Felicidades do Blog do Lauriberto, neste sábado (10/5/2025), para:
- 86 anos de Tarsis Eder Falcão Maia.
- 74 anos do jornalista Pedro Martins Freire (foto).
- 65 anos do cover de Roberto Carlos, Roberto Lino Pedrosa.
- 63 anos do ex-vereador Robert Burns Moreira de Oliveira (foto).
- 62 anos de Cid Palmeira.
- 54 anos de Neta Rodrigues.
- 46 anos da jornalista Paulla Pinheiro (foto com turma de jornalistas).
- 46 anos de Ive Miranda.
- 35 anos do jornalista Rafael Teixeira (foto).
- 30 anos da jornalista Larissa Teléscero (foto).
- 30 anos da jornalista Naiara Kecia (foto)-A vida é uma caixinha de surpresas. A gente nunca sabe exatamente onde ela vai nos levar, geralmente o que nos espera é bem diferente do que imaginamos. Com 18 anos, deixei minha casa no Interior e fui morar em uma cidade totalmente desconhecida. O sonho de estudar Jornalismo me guiava, mesmo com tantos medos e incertezas. Eu era uma menina muito apegada à minha mãe, e a distância foi uma das partes mais difíceis. Naquela época, a Comunicação ainda era muito difícil, não havia telefones por perto, muito menos Redes Sociais. Falar com minha mãe era um privilégio raro, e a saudade se tornava uma companheira constante. Era muito difícil não puder compartilhar com ela tudo que eu sentia e vivia. Foram anos de luta, dúvidas, insegurança... mas também de crescimento. Enfrentei cada obstáculo com coragem, mesmo quando o caminho parecia escuro. Tive medo e confesso, que muitas vezes sentia vontade de desistir. Hoje, aos 30 anos, olho para trás com orgulho. Estou em um lugar, que jamais imaginei alcançar tão cedo. Ainda tenho muitos sonhos pela frente, mas sou feliz com tudo, que já vivi e conquistei até aqui.
Feliz 30 anos para mim! Que essa nova fase seja de muitas vitórias e mais conquistas" - 19 anos de Aghata Marques.
- Jornalista Rivaldo Lima (foto).
- Samara Magalhães.
- Margarida Borges de Carvalho.
- Carlos Alberto Martins Rodrigues.
- Raul Carneiro Neto.
- Raul Araújo Filho.
Arquivo Nirez para 10/5 na História de Fortaleza:
- 1856 - Assume o governo da Província o vice Herculano Antônio Pereira da Cunha, que estava no cargo de Chefe de Polícia.
- 1856 - Assume a Chefia de Polícia, o conselheiro Vicente Alves de Paula Pessoa, em substituição a Herculano Antônio Pereira da Cunha.
- 1878 - Morre o médico Antônio Mendes da Cruz Guimarães, venerável da maçonaria, aos 40 anos de idade. Era cearense de Fortaleza nascido a 28/2/1838.
- 1884 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão da Guarda Nacional Trajano Antunes de Alencar Rodovalho que substitui o tenente FP Francisco Luís de Vasconcelos.
- 1895 - Morre, aos 76 anos de idade, o magistrado Hipólito Cassiano Pamplona, ex-presidente do Poder Legislativo do Ceará, ex-Chefe de Polícia. Era cearense de Aracati nascido a 2/3/1819.
- 1910 - Surge em Fortaleza a associação Cruzada dos Novos.
- 1914 - Instala-se a Associação dos Merceeiros, entidade de classe fundada por 14 modestos merceeiros, em um pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto em 5 de abril.
- 1918 - Instala-se, em Fortaleza, a filial cearense da Cruz Vermelha Brasileira.
- 1924 - Apresenta-se em Fortaleza, no palco do Cine-Teatro Majestic, o grupo Os Carolinos, formado pelos atores Sílvio Lage, Ada Egas e Rosita, a Portuguesa. Apresentaram burletas, canções e duetos sertanejos.
- 1930 - Inicia-se, no Passeio Público, a Festa das Nações, quermesses distribuídas por pavilhões que homenageiam diversos países.
