Pular para o conteúdo principal



V PPGS


5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (5º PPGS) reunirá a comunidade da Saúde Coletiva em Fortaleza (CE)

Evento acontecerá de 3 a 6 de novembro na UFC e no Centro de Eventos do Ceará.

O 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (5º PPGS) está chegando! O encontro acontecerá em Fortaleza e reunirá cerca de 3 mil pessoas, entre autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de movimentos sociais e toda a comunidade da Saúde Coletiva. As atividades acontecem de 2 a 6 de novembro de 2024, sendo que os dias 2 e 3 serão dedicados ao Pré-Congresso. O 5° PPGS é uma realização da Abrasco, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Esta edição tem como tema “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde” o 5° PPGS é uma oportunidade de aprofundar as discussões sobre os atuais desafios e indicar as adequações necessárias para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A programação inclui mesas-redondas, debates, cursos, oficinas e conferências com os principais nomes da Saúde Coletiva do Brasil.

Uma temática para fortalecer o SUS - “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”

Para além de um evento científico, o 5º PPGS será um encontro mobilizador de discussões em torno de diversos temas da Saúde Coletiva brasileira e da defesa e aprimoramento do SUS. Por isso o destaque na palavra “insurgência” no tema principal, que rememora a importância e a necessidade de insurgir, em defesa da democracia, contra as ameaças ao direito universal à Saúde. O evento ainda propicia rica e qualificada discussão para orientar políticas públicas, como explica o presidente da Comissão Científica do Congresso, Deivisson Vianna dos Santos.

“Discutir Gestão, Planejamento e Avaliação em saúde é fundamental ao debate e às práticas na Saúde Coletiva, considerando o seu papel na orientação das políticas públicas. Por sua vez, realizar discussão crítica sobre estratégias e ações necessárias para a formulação, implementação e qualificação de políticas, programas, projetos, serviços, práticas e tecnologias de saúde, é uma condição para a qualificação da gestão de saúde e das condições de saúde das populações, especialmente aquelas mais expostas a relações de vulnerabilidade. A melhoria das condições de saúde, portanto, exige o fortalecimento dos processos de planejamento, monitoramento e avaliação no SUS”, esclarece.

Uma temática para fortalecer o SUS - “Política, Saberes e Práticas: Resistência e Insurgência no Enfrentamento das Iniquidades em Saúde”

As atividades do 5º PPGS estão sendo pensadas para incentivar estudos e práticas sobre os impactos das políticas atuais na vida e na saúde da população brasileira, bem como na redução das desigualdades no país e locais, e, assim, incentivar transformações sociais significativas, uma oportunidade única de aprendizado e atualização profissional, como destaca a presidenta do Congresso, Carmem Leitão Araújo.

"O evento também se estabelece como espaço de formação, visando contribuir com a educação permanente de pesquisadores, gestores, trabalhadores, conselheiros de saúde e atores sociais vinculados à área. Considerando a importância de incentivar a participação de estudantes e jovens pesquisadores, também pode impactar na valorização e incentivo de uma nova geração capaz de contribuir com a área", explica.

Fortaleza (CE) receberá o Congresso: O 5º PPGS marca o retorno presencial do evento, já que a última edição, em 2021, foi em formato virtual, por causa da pandemia da Covid-19. Por isso, nada melhor do que reunir a comunidade da Saúde Coletiva no Ceará, um estado com contribuições diversas, relevantes e históricas para a Saúde Pública. O Centro de Eventos do Ceará, localizado em Fortaleza (Avenida Washington Soares, 999 - Edson Queiroz), vai sediar o evento. O espaço é um dos mais modernos da América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil, com 76 mil m², e foi escolhido, justamente, por possuir infraestrutura completa, ambientes climatizados, acessibilidade, áreas de convivência e moderna praça de alimentação.

Sobre a Abrasco: A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar indivíduos e instituições de ensino de graduação e pós-graduação de saúde coletiva e fortalecer a comunidade técnico-científica da Saúde Coletiva, ampliando seu diálogo com o os serviços e a gestão do SUS, instituições governamentais, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.

Criada em 1979, a partir da união de técnicos, profissionais, estudantes e professores de programas de Pós-Graduação em Medicina Social, Medicina Preventiva e Saúde Pública, a Abrasco tem como propósitos centrais o fomento à pesquisa científica e produção de conhecimento em Saúde Coletiva, a defesa e o fortalecimento do SUS, o diálogo com a sociedade e o desenvolvimento de Políticas Públicas de Saúde.

Serviço

5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde (PPGS)
Tema: Política, Saberes e Práticas: resistências e insurgências no enfrentamento das iniquidades em saúde
Pré-Congresso no Campus da UFC e Congresso no Centro de Eventos do Ceará.
3 a 6 de novembro de 2024 (dias 2 e 3 dedicados ao Pré-Congresso)
Mais informações: https://abrasco.org.br/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Confira a arbitragem para semifinais da Copa do Nordeste 2021

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (22 de abril) os árbitros e assistentes que vão conduzir os confrontos da Semifinal da Copa do Nordeste 2021, neste sábado (24 de abril), na Arena Castelão. Confira: Ceará-CE X Vitória-BA -  às 16 horas. Arbitro: Zandick Gondim Alves Júnior - RN (foto) Arbitro Assistente 1: Vinicius Melo de Lima - RN Arbitro Assistente 2: Francisco de Assis da Hora - RN Quarto Arbitro: Tarcisio Flores da Silva - RN Analista de Campo: Rodrigo Pereira Joia - CE VAR: Wagner Reway - PB AVAR1: Diego Fernando Silva de Lima - PE AVAR2: Clovis Amaral da Silva - PE Observador de VAR: Emerson Luiz Sobral - PE Quality manager: Italo Medeiros de Azevedo - RN. Fortaleza-CE x Bahia-BA, às 20h30. Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim - AL Árbitro Assistente 1: Esdras Mariano de Lima Albuquerque - AL Árbitro Assistente 2: Brigida Cirilo Ferreira - AL Quarto Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima - AL Analista de Campo...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Confira a arbitragem para semifinais da Copa do Nordeste 2021

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (22 de abril) os árbitros e assistentes que vão conduzir os confrontos da Semifinal da Copa do Nordeste 2021, neste sábado (24 de abril), na Arena Castelão. Confira: Ceará-CE X Vitória-BA -  às 16 horas. Arbitro: Zandick Gondim Alves Júnior - RN (foto) Arbitro Assistente 1: Vinicius Melo de Lima - RN Arbitro Assistente 2: Francisco de Assis da Hora - RN Quarto Arbitro: Tarcisio Flores da Silva - RN Analista de Campo: Rodrigo Pereira Joia - CE VAR: Wagner Reway - PB AVAR1: Diego Fernando Silva de Lima - PE AVAR2: Clovis Amaral da Silva - PE Observador de VAR: Emerson Luiz Sobral - PE Quality manager: Italo Medeiros de Azevedo - RN. Fortaleza-CE x Bahia-BA, às 20h30. Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim - AL Árbitro Assistente 1: Esdras Mariano de Lima Albuquerque - AL Árbitro Assistente 2: Brigida Cirilo Ferreira - AL Quarto Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima - AL Analista de Campo...