Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta segunda-feira (13/1/2025), para:

  • 90 anos de Renato Aragão (foto).
  • 67 anos da jornalista Carmina Dias (foto com neto).

  • 64 anos de Ilário Marques (foto).
  • 57 anos de Tereza Mônica.
  • 52 anos de Neide Costa Melos.
  • 51 anos de Alexander Rocha.

  • 50 anos de Juan Pablo Vovjoda (foto).
  • 35 anos de Ricardo Tavares.

  • 32 anos da jornalista Val Silva-foto (Hoje, celebrando mais um ano de vida, me pego buscando palavras que consigam traduzir tudo o que sinto, e a única que realmente faz sentido é gratidão. Gratidão pela vida, pela força e pela vontade imensurável de viver – no meu tempo, do meu jeito. Sou grata por ser quem sou, por me permitir ser a versão de mim mesma que fui moldando ao longo dos anos. Com certeza, essa é a Val que escolhi ser, antes mesmo de vir para este plano. Tenho um orgulho imenso de mim mesma. Sou grata até por ser capricorniana, pois esse signo reflete profundamente minha jornada. Agradeço a Deus e à força espiritual que me guia todos os dias. Sou tocada, de coração, pelo cuidado que o universo tem comigo. Se eu pudesse dar um conselho a quem lê essas palavras, seria: creia, acredite no universo, no hoje, no agora. Sem dúvidas, hoje, aos 32 anos, tudo faz mais sentido).

  • Jornalista Solange Palhano Xavier (foto).

  • Jornalista Palloma Castelo Branco (foto).

  • Lorenna Landim (foto com pai jornalista Carlos Silva).
  • Radialista Paulo Sérgio Sales de Carvalho.
  • Raimundo Nonato S. Rodrigues.
  • Gêra Nogueira.
  • Eric Brito.
  • Anna Oliveira.
  • Maria Eduarda Tavares.
  • Rogério Luz de Medeiros.

13 de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1825 - Toma posse como 2º presidente nomeado da província do Ceará, José Félix de Azevedo e Sá, nomeado a 1/12/1824.
  • 1895 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho “O Diabo”, que se dizia “órgão infernal”.
  • 1902 - Toma posse na administração do Correio o coronel José Pinto Coelho de Albuquerque, que fora nomeado a 27/12/1901, em substituição a Joaquim Pinto Chichorro Júnior.
  • 1921 - Morre, vítima de ataque cardíaco, aos 63 anos de idade, o comerciante João de Pontes Medeiros (Coronel João Pontes), português nascido na Ilha de São Miguel em 14/7/1857. Adquiriu em 1904 a maioria das ações da Empresa Telefônica de Fortaleza, passando a dirigi-la. Foi também proprietário da Companhia Ferro-Carril, de bondes de tração animal. Existe hoje, uma praça com seu nome no Monte Castelo.
  • 1927 - Sai em Fortaleza o primeiro número da revista Terra de Sol, órgão do Grêmio Lítero-Social Gustavo Barroso, redatoriada por Cândido Costa, tendo como diretor Hugo Firmeza e gerente Hermes Barroso.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, o médico e jornalista Atualpa Barbosa Lima, aos 46 anos de idade, cearense de Fortaleza onde nasceu no Barro Vermelho (Antônio Bezerra).
  • 1930 - Falecimento do escrivão da 2ª Delegacia de Polícia, Isaías Gomes de Melo.
  • 1937 - A Lei nº 378 muda a denominação da Escola Aprendizes Artífices para Liceu Industrial de Fortaleza.
  • 1939 - Lançado o livro Ceará Se Rindo, de autoria do jornalista Renato Soldon.
  • 1954 - Transita por Fortaleza, o almirante português Gago Coutinho, aviador de renome internacional, que participou, juntamente com Sacadura Cabral, do famoso raide Lisboa-Rio de Janeiro.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 887 publica a Lei Municipal 1.017, do dia seis, que dá o nome de Avenida Carneiro de Mendonça a uma travessa no Bairro de Fátima, proposta do vereador Francisco Bezerra de Oliveira. Hoje a avenida que tem esse nome fica em Parangaba, unindo a Avenida João Pessoa à Avenida José Bastos.
  • 1958 - Instala-se a Rádio Dragão do Mar, que entra no ar, em experiência e definitivamente, no dia 16 de março, sendo inaugurada no dia 25 de março, por Moisés Santiago Pimentel. Pertencia ao Partido Social Democrata-PSD, e funcionava no 11º andar do Edifício Arara, do IAPC, onde esteve anteriormente a Rádio Uirapuru.
  • 1958 - Morre, em Fortaleza, Raimundo Colares Cintra, ex-funcionário da Casa Conrado Cabral, da Livraria Oliveira e da Casa Confúcio.
  • 1962 - Em Fortaleza o cantor e compositor Ivon Curi, que apresenta-se no Clube Líbano Brasileiro.
  • 1971 - Instala-se, em Fortaleza, a Academia de Humoristas, iniciativa do advogado e professor Hilário Gaspar de Oliveira.
  • 1976 - Muda o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, saindo o coronel Flares Guedes Henriques de Araújo e assumindo o coronel Ítalo Mandarino.
  • 1989 - Toma posse na Cadeira 21, da Academia Cearense de Letras - ACL, o jornalista e jurista Francisco Osmundo Pontes, sendo saudado por Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos).
  • 1994 - Inicia suas atividades o Centro Integrado de Educação e Saúde Casimiro José de Lima Filho, na Avenida Francisco Sá nº 6449, na Barra do Ceará, oficializada com a criação em 9/8/1994 pelo Decreto 9.469.
  • 1999 - Chega a Fortaleza, a fim de proferir a palestra “Educação e Cidadania - A Construção do Novo Homem”, o teólogo Leonardo Boff.
  • 2000 - Chega em Fortaleza a cantora Ivete Sangalo, para divulgar seu disco e inaugurar o complexo aquático Maremoto, no Beach Park.
  • 2013 - Morre, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo-SP, aos 61 anos de idade, Celina Queiroz, esposa do chanceler Airton Queiroz, da Universidade de Fortaleza - Unifor. O teatro da Unifor, inaugurado em 06/06/2003 tem o nome em sua homenagem. O corpo é cremado no dia seguinte na capital paulista.
  • 2021 - Morre, pela madrugada, por complicações da Covid 19 o conhecido médico radiologista e empresário Trajano Augusto de Almeida Filho, aos 71 anos de idade, proprietário da Clínica Trajano de Almeida (nome de seu pai). A clínica foi adquirida em 1946 quando tinha o nome de Instituto de Radiologia Lineu Jucá, mudando o nome e sede em 1988.
  • 2023 - Falecimento do engenheiro agrônomo e professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, aos 76 anos de idade. Seu corpo é velado no Salão Nobre da Reitoria da UFC, na Avenida da Universidade, 2853, no Benfica no dia seguinte. Nascera em Fortaleza, a 23/7/1946.

