Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (22/12/2024), para:

  • 69 anos do radialista Irapuan da Paz Monteiro (foto).
  • 67 anos de Herculano Santos.
  • 64 anos do radialista Alberto Pinheiro (foto).
  • 60 anos de Josy Sampaio.
  • 59 anos de Washington Pinheiro.
  • 45 anos de Eraciso Oliveira.
  • 41 anos de Mayra Pinho Loiola.
  • 35 anos do jornalista Felipe Bruno (foto).
  • 34 anos de jornalista Mikaela Sampaio (foto).

  • Jornalista Aline Muniz (foto).
  • Jornalista Elieldo Trigueiro.
  • Radialista Adriano Padilha Júnior.
  • Ana Paula Sena da Mota.


Arquivo Nirez para 22/12 na História de Fortaleza:
  • 1839 - A Lei 188 extingue mais uma vez o município de Vila Nova de Messejana.
  • 1900 - Morre na Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, aos 76 anos de idade, o advogado e professor Leandro Chaves de Melo Ratisbona (Dr. Ratisbona), cearense do Crato nascido a 1/5/1824, que foi professor do Liceu e deputado provincial e do Império. É hoje nome de rua no Bairro de Fátima.
  • 1904 - Está em Fortaleza o escritor Euclides da Cunha, que estava a bordo do paquete Alagoas, em viagem ao norte do País.
  • 1928 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 42 anos de idade, a compositora e pianista cearense de Guaramiranga, Branca Lopes de Alcântara Bilhar (Branca Bilhar). Nascera em Guaramiranga-CE, em 1886.
  • 1933 - Realizada a sessão preliminar para fundação do Rotary Clube de Fortaleza, no salão do Excelsior Hotel, tendo como primeiro presidente Pedro Philomeno Ferreira Gomes.
  • 1934 - O Combate, jornal de caráter panfletário, é fundado, encabeçado por Jáder Moreira de Carvalho, capitão Moésia Rolim e Japi Magalhães.
  • 1942 - Assume a direção do Hospital Militar de Fortaleza o major médico Honório Hermeto Bezerra Cavalcante.
  • 1945 - Em virtude do avanço do mar na Praia de Iracema e o plano de construção da Avenida Beira-Mar, a Prefeitura Municipal de Fortaleza proíbe as novas construções na orla marítima bem como reformas de prédios no mesmo trecho.
  • 1946 - Chove, copiosamente em Fortaleza, durante várias horas, prenunciando uma estação chuvosa (inverno) boa para o ano seguinte.
  • 1950 - Sai o Diário Oficial do Município 5.016 que publica a Lei 208, de 17/11/1950, mudando a denominação de Vila Iracema para Rua Plácido de Carvalho, no Monte Castelo, paralela à Rua Padre Anchieta, à oeste desta, proposição do vereador Luís Francisco de Oliveira. Homenagem ao comerciante Plácido Barbosa de Carvalho .
  • 1957 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, Ildefonso Albano, que foi prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Nascera em Fortaleza, CE, em 12/2/1885.
  • 1959 - Morre, vítima de desastre aéreo, ocorrido com choque de dois aviões, às 14h7, no Rio de Janeiro, o enxadrista, jornalista, repórter, fotógrafo, paraquedista e aviador cearense João Luciano da Mota Carneiro. Trabalhou nos Diários Associados, tendo atuado na Revista O Cruzeiro, ocasião em que esteve na guerra da Coréia, entrevistou Fulgêncio Batista e Fidel Castro Era cearense de Fortaleza nascido em 9/10/1919. Existe hoje em sua homenagem uma avenida com seu nome que atravessa o Bairro de Fátima, Parreão, Aeroporto indo até a Vila União.
  • 1960 - A TV Ceará Canal 2 transmite, pela 1ª vez, um jogo de futebol, que foi uma partida do Campeonato Brasileiro, entre as equipes do Palmeiras e do São Paulo.
  • 1961 - O Diário Oficial do Município - Diom publica o texto da Lei 1896, de 14/12/1961, que concede o título honorífico de Cidadão de Fortaleza ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, proposição do vereador José Barros de Alencar.
  • 1961 - O 10º Grupo de Artilharia Transportada 75mm-10ºGA75T passa a denominar-se 10º Grupo de Obuses-10ºGO.
  • 1969 - Iniciadas as obras de construção do estádio estadual, depois Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, que seria inaugurado em 1973.
  • 1976 - Assume a presidência da Associação de Bancos do Estado do Ceará (Abance), o empresário José Afonso Sancho, na presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes.
  • 1978 - Inaugurada, pelo arcebispo metropolitano fom Aloísio Lorscheider, a Catedral Metropolitana de Fortaleza (Sé), cuja pedra fundamental fora lançada em 15/8/1939. Foi a terceira Matriz da Cidade no mesmo local.
  • 1980 - O repórter Luís Sérgio dos Santos recebe o Prêmio Esso Regional por sua reportagem sobre o tráfico de crianças para o exterior.
  • 1981 - Inaugurada a Área de Lazer Tenente-Coronel Alfredo Weyne, em Parangaba, localizada na esquina da Rua Augusto dos Anjos, com Rua Gomes Brasil, ao lado da lagoa de Parangaba, em frente ao Terminal Lagoa, onde hoje realiza-se a feira semanal e dos pássaros.
  • 1982 - O Frei Geraldo Nascimento é o novo bispo auxiliar de Fortaleza.
  • 1985 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol com o jogo entre o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Clube, empatado em 0x0, realizado no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Castelão”. O Tricolor jogava pelo empate, sagrando-se assim Campeão de 1985.
  • 1989 - Toma posse no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, o médico sanitarista José Borges de Sales.
  • 2002 - Morre pela manhã, em Fortaleza, vítima de enfarto, na Santa Casa de Misericórdia, aos 68 anos de idade, o auxiliar de necropsia Moacir Gomes de Araújo. Seu corpo foi velado na capela do Cemitério de São João Batista, onde foi sepultado no dia seguinte. Moacir iniciou sua profissão há 44 anos quando o Instituto Médico Legal-IML funcionava na antiga Faculdade de Odontologia, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, quando era diretor o médico legista José Carlos Ribeiro.
  • 2004 - Dia em que o fundador da Universidade Federal do Ceará-UFC, professor e advogado Antônio Martins Filho, completaria 100 anos é também a data de encerramento das comemorações do ano de cinquentenário daquele estabelecimento de ensino superior. Para exaltar a data e homenagear o primeiro reitor da UFC, é celebrada, pela manhã, uma missa no Salão Nobre da instituição. Mas foi no jardim, como era o desejo do professor e jurista, que é inaugurada uma estátua de bronze, em tamanho natural, que reproduz e imortaliza a imagem de Martins Filho não apenas na UFC, mas na Educação nacional. Usaram da palavra na ocasião seu filho Murilo Martins e o Reitor René Barreira.
  • 2008 - Morre, aos 64 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca, o publicitário Luciano Miranda que tem o corpo velado na Ethernus, na Rua Padre Valdivino. Nascera a 15/4/1944.
  • 2014 - Falece, aos 89 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos, em Fortaleza-CE, o diretor, escritor, jornalista, professor e cantor João Guilherme da Silva Neto (Guilherme Neto), que marcou a história da televisão no Ceará dos Diários Associados. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688, sendo depois cremado. Nascera a 23/4/1925 em Fortaleza-CE.

