do Letramento Digital dos Profissionais da Saúde";
  • Doutor Jian Wang, professor de economia da Saúde na Universidade de Wuhan (China), que trará uma perspectiva sobre "Saúde Digital na China", destacando avanços e aplicações tecnológicas no país. Essas participações reforçam o caráter global e interdisciplinar do evento, que visa fomentar discussões sobre os avanços e desafios da Saúde Digital no Brasil e no Mundo. 

Serviço

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês