Pular para o conteúdo principal



Felicidades-24/4

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta quinta-feira (24/4/2025), para:

  • Colunista social Cida Parente (foto com Turma de jornalistas).

  • Jornalista Tuyná Fontenele (foto).


  • Jornalista Nathan Santos (foto).
  • Jornalista Francisco Campos.
  • 58 anos de Eudes Rodrigues.
  • 43 anos de Arly Meneses.
  • 42 anos de Gilvan Sales.
  • 31 anos de Esther Mir.
  • Deusdedit Neto.
  • Joseacy Alencar Braga Alencar.
  • Tida Leal (foto).
  • Elen Sancho (foto).
  • Rosa Meireles (foto).
  • Lourdes Meira (foto).
  • Marcília Tavares (foto).
  • Vládia Samara de Araújo (foto).



Arquivo Nirez para 24/4 na História de Fortaleza:

  • 1869 - O 2º vice-presidente, coronel Joaquim da Cunha Freire, assume a Presidência da Província.
  • 1873 - Inicia seus trabalhos a American Telegraph and Cable Cº., que depois chamou-se The Western Telegraph Company Limited., com um contrato de cem anos.
  • 1880 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Companhia Ferro-carril do Ceará, com 4.210 metros de linha de bondes de tração animal. Em 1912 os direitos são transferidos para a companhia inglesa The Ceará Light & Power Cº Ltd., que passa a explorar os bondes puxados a burro e ao mesmo tempo instala os de tração elétrica, que começam a circular a partir de 1913 e vão até 1947 quando desapareceram do cenário.
  • 1896 - Fundada em Fortaleza a Companhia Ferro-Carril do Outeiro (Aldeota), que inaugurou sua primeira linha no dia 12 de outubro. Era dirigida por F. H. Harding.
  • 1918 - Morre, aos 77 anos de idade, o ex-chefe de polícia, ex-deputado, ex-senador, 2º vice-presidente do Estado, militar Antônio Joaquim Guedes de Miranda. Combateu na Guerra do Paraguai. Era fortalezense nascido em 31/12/1840.
  • 1930 - Estreia a Companhia de Operetas Brandão Sobrinho que esteve recentemente em Fortaleza, com “Mazurca Azul”, trazendo novamente o tenor Vicente Celestino.
  • 1936 - Eleito novo prefeito para Fortaleza Raimundo de Alencar Araripe, com 3.671 votos, seguido de José Jorge de Pontes Vieira com 3.325 votos, Franklin Monteiro Gondim com 965 votos e João de Campos Góis, com 316 votos.
  • 1942 - Morre, em Fortaleza, aos 50 anos de idade, o magistrado e poeta Epifânio Leite de Albuquerque, Oficial de Registro de Imóveis, cearense de Fortaleza, nascido a 5/6/1891. Foi eleito para a Academia Cearense de Letras-ACL, mas não chegou a tomar posse. É hoje nome de rua no Jacarecanga e Farias Brito.
  • 1943 - Sábado de Aleluia. Todos os anos, em Fortaleza, havia a queima de judas feitos de pano com enchimento de palha, molambos etc. Faziam-se sítios com bananeiras, galhos de fruteiras, etc. e levantava-se uma forca onde o judas ficava pendurado até a hora de ser queimado, antes havendo a leitura do testamento do mesmo que jocosamente deixava “seus bens” para a vizinhança. Neste ano de 1943, quase todos os judas retratavam a figura patética de Hitler.
  • 1944 - Chega a Fortaleza o locutor paulista César Rocha Brito Ladeira, para temporada no Ceará Rádio Clube-PRE-9, ZYN-6 e ZYN-7.
  • 1944 - Corre a notícia, em Fortaleza, da morte, em Juazeiro do Norte, da Beata Mocinha, nome ligado ao Padre Cícero.
  • 1945 - O jornal O Estado muda de direção quando o jornalista Alfeu Faria de Aboim deixa a direção, assumindo Walter de Sá Cavalcante, passando o jornal a fazer a campanha de Eurico Dutra à Presidência da República.
  • 1950 - Inaugurado, na Avenida Visconde do Rio Branco, 2395, o Posto Nash, de venda de combustível, lubrificantes e serviços, juntamente com a Renovadora de Pneus OK. Ltda.
  • 1951 - Inaugura-se, na linha do Prado, um “ônibus zepelim”, de propriedade de Airton Vieira de Moraes, confortável, com assentos estufados. O veículo tinha o formato de um dirigível tipo Graf Zepelin ou os “blimps” da US NAVY (marinha americana) do tempo da Segunda Guerra.
