Pular para o conteúdo principal



Intersolar Summit Brasil Nordeste em Fortaleza


Intersolar Summit Brasil Nordeste: Fortaleza sedia 5ª edição do evento, na quarta-feira (23) e quinta-feira (24/4), trazendo importantes discussões sobre Energias Renováveis.

Congresso técnico discutirá energia solar e assuntos como mercado de carbono, hidrogênio verde, armazenamento de energia, transmissão e eletromobilidade. Por sua vez, a feira, com visitação gratuita, deverá receber 5000 visitantes. Haverá ainda minicursos voltados a profissionais que atuam no segmento

Na quarta-feira (23) e quinta-feira (24/4/2025), Fortaleza sedia o Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos mais completos eventos da região envolvendo geração solar e temas relacionados, no Centro de Eventos do Ceará.

Em sua quinta edição, o evento se consolidou no calendário da região, atraindo 100 empresas expositoras em um espaço de 7.500 metros quadrados e aguardando mais de 5 mil visitantes. O Intersolar Summit Brasil Nordeste conta ainda com um Congresso Técnico, que discute as principais tendências para o Setor de Energias Renováveis, e minicursos voltados a profissionais, que atuam na área. Organizado pela Aranda Eventos & Congressos, em colaboração com a Solar Promotion International GmbH da Alemanha, o Summit trará à tona discussões estratégicas para o futuro do setor.

O Congresso contará com a participação de mais de 30 palestrantes renomados, especialistas do setor, com previsão de receber cerca de 500 congressistas.

Confira a Programação:


Quinta-feira (23/4)

  • 10h30 - Abertura: Palestrantes: Dr. Florian Wessendorf (diretor Geral, Solar Promotion International GmbH), Rodrigo Sauaia (CEO da Absolar), Luís Carlos Queiroz (presidente do Sindienergia), Jurandir Picanço (consultor de energia da Fiec), Markus Vlasits (diretor da Newcharge) e Celso Mendes (consultor da Aranda Editora).
  • 11h30 - Mercado de Carbono: Regulamentação e impacto na Indústria Solar-Palestrantes: Max Almeida (gerente Business e Estratégia - Americas na Earthood), Marina Mattar (CEO da Perspectivas) e Fabiano Machado (diretor na Apsis Carbon)
  • 14 hoeas - Geração solar centralizada: desafios e oportunidades-Palestrantes: Armando Abreu (presidente da Qair Brasil), Dr. Rodrigo Sauaia (presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Camila Ramos (CEO e Fundadora da CELA) e Francisco Habib Issa Mattos (diretor de Engenharia e membro do Conselho da Casa dos Ventos)
  • 16 horas - Perspectiva de microrredes e geração distribuída no Nordeste-Palestrantes: Everton Gurgel (Advogado e Procurador de Fortaleza da San Francisco Solar Consultoria Jurídica), Hanter Pessoa (diretor de Geração Distribuída do Sindienergia), Marcos Aurelio Izumida Martins (gerente de Desenvolvimento de Negócios da Gridspertise) e Lucas Melo (CEO da Sunplena Investimentos em Energia).
Quinta (24/4)
  • 10h30 - Hidrogênio Verde: a nova fronteira energética do Nordeste-Palestrantes: Brígida Miola (Secretária Executiva da Indústria- SDE), Gustavo Silva (diretor de Operações da Qair Brasil), Camila Ramos (CEO e Fundadora da CELA) e Jurandir Picanço (consultor de Energia da Fiec).
  • 13h30 - Panorama do armazenamento de energia elétrica no Nordeste-Palestrantes: Adalberto Moreira Campello Filho (gerente Comercial da Baterias Moura), Markus Vlasits (diretor da Newcharge), Maurício Gonçalves (CEO da 3E Soluções) e Jonas Becker Paiva (diretor da Colibri Capital).
  • 15h30 - Perspectivas do sistema elétrico e desafios da transmissão para cargas de grande porte-Palestrantes: Marcos Junior Soares de Lima (especialista Senior em Planejamento de redes da ENEL/CE), Joaquim Rolim (gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC) e Eduardo Rego (diretor de O&M da Voltalia Energia do Brasil).
  • 16h30 - Eletromobilidade: normalização e tecnologia-Palestrantes: Rafael Silva de Souza (diretor da Eletricarr), Rafael Cunha (fundador e COO da move) e Daniel Carvalho (CEO da DCC Energy).
O Intersolar Summit Brasil Nordeste traz minicursos com duas horas de duração cada para que profissionais do setor possam ampliar sua capacitação. Confira a relação:
  1. Projetos Elétricos Fotovoltaicos-Erros Custam Caro-Quarta (23) - 10h30 às 12h30-Palestrante: Vinícius Ayrão.
  2. Estruturação de Redes de Recarga-Quarta (23) - 13h30 às 15h30-Palestrante: Rafael Cunha e Cesare Quinteiro.
  3. Como Aterrar os seus Equipamentos para que não queimem durante uma descarga atmosférica. Quarta (23) - 16 às 18 horas-Palestrante: João Cunha.
  4. Modelos de negócios de manutenção em MicroFV-Quinta (24) - 10h30 às 12h30-Palestrante: Vinicius Ayrão.
  5. Sistemas Inteligentes para Transição Energética-Quinta (24) - 13h30 às 15h30-Palestrante: Camila Gehrke.
  6. Gestão de Demanda para Condomínios-Quinta (24) - 16 às 18 horas-Palestrante: Rafael Cunha e João Cunha.
Para mais detalhes, acesse: https://www.intersolar-summit-brasil.com/nordeste

Sobre o Intersolar Summit Brasil Nordeste:
 O Intersolar Summit Brasil Nordeste 2025 é o principal encontro para inovação solar na Região Nordeste do Brasil, unindo especialistas e autoridades do setor para discutir o potencial transformador da Energia Solar na região. Programado para 23 a 24 de abril no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o encontro se concentrará em tópicos importantes como geração distribuída e centralizada, soluções de armazenamento de energia em bateria (BESS), a fronteira regional do Hidrogênio Verde e o Mercado de Créditos de Carbono em evolução.

O evento oferece um programa abrangente, abordando desafios como fluxo de Energia Reverso, impactos do curtailment e soluções para produção de Hidrogênio em larga escala. Ele também fornece um Fórum para entender os desafios mais amplos do Setor Elétrico à medida, que as fontes de Energia intermitentes se expandem.

Em 2024, o evento atraiu mais de 5 mil visitantes e a conferência superou 500 participantes, complementada por uma exposição apresentando soluções de 100 fornecedores. A cúpula ressalta o papel vital da Região Nordeste na transição do Brasil para um futuro de Energia Renovável.

Parte da série global Intersolar, que abrange quatro continentes, o Intersolar Summit Brasil Nordeste fortalece a posição da Indústria Solar no Brasil e, além disso, promove conexões, inovação e crescimento sustentável.
SERVIÇO
  • INTERSOLAR SUMMIT BRASIL NORDESTE 2025
  • Quarta (23) e quinta (24/4)
  • Exposição: 10 às 19 horas.
  • Congresso: 10h30 às 18 horas
  • Centro de Eventos do Ceará-Avenida Washington Soares, 999-Edson Queiroz-Fortaleza).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...