Pular para o conteúdo principal



Carnaval de Fortaleza

De 31 de janeiro até o último domingo (23), 18 polos espalhados por todas as Regionais de Fortaleza receberam a programação do Pré-Carnaval, promovendo a descentralização da festa e garantindo que a folia alcançasse diversos bairros e públicos. Com uma programação inteiramente gratuita, com apresentações de artistas cearenses, cortejo de blocos, bloquinhos de rua e das atrações nacionais Mart’nália, Solange Almeida, Jorge Aragão, Moacyr Luz & Samba do Trabalhador, Mariana Aydar e Marcelo D2 & um Punhado de Bamba, ao longo de quatro fins de semana, consolidando-se como uma das maiores celebrações culturais da capital, movimentando tanto os espaços tradicionais quanto os novos polos carnavalescos.

O Pré-Carnaval deu o tom dos festejos mominos de Fortaleza, numa festa marcada pela paz, diversidade de gêneros musicais e a grande participação popular. Além de animar os foliões, o evento também foi essencial para avaliar a receptividade do público, a eficiência da estrutura e a dinâmica da programação nos diferentes territórios. Com o sucesso do formato, “a ideia é replicar essa experiência em outros eventos estruturantes da cidade, fortalecendo o calendário cultural e ampliando o acesso à festa contemplando diferentes regiões”, reforça a secretária da Cultura Helena Barbosa.



O primeiro dia de Carnaval em Fortaleza promete muita animação e um show histórico com grandes nomes da música brasileira. No sábado (1º/3), o cantor Ednardo (foto Nicolas Neiva), o grande homenageado deste ano, sobe ao palco do Aterrinho da Praia de Iracema, trazendo sucessos emblemáticos que atravessam gerações, como “Pavão Mysteriozo”, “Ingazeiras”, “Terral” e “Carneiro”. Abrindo a programação, a partir das 17 horas, a DJ Priscilla Delgado traz seu tradicional repertório de música afrolatina, e Pantico Rocha e Fervo Maresia, um projeto que reúne grandes clássicos do Carnaval com os sucessos mais marcantes das folias dos últimos anos. Em seguida, a Banda Nação Zumbi chega com sua batida característica, marcada pelo timbau e pelo Maracatu, em uma fusão de ritmos que consagrou o grupo de Manguebeat.

E não para por aí. Se em Fortaleza a alegria é geral, durante o Carnaval, a festa segue em sete polos espalhados pela capital cearense, entre quatro Regionais, com apresentações simultâneas de sábado a terça-feira (1º a 4/3), no Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Mercado dos Pinhões, na Praça João Gentil (Benfica), Mocinha e agora também no Parque Rachel de Queiroz e na Avenida Domingos Olímpio, uma agenda marcada pela pluralidade de gêneros musicais e pela valorização da tradição carnavalesca.

A curadoria do Carnaval de Fortaleza celebra a riqueza da música local, com a participação de mais de 100 artistas da cidade, que trazem um repertório diversificado, além da inclusão de nomes consagrados como Ednardo, o grande homenageado deste ano, Nação Zumbi, Don L, Xamã, Tropikália, Magníficos, Gaby Amarantos e Margareth Menezes, que ao lado desses talentos locais, reforçam a diversidade da programação. "A nossa curadoria é baseada em um eixo muito importante, que é o da diversidade. A partir das vitrines, que são os palcos, e das line-ups, procuramos colocar essa pluralidade no campo, refletindo as várias fortalezas e os diferentes anseios da cidade. Uma festa democrática é aquela que responde, ao menos, a parte desses anseios, contemplando ritmos que vão do forró, aclamado na nossa região, e passeiam pelo maracatu, axé, afoxé, hip-hop, reggae, samba e pagode, entre outros", destaca a secretária Helena Barbosa.

Polos-No Benfica, a festa será de sábado a terça-feira (1º a 4/3), a partir das 13 horas. No Mercado dos Pinhões, as atrações sobem ao palco a partir das 15h30 durante os quatro dias de festa.

O tradicional Carnaval da Avenida Domingos Olímpio contará com cortejos de Maracatus, no sábado (1º/3) e no domingo (2/3); além de blocos e cordões, na segunda-feira (3/3); e afoxés e escolas de samba, na terça (4/3).