  • 1958 - Reconduzido, no cargo de Reitor da Universidade do Ceará o professor Antônio Martins Filho.
  • 1967 - Assume a presidência do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, o economista Rubens Vaz da Costa.
  • 1972 - Instala-se oficialmente o Instituto Euvaldo Lodi-IEL, em Fortaleza.
  • 1973 - Fecha a The Western Telegraph Co. Ltd., o Cabo Submarino, subsidiária do grupo inglês Cable & Wireless, em Fortaleza, após 99 anos, 4 meses e 1 dia de atividades e de haver completado seu contrato e estar a Embratel capacitada a assumir a demanda do tráfego. Funcionava em prédio alugado na Rua Castro e Silva, 286/290.
  • 1984 - O general Francisco Batista Torres de Melo é o novo comandante da 10ª Região Militar, substituindo o general Haroldo Erichsen da Fonseca. Sua posse contou com a presença do comandante do 4º Exército, general Jorge Sá Freire de Pinho.
  • 1986 - A 10ª Região Militar recebe seu novo comandante, o general Luís Pires Ururahy Netto, que vem substituir o general Francisco Batista Torres de Melo.
  • 1987 - Morre, às 17h30min, no Rio de Janeiro, o ex-deputado federal e empresário Sérgio Moreira Filomeno Gomes (Sérgio Filomeno), aos 46 anos de idade, vítima de enfarto do miocárdio.
  • 1991 - Abre-se, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-UFC/MAUC, na Avenida da Universidade, 2854, a 1ª Fotoface, promoção da Associação dos Fotógrafos Autônomos do Estado de Ceará-Aface, em homenagem ao fotógrafo, escritor, pintor e poeta Otacílio Ferreira de Azevedo. Os expositores foram: Adriano Paiva, Arimatéia Teixeira, Diogo Cartaxo, Eliete Ferreira, Francisca Nunes, Glória Paes, Júlio Verne, Maria Amélia Leite, Samuel Bezerra, Valdênia Silva e Valéria Maia.
  • 1991 - O prefeito municipal Juraci Vieira Magalhães sanciona a Lei 6.837, instituindo normas de proteção, preservação e conservação do Parque da Liberdade (Cidade da Criança).
  • 1993 - Morre, no Rio de Janeiro, o poeta e escritor Edgar Ramos de Alencar (Edigar de Alencar), autor de A Modinha Cearense, cearense nascido na Praia de Meireles, Fortaleza a 6/11/1901.
  • 2000 - Toma posse em cadeira no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Gisafran Nazareno Mota Jucá, saudado por João Alfredo de Sousa Montenegro (João Alfredo Montenegro), em solenidade no Auditório Pompeu Sobrinho, do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo.
  • 2000 - O Diário Oficial do Município 11.830 traz a Lei 8.423 do dia 12, denominando de Rua Gerardo Lima uma artéria de Fortaleza. Gerardo Matos Bezerra Lima (Gerardo Lima) criou mais de dez empresas, entre elas a FAE e a Formasa.
  • 2008 - A seção cearense da Associação Brasileira de Advogados-ABA-CE é instalada às 20h30min, no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC , quando foram empossados Gladson Mota, presidente e Pedro Jorge Medeiros, vice-presidente; ocasião em que é homenageado, o advogado Ernando Uchôa Lima.
  • 2013 - Projeto do vereador João Alfredo (PSOL) muda o nome da Praça 31 de Março para Praça Dom Helder Câmara desde o dia 12, mas somente neste dia foi publicada no Diário Oficial do Município a Lei 10.009 que fez a alteração. A praça fica na Praia do Futuro localizada a oeste com a Avenida Dioguinho, a leste com a Avenida Zezé Diogo, ao sul com a Rua João Alencar e ao norte com a Rua Francisco Moreira. Hélder Pessoa Câmara, que foi Arcebispo da Igreja Católica e defensor dos direitos humanos durante o Regime Militar Brasileiro.
  • 2019 - Morre em Fortaleza o médico Sérgio Gomes de Matos, aos 72 anos de idade. Clinicou em quase todos os hospitais de Fortaleza, foi membro do Conselho Regional de Medicina (CRM), pertencia à Academia Cearense de Medicina. Era cearense nascido em Fortaleza em 22/8/1946.

