Nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20/3/2025), o Ceará é palco do 1º Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro, evento que visa fortalecer os laços entre Brasil e Portugal no campo empresarial e institucional.
O Encontro acontece no Espaço Beneficente Portuguesa-ous de Fevereiro, em Fortaleza, e reunirá representantes das Câmaras Brasil-Portugal em nível nacional, além de lideranças do Setor, empreendedores e representantes do governo português para debater desafios, oportunidades e novas estratégias para o crescimento do associativismo. Parte do evento ocorre também no Hotel Villa Galé.
A iniciativa é uma realização conjunta da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e da Câmara Brasil Portugal no Ceará, que celebra 24 anos de atuação em 2024. O evento também conta com o apoio de diversas entidades que fomentam o intercâmbio econômico e cultural entre os dois países. A iniciativa visa consolidar ainda mais o papel das Câmaras Portuguesas de Comércio, que atuam como pontes estratégicas para conexões empresariais e investimentos bilaterais.
Dentre os principais temas abordados, destacam-se:
- "A Importância do Associativismo", com a participação do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário;
- "Renovação das Associações e Estratégias para Captação de Novos Sócios", que discute caminhos para ampliar a representatividade e sustentabilidade das entidades.
Para o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBP-CE), Raul dos Santos (foto), o primeiro Encontro Nacional do Associativismo Luso-Brasileiro representa um marco na história das relações empresariais entre Brasil e Portugal.
- Este evento reforça o papel estratégico das Câmaras Portuguesas de Comércio como agentes de conexão, crescimento e inovação para empreendedores dos dois países".
- Pela primeira vez no Brasil e talvez no mundo se faz um evento dedicado ao Associativismo Português no estrangeiro. Uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecimento", declara José Wahnon, representante do Conselho das Comunidades Portuguesas-Ceará e Piauí.
- Vamos oferecer às Associações Luso Brasileiras de todo Brasil um evento único. Participantes do Acre a Santa Catarina em um encontro organizado pela Beneficente Portuguesa, Vice-consulado, Câmara Comércio, Conselheiro das Comunidades Portuguesas. Para reinventar o associativismo de beneficência e cultura, a participação nacional do Corpo Consular, Câmaras de Comércio, Conselheiros da Comunidade Portuguesa”, ressalta o presidente da Beneficente Portuguesa Fortaleza, Francisco Brandão.
Para Clivânia Teixeira, diretora da CBP, uma das lideranças do setor, o Associativismo desempenha um papel essencial no fomento ao empreendedorismo e na intermediação de oportunidades comerciais entre os dois países.
- O Associativismo é um dos pilares para a ampliação de mercados, especialmente para os pequenos negócios, que encontram nas câmaras um meio legítimo e eficaz de intermediação e representação”, conclui Clivânia Teixeira.
- Programação:
Comentários
Postar um comentário