  • 46 anos da inauguração da nova Catedral Metropolitana de Fortaleza, pelo arcebispo metropolitano Dom Aloísio Lorscheider, cuja pedra fundamental fora lançada em 15 de agosto de 1939. Foi a terceira Matriz de Fortaleza na Praça da Sé-Centro.
  • 35 anos 22 da morte do dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett.
  • 10 anos da morte do radialista Guilherme  Neto: "Velho Guiba, Barão, G de N, meu tio João, sacrossanto boêmio, santo profano, padroeiro das prostitutas, de voz lunar, seresteira, a despertar a lua para graves e agudas paixões, semeador de consciências, senhor de unânimes afetos. Pra que nunca mais ele morra, ave, vida. Hoje, 22 de dezembro de 2024, dez anos da morte de Guilherme Neto, mestre de tantos artistas e comunicadores que em sessenta anos de atividades no Rádio, no Jornal e na Televisão produziu incontáveis produções", destaca Ricardo Guilherme.
  • 3 anos da ordenação do padre jornalista Vanderlúcio Souza: "Que grande graça Tu me fizestes, Deus meu e Rei meu. Tornastes-me morador de Tua santa habitação. Não sou digno.Mas Tu me dignificastes. Só me resta render-se ao Teu infinito amor que me escolheu com predileção", frisa Vanderlúcio Souza.
  • 1 ano da morte de Dimas Filgueiras Filho. 
Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...