Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

O #BlogdoLauriberto felicita, nesta segunda-feira (25/11/2024):


  • Jornalista Luiz Esteves (foto com jornalista Rita Brito).
  • Jornalista Ana Flávia de Oliveira Gomes.
  • Radialista Clodoaldo Guedes Moreira.
  • Radialista Francisco Hélio Martins Lopes.
  • Radialista Francisco Pedro da Silva.
  • Radialista João da Costa Filho.
  • Radialista Luiz Ebelardo Soares dos Santos.
  • Radialista Raimundo Lobo Mesquita Filho.
  • 67 anos de Luiz Carlos.
  • 56 anos de Francisco José Firmino.
  • 54 anos de Cláudio Sousa.
  • Larissa Manuela.
  • Raquel Freire.


Arquivo Nirez para 25/11 na História do Ceará:

  • 1789 - Provido o primeiro professor que teve Fortaleza, Manuel de Siqueira Braga.
  • 1823 - Nomeado por Carta Imperial o tenente-coronel de engenheiros Pedro José da Costa Barros, primeiro presidente nomeado.
  • 1837 - O presidente, padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), por motivo de doença, passa o Governo da Província ao vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo).
  • 1885 - Sai a Lei Provincial 2.097, que cria novamente a antiga Vila de Arronches com o nome de Vila de Porangaba, que só seria inaugurada em 1888.
  • 1934 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, promovido pela Associação Desportista Cearense-ADC, com o jogo entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do América Futebol Clube, no Campo do Prado, vencida pelo Fortaleza Esporte Clube, que se sagra Bicampeão.
  • 1939 - São inauguradas as novas instalações do Quartel de Polícia Militar do Ceará, na Praça José Bonifácio.
  • 1943 - Inaugurada 16 horas, em prédio na esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco, o  Instituto Brasil-Estados Unidos-IBEU. Às 20 horas, é instalado em solenidade no Clube Iracema, sob a presidência de Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda). 
  • 1944 - Inaugurada em Fortaleza a Livraria Aéquitas, na Rua Guilherme Rocha, 162, que posteriormente além de livros e papelaria tinha uma seção de discos.
  • 1944 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Beneficente dos Portadores de Câncer, por José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba), Antônio Jorge de Queirós Jucá (Antônio Jucá), Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Batista Saraiva Leão, Walter Frota de Magalhães Porto (Walter Porto), Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro), Luís Gonzaga da Silveira, e o Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno). Era um simples laboratório no prédio hoje ocupado pelo IPHAN, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso. Hoje é o Hospital do Câncer, do Instituto do Câncer do Ceará, na Rua Papi Júnior, 1222, no Porangabussu (Rodolfo Teófilo).
  • 1945 - Chega a Fortaleza, via aérea, o líder comunista Luís Carlos Prestes, que veio fazer a campanha do candidato à Presidência da República, Yedo Fiuza, do Partido Comunista do Brasil-PCB, sendo recebido no aeroporto do Cocorote pelo Secretário de Polícia Raimundo Gomes de Matos.
  • 1945 - Chega em Fortaleza o candidato à Presidência da República, general Eurico Gaspar Dutra (Eurico Dutra), hospedando-se, com sua comitiva, no palacete do banqueiro Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil), no Benfica. Faz comício à noite na Praça do Ferreira.
  • 1953 - Funda-se em Fortaleza o Centro Acarauense.
  • 1958 - Morre, aos 76 anos de idade, Raul Conrado Cabral, na cidade do Rio de Janeiro. Era comerciante, ex-presidente da Associação Comercial do Ceará e foi fundador do Ideal Clube. Nascera em Fortaleza, a 16/12/1885.
  • 1961 - Cassado, na Assembleia Legislativa, o mandato do deputado Antônio de Oliveira Castro (Antônio Castro), que disparou 5 tiros no seu colega Edísio Meira Tejo.
  • 1966 - Inaugura-se a Praça Narcísia Borges, no Papicu, em Conjunto Residencial da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, obra administrada pelo coronel Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne). É triangular e fica entre a Rua A, Rua B e Rua C.
  • 1970 - O prefeito José Walter Barbosa Cavalcante inaugura a Praça Monsenhor Alfredo Furtado, no bairro Jardim das Oliveiras, entre a Rua Desembargador Feliciano de Ataíde, Rua Stênio Gomes e Rua Governador Faustino de Albuquerque.
  • 1970 - O Conselho de Assistência Técnica aos Municípios - CATM, criado pela Lei Estadual  2.343 de 24/06/1954 e instalado em 02/01/1958, por emenda 1 à Constituição Estadual, passa a denominar-se Conselho de Conta dos Municípios-CCM, depois Tribunal de Contas dos Municípios- TCM.
  • 1973 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte do miocárdio, o compositor e professor de música e violão, Gustavo Jorge de Sousa Araújo Chaves (Gustavo Araújo), aos 65 anos de idade. Era cearense de Crateús nascido em 12/2/1908.
  • 1974 - Lançada a pedra fundamental do Edifício Raimundo Pessoa de Queirós do Sistema de Rádio e Televisão Uirapuru-Canal 8, do Grupo José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira, 2055, na Estância (Dionísio Torres), às 17 horas. Monsenhor André Viana Camurça (André Camurça) de a bênção à pedra.
  • 1974 - Instala-se solenemente o II Congresso Cearense de Escritores, às 20 horas, no Centro de Convenções de Fortaleza, patrocínio da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social - Secult, iniciativa da Academia Cearense de Letras - ACL, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e Casa de Juvenal Galeno, com cooperação do Departamento de Assuntos Culturais do Ministério de Educação e Cultura - MEC.
  • 1975 - Anunciado o registro de mais de cem casos de leishmaniose em Fortaleza.
  • 1977 - Os jornalistas Jader de Carvalho Nogueira e João Guilherme inauguram, no terraço do Palácio da Imprensa, Edifício Perboyre e Silva, sede da Associação Cearense de Imprensa - ACI, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Perboyre e Silva, o Bar Carinhoso, que atenderá à noite e terá apresentações artísticas.
  • 1984 - Confrontam-se o Ceará Sporting Clube e o Guarany de Sobral, em partida no Estádio Plácido Castelo, “Castelão”, final do Campeonato Cearense de Futebol, que termina com o resultado de 2x0 para o Ceará Sporting Clube que recebe a faixa de Campeão.
  • 1993 - Falecimento, em Fortaleza, do farmacêutico, instrumentista e compositor, professor José Arthur de Carvalho, cearense de Camocim nascido em 16/1/1921. Esteva à frente da Farmácia Artur de Carvalho, responsável pelas famosas “gotas amargas” Arthur de Carvalho. Fez parte da primeira formação do conjunto Vocalistas Tropicais. Foi Chefe do Serviço  de Farmácia do IAPC; Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos; Presidente do Conselho Regional de Farmácia; Professor de química da UFC; Presidente da Sociedade Musical Henrique Jorge. Publicou o livro “Retalhos do cotidiano”.
  • 1999 - Toma posse às 20 horas, na Cadeira 28 da Academia Cearense de Retórica - ACR, o escritor e poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), saudado pelo presidente da Academia, médico Maurício Cabral Benevides (Maurício Benevides). A solenidade realizou-se na Academia Cearense de Letras - ACL, na Rua do Rosário, 1, Centro, antigo Palácio da Luz.
  • 2002 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, Evenor de Pontes Medeiros, um dos irmãos que formaram o conjunto Quatro Ases e Um Curinga. Nascera em Fortaleza no dia 8/12/1915.
  • 2003 - Incêndio destrói, à tarde, cerca de três hectares de matas ciliares do Parque Ecológico do Cocó, nas proximidades da Cidade 2.000, em Fortaleza. Iniciadas por volta das 13 horas, as chamas só foram debeladas no final da tarde, após trabalho intenso de soldados do Corpo de Bombeiros e de um “banho de chuva” proporcionado pelo helicóptero Águia 2, do Centro Integrado de Operações Aéreas - Ciopaer.
  • 2004 - No Auditório Antônio Fiúza Pequeno, no 2º andar do Palácio do Comércio, no Largo da Assembleia, acontece a outorga da Medalha Virgílio Távora, ao empresário Raimundo Cabral de Araújo e o político Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
  • 2005 - Acompanhado dos ministros Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes), da Integração Nacional, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Silas Rondon, das Minas e Energias, o presidente Luís Inácio Lula da Silva volta ao Ceará, para anunciar e ratificar um pacote de obras favorecendo o Estado e o Nordeste.
  • 2005 - Assume cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor José Filomeno Moraes Filho, eleito em 5/10/2005, sendo saudade pelo consócio Marcelo Caracas Linhares (Marcelo Linhares).
  • 2010 - Morre, o ex-deputado federal e ex-ministro da Viação e Obras Públicas do Governo João Goulart, engenheiro agrônomo Expedito Machado da Ponte, aos 91 anos, no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, vítima de câncer. O político cearense era pai do ex-senador e atual presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O ex-ministro deixou a carreira política em 1991, ao fim da legislatura na Câmara dos Deputados, se dedicando a atividades empresariais. O velório acontece no dia seguinte na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255. A missa às 14h30 e o sepultamento às 16h, no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Crateús, nascido em 15/6/1919.

  • 180 anos de nascimento do engenheiro alemão Karl Benz-Inventor com Gottlieb Daimler do automóvel movido a gasolina como o conhecemos atualmente.
  • Dia Nacional do Doador de Sangue.
  • Dia Nacional da Baiana de Acarajé-Comemoração criada pela Lei 12.206 de 19 de janeiro de 2010, pela qual se tornou nacional uma celebração inicialmente apenas em Salvador-Bahia.
  • Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres-Data Internacional, que está ratificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sua Resolução A/RES 54/134 de 17 de dezembro de 1999.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...