O Polo da Mocinha fica com o bloco Num Ispaia Senão Ienche, que irá garantir a diversão do público todos os dias de Carnaval (1º a 4/3), a partir das 18 horas. O Aterrinho da Praia de Iracema receberá atrações locais e nacionais, começando o festejo às 17 horas de sábado a terça (1º a 4/3).

O Passeio Público continua com programação infantil das 9 às 12 horas durante todos os dias de Carnaval. Já no Parque Rachel de Queiroz, a comemoração inicia a partir das 16h30, prometendo agitar o público com uma mistura de ritmos, também incluindo agenda para a criançada.

Programação geral
  • 1º de março (sábado)
Passeio Público
9h - Bloquinho da Aquarela para Crianças de 0 a 99 anos
10h40 - Dona Zefinha
Benfica (Praça João Gentil)
13h - Marcelo Baima e Banda
14h30 - Luxo da Aldeia
16h - Banda Zé da Zefa
17h30 - Bloco da Vaca de um sapato só
Mercado dos Pinhões
15h30 - Giordano
17h - Grêmio Recreativo Escola de Sambamor
18h30 - Juruodara
20h - Montage
Parque Rachel de Queiroz
16h30 - Projeto Carambola (Infantil)
17h50 - Shirlene Aguiar
19h10 - Marcos Lessa
Avenida Domingos Olímpio
17h - Grupo de Percussão Caldeirão
18h - Maracatu Corte Imperial
18h40 - Maracatu Nação Axé de Oxossi
19h20 - Maracatu Rei Zumbi
20h - Maracatu Obalomí
20h40 - Maracatu Solar
21h20 - Maracatu Nação Pici
22 horas - Maracatu Nação Iracema
Aterrinho da Praia de Iracema
17h - DJ Priscilla Delgado
18h - Pantico Rocha e Fervo Maresia
20h - Nação Zumbi
22h - Ednardo
Mocinha
18h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
  • 2 de março (domingo)
Passeio Público
9h - Doidice que dá (Infantil)
10h40 - Banda Pacote de Biscoito (Infantil)
Benfica (Praça João Gentil)
13h - Fabinho Varela
14h30 - Banda Verão S/A
16h - Banda Brasilis
17h30 - Maracatu Solar
Mercado dos Pinhões
15h30 - Manga Rosa
17h - Rozângela Bandeira & Banda
18h30 - Iracema Bode Beat
20h - Banda Feed Semana
Parque Rachel de Queiroz
16h30 - Dona Zefinha
17h50 - Anderson Monteiro e Banda
19h10 - Banda Pimenta Malagueta
Aterrinho da Praia de Iracema
17h - Dipas
18h30 - Perimetrurbano
20h - Don L
22h - Xamã
Avenida Domingos Olímpio
18h - Maracatu Rei de Paus
18h40 - Maracatu Nação Baobab
19h20 - Maracatu Az de Ouro
20h - Maracatu Vozes da África
20h40 - Maracatu Nação Fortaleza
21h20 - Maracatu Nação Palmares
22h - Maracatu Leão de Ouro
Mocinha
18h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
  • 3 de março (segunda-feira)
Passeio Público
9h - Banda Infantil Tia Samila e sua Turma (Infantil)
10h40 - Projeto Carambola (Infantil)
Benfica (Praça João Gentil)
13h - Juliana Eva e Erva Doce Jam
14h30 - Borogodó - Bloco Meu Nome é Gal
16h - Lavandas
17h30 - Caravana Cultural
19h - 13° Tambores Ancestrais na Noite Escura
Mercado dos Pinhões
15h30 - Bloco Baba de Camelo
17h - Banda Fortal 90
18h30 - Lia Maria
20h - Fabiano Brandão e Banda
Parque Rachel de Queiroz
16h30 - Doidice que dá (Infantil)
17h50 - Renato Black
19h10 - Jord Guedes e as Ritas
Avenida Domingos Olímpio
16h35 - Bloco Império da Vila
17h10 - Cordão Vampiros da Princesa
17h45 - Bloco Unidos da Vila
18h20 - Bloco Prova de Fogo
18h55 - Bloco Doido é Tu
19h30 - Bloco A Turma do Mamão
20h05 - Cordão Princesa no Frevo
20h40 - Bloco Amigos do Zé
21h15 - Cordão As Bruxas
21h50 - Bloco Balakubaku Folia
22h25 - Bloco Zé Almir
23h - Bloco Garotos do Benfica
23h35 - Cordão Na Pegada do Frevo
Aterrinho da Praia de Iracema
17h - DJ Lolost
18h - Vanessa A Cantora
20h - Tropikália
22h - Magníficos
Mocinha
18h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
  • 4 de março (terça-feira)
Passeio Público
9h - Cantakids (Infantil)
10h40 - Charanga do Tio Marcão Lindão (Infantil)
Benfica (Praça João Gentil)
13h - Na Quebrada do Coco
14h30 - Calé Alencar e Banda
16h - Bloco Chico Chico da Matilde
17h30 - Pingo de Fortaleza e Banda Prata 950
Mercado dos Pinhões
15h30 - Banda da Nega
17h - Alan Morais e os Doidos da Asa
18h30 - Italo Cortez
20h - Mojubaxé
Avenida Domingos Olímpio
15h50 - Escola de Samba Pavão Misterioso
16h25 - Afoxé Obatalá
17h - Afoxé Obá Sá Rewá
17h35 - Afoxé Acabaca
18h10 - Afoxé Oxum Odolá
18h45 - Afoxé Omorisá Odé
19h20 - Afoxé Ogum Alakayê
19h55 - Escola de Samba Barão Folia
20h35 - Escola de Samba Corte no Samba
21h15 - Escola de Samba Imperadores da Parquelândia
21h55 - Escola de Samba Tradição da Bela Vista
22h35 - Escola de Samba Império Ideal
23h15 - Escola de Samba Sambamor
00h05 - Escola de Samba Girassol
Parque Rachel de Queiroz
16h30 - Tia Samila e sua Turma
17h50 - Alê Eloi e as Alencarinas
19h10 - Banda Frevilhando
Aterrinho da Praia de Iracema
17h - Larissa Leite
18h30 - Di Ferreira - Bloquinho Di Boa
20h - Gaby Amarantos
22h - Margareth Menezes
Mocinha
18h - Bloco Num Ispaia Sinão Ienche