- 1935 - O coronel Felipe Moreira Lima transfere o governo ao Secretário da Fazenda, Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), que fica na função até a entrega ao governador eleito.
- 1936 - Toma posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, a professora Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez), a segunda mulher a ocupar uma cadeira naquela casa.
- 1944 - O mar investe violentamente contra as casas da Praia de Iracema, numa ressaca, interrompendo o trânsito e expondo os cabos telefônicos.
- 1946 - Instala-se em Fortaleza, no Palacete Iracema, nos fundos do Palacete Ceará, recém adquirido, a Caixa Econômica Federal do Ceará, tendo na presidência Vicente Alves Linhares (Vicente Linhares).
- 1951 - A Academia de Letras do Ceará é absorvida pela Academia Cearense de Letras-ACL, iniciativa de Mário Rômulo Linhares (Mário Linhares) com apoio de Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira), Joel de Lima Linhares (Joel Linhares) e Clodoaldo Pinto de Mesquita.
- 1952 - Inaugura-se o Vacinogênio do Departamento Estadual de Saúde, com a presença do governador Raul Barbosa e do Secretário de Educação e Saúde médico José Waldemar de Alcântara e Silva.
- 1956 - Abre-se, em Fortaleza, mais um estabelecimento farmacêutico da Organização Farmacêutica Vasconcelos & Bezerra, na Rua Barão do Rio Branco esquina com Rua Liberato Barroso, na Galeria Marcílio Viana, conhecida popularmente como Galeria Branca.
- 1958 - Instala-se a Delegacia de Polícia do 3º Distrito, sob orientação de Epitácio Quesado Cruz (Epitácio Cruz) “Pita”.
- 1961 - Morre, em Messejana, fulminado por um choque elétrico, o industrial Joaquim Alberto Carneiro de Siqueira, sócio da firma Siqueira & Siqueira, de Fortaleza.
- 1964 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora da Paz, na Rua Visconde de Mauá, esquina com Rua Marcos Macedo, na Aldeota.
- 1965 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, na cadeira antes ocupada por Henriqueta Galeno, o médico, antropólogo e folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine), que foi saudado por José Valdivino de Carvalho.
- 1968 - Pela primeira vez uma juíza é elevada a desembargadora, Auri Moura Costa.
- 1970 - Fundado o Colégio General Osório, pelo major Asthon Guilherme da Silva, com sede provisória na Avenida Santos Dumont, 1324. Começou a funcionar no ano letivo de 1971. Antes era o Curso General Osório, que preparava alunos para o Colégio Militar de Fortaleza.
- 1973 - O Moinho Cearense, no Mucuripe, inicia suas atividades tendo à frente Roberto Gerardo Jereissati.
- 1974 - Lançados, no Salão Nobre do Palácio João Brígido (Paço municipal), às 18 horas, os livros: Cancioneiro de Fortaleza, do poeta Artur Eduardo Benevides e História Abreviada de Fortaleza, do historiador Mozart Soriano Aderaldo.
- 1975 - Com a presença do escritor Josué Montello, secretário da Academia Brasileira de Letras, foi empossado, na cadeira 39 da Academia Cearense de Letras, que tem como patrono Araripe Júnior, o professor, escritor e historiador Plácido Aderaldo Castelo.
- 1976 - Criado em Fortaleza o Clube do Chorinho, na Rua Padre Mororó, 1072, por Raimundo Dias Calado (Mundico Calado). Com a morte do fundador, seu genro Duílio continuou as apresentações até 2006.
- 1977 - A Assembleia Legislativa muda-se, do Palácio Senador Alencar, para novo prédio, na Avenida Desembargador Moreira, o Palácio Deputado Adauto Bezerra.
- 1977 - O governador Adauto Bezerra faz a declaração oficial de implantação da Universidade Estadual do Ceará-Uece, na presença do padre José Vieira de Vasconcelos, Presidente do Conselho Federal de Educação, representando o Ministério da Educação e Cultura e de autoridades civis e militares. A nova Universidade foi criada pelo Governador César Cals de Oliveira depois que a professora Antonieta Cals, então presidente da Funefor, preparou o processo respectivo para apreciação pelo Conselho Federal de Educação. Na administração, a Universidade teve como primeiro reitor o professor Antônio Martins Filho, fundador da Universidade Federal do Ceará, em 1954.
