Pular para o conteúdo principal



Complexo Fotovoltaico Arapuá

A Kroma Energia lança a Pedra Fundamental do Complexo Fotovoltaico Arapuá, o maior Parque de Energia da empresa até o momento. A solenidade, exclusiva para convidados, ocorrerá na sexta-feira (7/2/2025), a partir das 14 horas.

Com previsão de início de operação comercial no primeiro trimestre de 2026, o complexo contará com capacidade instalada de 250 MWp e uma produção anual estimada de 537 GWh, suficiente para abastecer mais de 290 mil residências. Ao todo serão 391.680 módulos fotovoltaicos instalados em uma área de 460 hectares, área equivalente a 644 campos de futebol. A empresa Astronergy será responsável pelo fornecimento dos módulos para o empreendimento.

Sócia da Kroma Energia no Projeto, a Goener, empresa fundada em abril de 2020, trabalha com o desenvolvimento de soluções em geração de Energias Renováveis e fornece Energia Limpa com inovação, segurança e eficiência, seja com Fonte Solar, Hídrica ou Biogás.

Participam da cerimônia gestores e funcionários da Kroma Energia e figuras da política cearense:
  1. Senador Cid Gomes.
  2. Deputado federal José Nobre Guimarães.
  3. Prefeito de Jaguaruana, Elias do Sargento.
Complexo Fotovoltaico Arapuá: Antes de chegar a essa etapa simbólica, a empresa já havia iniciado uma série de ações preparatórias essenciais para o avanço do Projeto. Em outubro de 2024, a Kroma deu início à remoção da Vegetação da área destinada ao parque, localizado a aproximadamente 185 quilômetros de Fortaleza, na Região do Vale do Jaguaribe. Nesse processo, cerca de 5.275 metros cúbicos de material lenhoso foram removidos e serão compensados, seguindo metodologias aprovadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

Na época, o CEO da empresa, Rodrigo Mello, comemorou o progresso e reafirmou o compromisso da empresa com a Preservação Ambiental: 

- A urgência em cuidar do Meio Ambiente e do nosso futuro é clara. Temos plena consciência da importância das plantações para a qualidade de vida. Não há um mercado promissor de energia solar sem esse comprometimento", disse.

A Responsabilidade Social e a preocupação com a economia local também se fez presente durante todo o processo para avanço da instalação do Complexo Solar. Representantes da empresa reuniram-se com os moradores do Assentamento Bela Vista, para explicar como seriam as obras de construção do empreendimento. Durante o encontro também foi apresentado o programa de capacitação e contratação de mão de obra local. A iniciativa aconteceu em parceria com o Sistema Nacional de Emprego do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Geração de empregos: A ação com o Sine/IDT resultou no recebimento de cerca de 740 currículos. A Kroma prevê um impacto econômico significativo na Região, com a expectativa de gerar entre 800 a mil empregos diretos e indiretos durante a obra do Complexo.

Segundo Rodrigo Mello, CEO da empresa, a construção do Parque Solar demanda uma ampla variedade de mão de obra, abrangendo atividades como a preparação e instalação dos equipamentos, além da operação e manutenção do complexo. 

- Essa iniciativa beneficia os trabalhadores locais e contribui para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades da Região”.

Responsabilidade Social: Além da capacitação e geração de emprego, a Kroma Energia reforçou o seu compromisso social junto às comunidades próximas a Jaguaruana, com a doação de 300 brinquedos para a celebração de Natal das crianças, que foi organizado pela Prefeitura. A entrega feita em dezembro, foi realizada nas comunidades de Serra Dantas, Bela Vista, Açude do Coelho e Cabeço Branco.

Foram doados 150 quilos de alimentos e 140 brinquedos para a Fundação Onça Preta, instituição sem fins lucrativos.

Kroma Energia: 
Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua no desenvolvimento de projetos voltados à geração e comercialização de Energia. Com uma abordagem moderna que integra tecnologia, expertise e otimização de investimentos, a empresa foca em oferecer soluções eficientes e de excelente custo-benefício na gestão, comercialização e geração de energia para seus clientes.

Em 2023, a Kroma foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das cinco melhores empresas do Brasil para se trabalhar no Setor de Comercialização de Energia. Essa distinção, uma das mais prestigiadas do Mundo, avalia organizações de diferentes portes em 97 países, destacando as melhores práticas em gestão de pessoas.


No histórico de suas realizações, a Empresa se destaca no desenvolvimento do Complexo Apodi, em Quixeré-Ceará (foto), Projeto executado em parceria com a Equinor e a Scatec e em operação desde 2018. Ainda no Ceará, a empresa é responsável pela Usina Fotovoltaica Beberibe, concluída em 2023, com capacidade instalada de 3,16 MWp e com produção anual de 6.132 MWh.

Recentemente, no início de 2024, o Grupo inaugurou o Complexo Solar São Pedro e Paulo, localizado em Flores-Pernambuco, o Projeto possui 101 MWp de capacidade instalada, tendo sido desenvolvido em parceria com a também pernambucana Elétron Energy, reforçando seu compromisso com a expansão da Energia Sustentável no Brasil. A Kroma é membro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!