Em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), nesta segunda-feira (3/2/2925), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) apresentou um balanço das ações no primeiro mês de gestão, elencando o compromisso de gestores e servidores em garantir a prestação de serviços à população. O Chefe do Executivo destacou a relação de diálogo permanente com o Legislativo na construção de uma cidade justa, humana e com mais oportunidades.
- Quero reafirmar o meu compromisso e da vice-prefeita, Gabriela Aguiar, com Fortaleza e com o trabalho conjunto entre os poderes. A Câmara é um espaço legítimo da representação popular. E este diálogo permanente entre Prefeitura e os vereadores é necessário para que possamos construir uma capital mais justa, humana, e com mais oportunidades para todos e todas”, ressaltou o prefeito.
Com uma gestão pautada pelo respeito, transparência e escuta ativa, Evandro Leitão reforça a importância de uma trabalho em sintonia com as demandas da cidade e a gestão. Apresentando uma dívida de R$ 4,6 bilhões e um déficit na Capacidade de Pagamento (CAPAG)* referente ao ano de 2024, o que revela uma redução do nível de pagamento e com isso Fortaleza poderá passar de nível B para C.
Com base nessa situação, Evandro Leitão voltou a reafirma o comprometimentos de todos da gestão municipal na redução de gastos. Dentre as medidas estão: redução de salários do prefeito, vice-prefeita e secretários; redução de gratificação dos servidores; redução de cargos comissionais e de terceirizados; e revisão em contratos de aluguéis.
- Foi em virtude dessa situação delicada, de extrema fragilidade financeira, que anunciamos
Ações do primeiro mês de gestão: Ao destacar a atuação da gestão municipal nos primeiros 31 dias, Evandro Leitão falou sobre a extinção da taxa do lixo, que contou com o apoio e compromisso do Legislativo. “Fortaleza precisa de nós unidos, pensando no coletivo e colocando os interesses da cidade acima de qualquer divergência. A governabilidade se constrói com diálogo e sei da importância dessa Casa, porque também já fui legislador e e entendo o papel essencial dos vereadores e vereadores na mediação entre o Executivo e a população”.
Lançamento de uma grande operação de limpeza dos rios e canais, recursos estaduais para o IJF, garantia de atualização do piso para profissionais da educação, estão entre as medidas elencadas pelo prefeito Evandro Leitão agradecendo o apoio do governador Elmano de Freitas e do Governo Federal.
- O nosso tempo é o tempo da ação. A cidade tem pressa, a população precisa de respostas. E é por isso que nossa gente tem trabalhado sem descanso para apresentar resultados desde o primeiro dia. Estamos organizando as contas, fortalecendo a saúde, investindo em educação e promovendo a inclusão. A Fortaleza, capital de todos, precisa ser construída com participação, por isso convido cada vereador e vereadora desta Casa para caminhar ao nosso lado”, pontuou o prefeito Evandro Leitão.
CAPAG – A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.
Com informações de Adriana Albuquerque e foto de André Lima, do cmfor.ce.gov.br
Comentários
Postar um comentário