  • 120 anos da morte do flaustista, compositor e professor fluminense Paulo Augusto Duque Estrada Meyer.

  • Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais–Libras.
  • Dia Nacional da Família na Escola

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Salete Araújo.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Felicidades-13 de maio

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta terça-feira (13/5/2025), para: 79 anos de João Bosco Freitas Cordeiro. 77 anos de dom José Antônio Aparecido Tosi (foto). 75 anos do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais Stevie Wonder (foto).  42 anos da jornalista Sara Oliveira (foto com filhos). 36 anos de Silvana Leotini. 32 anos de Pedro Vitor Ponte. 26 anos de Victor Hugo. Radialista Samuel Conrado. Fátima Maria Pires Cabral. Radialista Ernesto Neudson Silva Rodrigues. Márcia Teixeira (foto). Silvinha de Castro (foto). Adriana Gurgel (foto). Socorro Magalhães (foto). Valkiria Oliveira (foto).

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Evandro e Uece lançam Programa Integração

O prefeito Evandro Leitão lança, nesta terça-feira (13/5/2025), o programa Integração Uece, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa atenderá 1.500 estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, com atividades no contraturno escolar, o que proporcionará o contato com a ciência e ambientes acadêmicos desde a educação básica. O lançamento será às 14 horas no auditório central da Uece, no bairro Itaperi. O novo programa, realizado por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), ofertará as seguintes atividades: Língua Portuguesa, Matemática, laboratório de Ciências, jogos lógicos, artes visuais, música, esporte e cidadania, desenvolvidas por meio de trilhas de conhecimento. As atividades serão mediadas por universitários da Uece e de outras Instituições de Ensino, selecionados por meio de chamada pública. O Integração Uece atenderá estudantes de seis escolas do Distrito de Educação 4, no turno da tarde. Os alunos vão utilizar a estrutura das salas...

Felicidades-13 de maio

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta terça-feira (13/5/2025), para: 79 anos de João Bosco Freitas Cordeiro. 77 anos de dom José Antônio Aparecido Tosi (foto). 75 anos do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais Stevie Wonder (foto).  42 anos da jornalista Sara Oliveira (foto com filhos). 36 anos de Silvana Leotini. 32 anos de Pedro Vitor Ponte. 26 anos de Victor Hugo. Radialista Samuel Conrado. Fátima Maria Pires Cabral. Radialista Ernesto Neudson Silva Rodrigues. Márcia Teixeira (foto). Silvinha de Castro (foto). Adriana Gurgel (foto). Socorro Magalhães (foto). Valkiria Oliveira (foto).

Dia das Mães 2025 Cariri Shopping

Para o Dia das Mães 2025, Cariri Shopping lança campanha para celebrar a força do amor que atravessa gerações. Campanha que acontece até este domingo (11 de maio) é oportunidade para complementar presente com chocolate suíço de luxo. O mundo muda o tempo todo. As modas passam, os costumes se transformam, a tecnologia avança, mas há algo, que permanece inalterado: o amor de mãe. Inspirado nesse sentimento, o Cariri Shopping lança sua nova campanha de Dia das Mães, que convida o público a celebrar essa emoção verdadeira e incondicional entre 2 e 11 de maio, ou até durarem os estoques. A cada R$ 450,00 em compras, o cliente pode trocar o cupom fiscal por uma caixa Coração de Trufas Lindor 150g, da Lindt. A marca suíça de chocolates premium Lindt é conhecida pela sua alta qualidade, sabor e textura suave. Um complemento ao presente, que promete roubar a cena e encantar os apaixonados por chocolates. Com o conceito “Mãe é laço pra toda vida”, a campanha ressalta o protagonismo do afeto, que...