Blocos de Rua-O Carnaval de Fortaleza segue com uma programação ampla e diversificada, pensada para alcançar mais espaços da cidade e contemplar todos os públicos. Este ano, para todo o período (31/1 a 4/3), além das apresentações musicais nos 20 polos oficiais, a festa ganhou ainda mais força com o desfile de 48 blocos independentes, apoiados pelo Edital de Apoio aos Blocos de Rua, uma iniciativa que valoriza as manifestações culturais locais e fortalece a identidade carnavalesca da capital.

Até o dia 4 de março, a programação se espalha por bairros das Regionais 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 11 e 12, garantindo uma festa descentralizada e acessível, que celebra a diversidade de ritmos e tradições.

Plano Operacional-O Carnaval de Fortaleza contará com uma ampla estrutura para garantir a organização, segurança e acessibilidade dos foliões. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementará bloqueios estratégicos com efetivo composto por 296 agentes de Trânsito atuando no entorno dos locais da festa durante os dias de folia. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará três Postos Médicos Avançados (PMAs) e ambulâncias com 33 profissionais para atendimento emergencial. A segurança será reforçada com 730 guardas municipais, 1.589 policiais militares, 145 bombeiros e 168 policiais civis, além de videomonitoramento e drones. 

No Transporte Público, a Etufor ajustará os horários e reforçará a frota para atender a demanda dos passageiros. O ordenamento dos ambulantes será conduzido pelas Secretarias Executivas Regionais (SERs), garantindo a venda regularizada de alimentos e bebidas nos polos. O evento também contará com intérpretes de Libras, audiodescrição e espaços reservados para Pessoas com Deficiência (PCDs). A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará na organização do comércio e na prevenção da poluição sonora. A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) realizará abordagens para proteger crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade. A equipe de limpeza urbana, composta por 362 garis e 94 catadores, farão a manutenção dos espaços antes e depois dos eventos, e a iluminação pública será reforçada nos principais polos.Serviço
  • Programação Carnaval de Fortaleza 2025 entre 1º e 4 de março
  • Benfica (Praça João Gentil - Rua João Gentil, 3335 - Gentilândia), Avenida Domingos Olímpio, 399, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N - Centro), Mocinha (Rua Padre Climério, 140 - Meireles), Passeio Público (Praça dos Mártires - Centro), Aterrinho da Praia de Iracema (Avenida Beira Mar, 1022), Parque Rachel de Queiroz (Rua Edgar Falcão - Presidente Kennedy)
  • Acesso gratuito
  • Mais informações: https://www.fortaleza.ce.gov.br






Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...