HGWA recebe menção honrosa em evento nacional por Projeto de Sustentabilidade.
O Hospital Geral Doutor Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), esteve presente no Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). O evento, que ocorreu entre os dias 29 e 30 de outubro, no Rio de Janeiro, reuniu histórias bem sucedidas de sustentabilidade de unidades hospitalares de todo o país. O HGWA foi o único hospital representante da rede pública do Ceará.
Na ocasião, o Waldemar Alcântara exibiu um pôster, aprovado após uma seleção nacional. A unidade levou o tema “Torneio da Sustentabilidade: uma estratégia lúdica para promover a cultura sustentável em um hospital da rede pública”, que falava sobre as atividades do projeto, que ocorreram no hospital entre março e setembro deste ano. Além da exibição, o hospital também recebeu uma menção honrosa do selo “Amigo do Meio Ambiente”.
O seminário, um dos principais eventos sobre sustentabilidade no setor saúde, é realizado pelo Projeto Hospitais Saudáveis em parceria com Saúde sem Dano (Health Care Without Harm, em inglês) e o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo. Durante os dois dias de evento, foram inclusos na programação diálogos essenciais com foco na justiça social e equidade em saúde com debates que visam aprimorar o planejamento e a resposta às crises climáticas que já estão impactando a infraestrutura de saúde no Brasil e no mundo.
A diretora administrativa do HGWA, Carla Fonteles (foto), que representou a unidade no evento, pontua a importância de estar presente e o aprendizado na imersão.
- Agora somos membros do grupo Hospitais Saudáveis. Foi uma experiência maravilhosa. Muitos cases, muita gente envolvida na questão da sustentabilidade, além de termos visto muitas oportunidades, um norteador do que precisamos fazer enquanto instituição e sociedade em prol da sustentabilidade”, destaca.
Fonteles se diz otimista, com a perspectiva de novas ações que impactem positivamente o meio ambiente.
- Nossa participação se deu de três formas: ingressos como membros do projeto; apresentamos o nosso projeto da sustentabilidade, como pôster, sob uma avaliação entre 189 projetos; além de recebermos uma menção honrosa, a qual teve um critério para a nota de avaliação. Foi um grande feito, com uma semente plantada através do projeto que iniciamos no HGWA”, completa.
Torneio da Sustentabilidade: Realizado pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos do HGWA, o torneio foi promovido durante seis meses na unidade, com diversas provas. Como consequência, entre março e agosto, houve redução do uso de resmas de papel e aumento do transporte de destinação correta de resíduos. Outro ganho, foi um incremento na consciência em relação ao número de impressões gráficas.
Inicialmente, foram propostas para as equipes a personalização de caixas de papelão para acondicionar papel em suas próprias salas, assim como a criação de roupas feitas com material reciclado para participar de um desfile sustentável. Além de participarem de jogos, os profissionais listaram práticas sustentáveis que já eram adotadas pela instituição e sugeriram novas ideias; fizeram arrecadação de resíduos eletrônicos; e participaram de uma Oficina de Robótica Sustentável, para criação de carrinhos elétricos reciclados.
Na última prova proposta, cada equipe pesquisou histórias reais de indivíduos ou cooperativas na sociedade cearense que estejam fazendo a diferença através da reciclagem e práticas sustentáveis.
Comentários
Postar um comentário