Pular para o conteúdo principal



Associação Caatinga intensifica preservação da Biodiversidade


Associação Caatinga intensifica esforços para preservação da Biodiversidade.
A Associação Caatinga, comprometida com a conservação da Caatinga, único bioma 100% brasileiro, vem desenvolvendo uma série de iniciativas voltadas para a proteção da biodiversidade na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). Entre as principais ações de conservação, destaca-se o monitoramento da unidade e da fauna silvestre, que contribuem para o combate às atividades ilegais, como a caça e os incêndios florestais.
Com 6.285 hectares, a RNSA é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará (RPPN), sendo reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera por abrigar uma representativa parte da Caatinga e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. A Associação Caatinga, em conjunto com pesquisadores, implementou um sistema de monitoramento de fauna por meio de armadilhas fotográficas (câmeras traps). Essas armadilhas são instaladas em pontos determinados por um grid – áreas delimitadas para a coleta sistemática de dados sobre a fauna – e permanecem por 25 a 30 dias. As câmeras traps possibilitam o registro da fauna sem interferência humana e geralmente são programadas no modo híbrido (filmagem e fotografia), o que aumenta a efetividade na captura de imagens da fauna presente na RNSA. As imagens capturadas auxiliam pesquisas científicas importantes, como o estudo de felinos de grande porte, coordenado pelo professor e pesquisador Hugo Fernandes, e o monitoramento das guaribas-da-caatinga, realizado pelo professor e pesquisador Robério Freire, coordenador do projeto Guariba.
Além do monitoramento de fauna, a equipe de guarda-parques da Serra das Almas desempenha um papel essencial na fiscalização do local. Realizam-se monitoramentos periódicos em todo o perímetro da Unidade e nas trilhas com o objetivo de identificar vestígios de caça e outros fatores de risco para a fauna e a flora. O mapeamento de pontos críticos, onde há maior incidência de atividades ilegais, é constantemente atualizado e as informações são repassadas às autoridades competentes.
Apesar dos esforços da Associação Caatinga, a atividade de caça ainda é uma realidade na região. Durante os monitoramentos, são frequentemente encontrados indícios como armadilhas, restos de embalagens de alimentos, garrafas vazias, fogueiras e acampamentos temporários. Com base nesses registros, a Associação intensifica as ações de vigilância para coibir a presença de caçadores. Dados coletados por meio das armadilhas fotográficas revelam que o aumento da pressão da caça reduziu a presença de animais, como onças, veados e caititus, no local, uma realidade que impacta diretamente o equilíbrio ecológico da região.
- Embora todos os nossos esforços de monitoramento sejam contínuos, ações degradantes, inevitavelmente, ameaçam a Serra das Almas. Contudo, reiteramos nosso compromisso inabalável com a proteção da Caatinga, visando garantir a preservação da nossa Unidade e conservação deste importante bioma para as presentes e futuras gerações", enfatiza Gilson Miranda, gestor da Reserva Natural Serra das Almas.
Sobre a Reserva Natural Serra das Almas-A Reserva Natural Serra das Almas, um verdadeiro santuário de vida na Caatinga, se estende por 6.285 hectares. A área preserva um ecossistema diverso que oferece uma experiência única de contato com a natureza, sendo um destino perfeito para o turismo ecológico. Gerida pela Associação Caatinga, a unidade abriga uma impressionante variedade de espécies, desempenhando um importante papel na conservação da fauna e flora desse bioma. Entre os registros, destacam-se 49 espécies de mamíferos, 238 espécies de aves, 793 espécies de plantas, 33 espécies de anfíbios e 52 espécies de répteis.
A Reserva é um refúgio essencial para espécies ameaçadas de extinção, como o gato-mourisco (Puma yagouaroundi), a onça-parda (Puma concolor), a guariba-da-caatinga (Alouatta ululata), o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) e o periquito-cara-suja (Pyrrhura griseipectus). Além disso, a presença de predadores de topo na região, como a onça-parda, é um forte indicativo da integridade ambiental da região, pois esses animais são fundamentais para o equilíbrio ecológico, regulando as populações de suas presas e contribuindo para a saúde do ecossistema.
A diversidade da flora se manifesta em três principais tipos de vegetação: a Caatinga arbórea, composta por árvores que podem atingir até 20 metros de altura; o Carrasco, caracterizado por arbustos de caules finos e entrelaçados; e a Mata Seca, uma floresta alta que ocorre no topo e nas encostas das serras. Além de sua importância ecológica, a reserva desempenha um papel essencial na conservação dos recursos hídricos, abrigando quatro nascentes e evitando o escoamento de aproximadamente 4,7 bilhões de litros d'água por ano. Sua relevância climática também é notável, uma vez que estoca 1.647.245 toneladas de Gás Carbônico equivalente (CO2e), o que contribui para a redução dos impactos das mudanças climáticas.
- A Reserva Natural Serra das Almas é um santuário ecológico que resguarda uma parte valiosa da biodiversidade da Caatinga. Seu papel na conservação de espécies ameaçadas, na manutenção do equilíbrio ecológico e na proteção dos recursos naturais a torna um modelo de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Região”, destaca Gilson Miranda, gestor da Reserva Natural Serra das Almas.
Associação Caatinga-A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia