Folia e Segurança: Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis é fundamental durante o Carnaval 2025.
Durante os dias de folia, o município irá distribuir preservativos, gel lubrificantes e ofertará testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites.
Pensando na Saúde dos foliões durante o Ciclo Carnavalesco 2025, a Prefeitura de Fortaleza promove ação educativa sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em sete polos do festejo. Entre 31/1 e 4 /3/2025, haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C e orientações sobre prevenção e tratamentos.
Os itens distribuídos durante esse período também podem ser obtidos durante o ano todo em um dos 134 postos de saúde. Além disso, o autoteste de HIV pode ser solicitado nos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) ou através do projeto A Hora é Agora.
Locais de atuação
Praça do Ferreira - 18h às 22h
Sexta-feira: 31/1 e 7, 14, 21 e 22 de fevereiro
Sábado: 1, 8, 15 e 22 de fevereiro
Praça da Gentilândia – 17h às 21h
Sábado: 1, 8, 15 e 22 de fevereiro
Domingo: 2, 9, 16 e 23 de fevereiro
Aterro da Praia de Iracema - 17h às 21h
Sábado: 1, 8, 15 e 22 de fevereiro
Domingo: 2 de março
Segunda-feira: 3 de março
Terça-feira: 4 de março
Raimundo dos Queijos - 08h às 12h
Domingo: 2, 9 e 23 de fevereiro
Rodoviária João Thomé – 08h às 21h
Sexta-feira: 28 de fevereiro - 13h às 21h
Sábado: 1 de março - 8h às 12h
Rodoviária Antônio Bezerra - 8h às 21h
Sexta 28 de fevereiro - 17h às 21h
Sábado: 1 de março - das 8h às 12h
Ave Domingos Olímpio – 17h às 21h
Domingo: 2 de março
Segunda-feira: 3 de março
Terça-feira: 4 de março
*Prevenção
A principal dica para não contrair ISTs é o uso do preservativo durante as relações sexuais, incluindo o sexo oral. Além disso, é importante evitar o compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates, pinças, aparelhos de barbear, ou qualquer outro utensílio perfurocortante.
*Testagem
Por algumas doenças terem um período de incubação mais longo é importante realizar a testagem. Todo o processo é sigiloso e o resultado é obtido no mesmo dia. Nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento.
*PrEP e PEP
A estratégia de prevenção disponível na rede pública abrange também outras alternativas, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
A PrEP é realizada antes da relação sexual, permitindo que o organismo esteja preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.
Onde encontrar PrEP
Já a PEP é uma medida de urgência para diminuir o risco de contrair HIV e outras IST. O tratamento deve iniciar de forma imediata ou em até 72h após a exposição. É indicada em situações como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem uso de camisinha ou com rompimento do preservativo), acidente ocupacional ou contato direto com material biológico. O fornecimento é através do Hospital São José.
Comentários
Postar um comentário