  • 50 anos da morte do compositor, maestro e arranjador paulista Gabriel Migliori.

Com informações:

  1. Apcdec.
  2. Arquivo Nirez.
  3. Facebook.
  4. Frisson News.
  5. Salete Araújo.
  6. Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre jornalista Camila Lima

Morreu, neste domingo (9/2/2025), aos 29 anos, vítima bacteriana, a jornalista Camila Lima da Silva. Ela trabalhou no Sistema Verdes Mares (SVM). JornalismoUFC: É com muito pesar que o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa o falecimento da nossa egressa Camila Lima, de 29 anos. Ela ingressou no Curso de Jornalismo na turma de 2012 e se afastou da graduação em 2015. Camila ainda não tinha concluído o curso, faltando apenas a monografia para se formar. Mas desde 2015 ela atuava como produtora na TV Verdes Mares, onde participou de reportagens premiadas, como “Raquel: a importância do nome”, que venceu, em 2022, o VI Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria Telejornalismo. Camila Lima foi uma aluna aplicada nos estudos, excelente jornalista e uma pessoa muito amável. Desejamos muita força e conforto aos familiares e amigos nesse momento de tanta tristeza".

RioMar realiza Campanha de Arrecadação de Livros

Shoppings RioMar em Fortaleza realizam Campanha de Arrecadação de Livros para instituições sociais. Livros doadas pelos clientes dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy irão reforçar os projetos desenvolvidos por cinco instituições sociais da capital cearense Ler é uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças e é uma atividade que nos acompanha por toda a vida. É através dela que nos informamos, conhecemos novos assuntos e nos divertimos. Para que esta atividade seja exercida por cada vez mais pessoas, os shoppings RioMar em Fortaleza lançam a campanha “Doe livros, inspire um novo mundo”, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM). Ao todo, cinco instituições dedicadas à educação, cultura, arte e ressocialização em todas as idades serão beneficiadas. São elas: Instituto Metamorfose, Instituto Povo do Mar (IPOM), Comunidade Terapêutica Casa de Irmãos, Instituto de Arte e Cidadania do Ceará e Biblioteca Comunitária Cabinhas Leit...

Enel Ceará preparada para Quadra Chuvosa

A Enel Distribuição Ceará preparou um Esquema Especial de Operação da Rede Elétrica e atendimento aos clientes para os meses da Pré-Estação e da Quadra Chuvosa, quando as tempestades com fortes ventos e descargas atmosféricas impactam a Rede de Distribuição de Energia até meados de abril. Entre as ações, estão a contratação de novos profissionais, a intensificação em Manutenção Preventiva, o reforço da capacidade da rede e o avanço no uso de tecnologias de ponta, como sistemas de telecomandados e de recomposição automática da Rede. Com foco em dar mais agilidade ao Serviço Emergencial, a Enel seguirá com o plano de contratações para reforçar o efetivo de campo. Em 2024, foram contratados 535 novos colaboradores próprios e incorporados mais de 320 novos veículos, que contribuirão para otimizar os atendimentos emergenciais. A meta da distribuidora é recrutar ao todo 1.800 eletricistas próprios até 2026, dando mais agilidade aos serviços. A Tecnologia é uma importante aliada para esse per...