- 1978 - Inaugurada a Praça Belarmino Maia Mendonça, no Papicu, entre a Rua Engenheiro Plácido Coelho Júnior, Rua Desembargador Valdetário Mota e Rua Oliveira Viana, na gestão do prefeito engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques).
- 1978 - Publicado o Diário Oficial do Município 6403 trazendo o texto da Lei 5007, do dia 2/5/1978, que denomina de Rua Castro Meireles a rua sem denominação oficial popularmente conhecida como 15 de julho, que tem início na via férrea e término na Rua Paulo Machado, no Mondubim, numa homenagem ao médico psiquiatra Joaquim Castro Meireles, que dirigiu o Asilo de Alienados São Vicente de Paula, de Fortaleza, iniciativa do vereador Maurílio Assêncio.
- 1980 - Inaugura-se a nova Estação Ferroviária de Otávio Bonfim, pela Companhia de Transporte do Município e a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima-RFFSA.
- 1982 - Inaugurada a Escola de 1º Grau Dolores Alcântara, na Rua Cardeal Arcoverde, s/n, no Dom Lustosa, criada pelo Decreto 5.994, de 9/12/1981 publicado no Diário Oficial do Município 7298 de 17/12/1981.
- 1984 - Toma posse na Cadeira 34, da Academia Cearense de Letras-ACL, o médico e historiador Vinicius Antonius Holanda de Barros Leal (Vinícius Barros Leal), sendo saudado por Joaryvar Macedo.
- 1988 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará o capitão de fragata Carlos Eduardo Massayoshi Naito, que veio substituir seu colega de posto João Alberto Sant’Anna Sampaio.
- 2001 - O gaúcho Leonel de Moura Brizola (PDT), recebe, no Meridional Center Convenções, o título de Cidadão de Fortaleza, das mãos do presidente do Partido Democrata Trabalhista - PDT, vereador José Iraguassu Teixeira e do ex-vereador Tarcisio Leitão, título votado em 25/11/1987.
- 2002 - Falecimento, em Curitiba-Paraná, onde estava em tratamento de saúde, do jornalista cearense Tancredo de Sousa Carvalho Filho (Tancredo Carvalho), ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Cearenses, superintendente da Televisão Jangadeiro. Seu corpo chegou em Fortaleza no dia 11, sendo velado na Funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e o sepultamento ocorre no dia 12 no Cemitério Parque da Paz.
- 2012 - Morre, em Fortaleza, o poeta Sinésio Lustosa Cabral Sobrinho, advogado e professor, exerceu os cargos de juiz preparador eleitoral e promotor de justiça, foi procurador de justiça em Fortaleza e professor no interior do Estado. Pertencia às Academias Brasileira e Cearense da Língua Portuguesa, à Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro no Ceará, à Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, de Petrópolis-RJ, entre outras, à Associação Cearense do Ministério Público, da qual foi Presidente e editor do seu Boletim Informativo. Editou PR longos anos o “Mensageiro da Poesia”. Nascera em Várzea Alegre-CE, em 22/5/1915.
- 130 anos do nascimento do compositor fluminense Heitor Leite Sodré-Heitor Catumbi.
- 100 anos do nascimento do advogado Paulo Bonavides.
- 50 anos da morte do cantor e compositor fluminense Dilermando Pinheiro-Por influência de Luís Barbosa, que conheceu na Rádio Sociedade, passou a utilizar um chapéu de palha no acompanhamento de samba, que apelidou de "Stradivarius", e no qual batucou por aproximadamente 20 anos.
- 42 anos da Rádio MEC FM.
- 35 anos da Agência Brasil.
- Dia Mundial do Lúpus-Data, que conta com o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre alguns dos sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico, uma doença auto-imune crônica de causa desconhecida e de difícil diagnóstico, que acomete mais de cinco milhões de pessoas em todo o Mundo.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário