Pular para o conteúdo principal



Felicidades-17 de maio

Felicidades do Blog do Lauriberto, neste sábado (17/5/2025), para:

  • Jornalista Camila Vasconcelos (foto).
  • Jornalista Zinara Silvério Campelo da Costa (foto).
  • Jornalista e coronel Mauricio Cruz (foto com neta).
  • Radialista Adauto Soares Pontes.
  • Radialista Antônio Passos de Araújo.
  • Radialista José Idarlan Gomes Chaves.
  • Ex-vereador Leonel Alencar Júnior.
  • 74 anos de Antônio Edisio.
  • 32 anos de Henrique Bittencourt.
  • 27 anos de Kamila Sousa.
  • Aparecida Teixeira (foto).

  • Esther de Castro Barbosa (foto).
  • Raquel Ramos Machado (foto).
  • Rodrigo Maia (foto).
  • Lucianna de Castro Barbosa Rangel (foto).
  • Fernando Cirino Gurgel (foto com Ricardo Cavalcante e presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri).
  • Fernanda Matoso.

Arquivo Nirez para 17 de maio na História de Fortaleza:
  • 1883 - O paraense Domingos Antônio Raiol, (já Barão de Guajará), transfere o governo ao vice, Antônio Teodorico da Costa (pai).
  • 1891 - Sai, em Fortaleza, o jornalzinho “Bacalhau”, crítico.
  • 1893 - Publicado em Fortaleza o jornal “Comércio”, que depois foi substituído pelo “Diário do Ceará”.
  • 1928 - Às 8h30 foi lançada a pedra fundamental da Igreja do Cristo Rei, na Praça Benjamin Constant (hoje Praça da Bandeira), inaugurada em 29/5/1930. Na ocasião foi celebrada uma missa campal pelo padre Paulino Vieulledent, superior da Companhia de Jesus. Foi a primeira igreja católica sem cruz no topo, em Fortaleza. Hoje improvisaram uma cruz.
  • 1930 - Morre, nesta capital, aos 97 anos de idade, o abolicionista João Carlos da Silva Jatahy (Carlos Jatahy), nascido a 11/08/1842.
  • 1932 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23BC tem novo comandante, o coronel Alcebíades Dracon Barreto.
  • 1947 - Primeiro número da revista Evidência, “mensário independente imparcial”, sob direção de Francisco do A. Militão, tendo como redator artístico, Rubens de Azevedo, como gerente, A. S. Militão e como redator, Deusdedith Sousa. A redação ficava na Rua Barão do Rio Branco, 779. Era impressa nas oficinas do Almanaque da Parnaíba, na Rua Major Facundo, 54.
  • 1951 - Realiza-se, às 11h30, na serra do Maranguape, a primeira experiência de chuvas artificiais no Ceará, quando nuvens são bombardeadas com sal de cozinha.
  • 1953 - Eleita a nova diretoria da Associação dos Barbeiros e Cabeleireiros do Ceará, a qual fica assim constituída: presidente - Francisco Pedro de Sousa; vice-presidente - João Rôla; 1º secretario - Bartolomeu Eduardo da Silveira; 2º secretario - Luís Azevedo Marques; 1º tesoureiro - Francisco Vaes de Araújo e 2º tesoureiro - Luís Gonzaga do Nascimento. Diretoria - Antônio Pessoa Filho, Luís Azevedo, Raimundo Vicente de Oliveira, Francisco Aurio Ribeiro, Edson de Sousa Costa, Manuel Bernardino de Oliveira, Vicente Vasconcelos de Oliveira, Valdemar de Sousa, José Fidelis do Nascimento, Raimundo Leite da Costa, Abdias Sousa e Sergio João Alves. Presidente do Conselho de Honra - Felisberto Cursino de Sena.
  • 1954 - Clóvis Braga Rolim abre o Armazém Nordeste, que vendia tecidos. Nascia assim o Grupo C. Rolim.
  • 1965 - Inauguração da estátua de Capistrano de Abreu na Praça Comendador Teodorico (da Lagoinha), que posteriormente passaria para Praça Capistrano de Abreu. Na ocasião usaram da palavra o historiador Mozart Soriano Aderaldo e Pedro Gomes de Matos.
  • 1967 - Às 17h30 inaugurava-se, no prédio da Biblioteca Pública do Estado (depois Biblioteca Pública Menezes Pimentel, hoje Biblioteca Estadual do Ceará), na Praça do Cristo Redentor, a I Exposição Coletiva de Artes Plásticas Raimundo Cela, reunindo 43 artistas, pelo governador Plácido Aderaldo Castelo e o secretário de Cultura, Raimundo Girão.
  • 1971 - O tradicional Centro Estudantal Cearense, surgido em 11/8/1931, encerra suas atividades. Depois voltaria a funcionar.
  • 1973 - Morre o comerciante armênio naturalizado brasileiro, Thomas Boyadjian, representante consular da Armênia no Brasil. Era proprietário da Tapeçaria Persa, na Rua Senador Pompeu, 1426.
  • 1977 - Às 19h30min, na Assembleia Legislativa, o brigadeiro Jaime Silveira Peixoto, ex-comandante da Base Aérea de Fortaleza recebe o Título de Cidadão Cearense.
  • 1979 - Inaugura-se o novo prédio da agência do Banco Popular de Fortaleza S. A. - Banfort - Bezerra de Menezes, o Edifício Francisco Rodrigues Sancho, na Rua Meton de Alencar, 1795, na Praça Paula Pessoa (São Sebastião). Já não existe.
  • 1982 - Morre, em Fortaleza, o padre José Palhano de Saboia, sendo velado na Catedral Metropolitana até a trasladação de seu corpo para Sobral, onde foi sepultado. Nascera em Ibiapaba-Ceará, a 7/5/1922.
  • 1987 - Grava depoimento para o Arquivo Nirez o telegrafista Antônio de Alencar Santiago (Antony Santiago), técnico em eletrônica e pioneiro da telegrafia e do Rádio em Fortaleza, em sua residência nas Damas, na presença de seu sobrinho, pesquisador Aldo Santiago de Freitas.
  • 1990 - Conferido ao empresário no ramo de restaurante Joseph Ibrahim Khouri, libanês de nascimento, o Título de Cidadão Cearense.
  • 1994 - Morre, aos 102 anos de idade, engenheiro Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, nascido em Ipu no dia 3/3/1892. Era agraciado com a Medalha da Abolição e Sereia de Ouro.
  • 1995 - O Diário Oficial do Município 10607 traz a Lei 7708 do dia 8, que muda o nome da Rua Armando Amado de Oliveira para Rua Senador Paula Pessoa. No mesmo jornal é publicada a Lei 7703 do dia 8, que oficializa o nome da Vila Romero, conjunto de casas construída no ano de 1935 por José Romero no lado leste do Parque da Liberdade.
  • 1997 - Fundado o Acervo do Mucuripe Padre José Nilson de Oliveira Lima, na Rua Boa Vista, 26, residência de sua fundadora, dona Vera Lúcia Miranda “Verinha”, no Mucuripe.
  • 1998 - Dom Claudio Hummes despede-se de Fortaleza, deixando o Arcebispado, por ter sido nomeado arcebispo de São Paulo.
  • 2002 - Morre em Fortaleza o engenheiro agrônomo professor do Centro de Ciências Agrárias, antiga Escola de Agronomia, Ésio Pinheiro, ex-Secretário de Agricultura. Era cearense de Jaguaribe nascido a 24/7/1918.
  • 2012 - Falece, pela manhã, às 9h30, o conhecido beletrista Francisco Célio Rodrigues (Célio Curi), eterno fã dos artistas, Célio, o lourinho que estava presente em todos os auditórios, era o criador e presidente do Fã Clube Ayla Maria. Todos os programas de auditório da Ceará Rádio Clube, da Rádio Iracema de Fortaleza, da Rádio Dragão do Mar, da TV Ceará, da TV Jangadeiro, da TV Diário, da TV Verdes Mares, onde existiu um programa de auditório esteve Célio Curi, com sua competência e sua simpatia, distribuindo conhecimentos sobre nossos artistas para revistas, livros, jornais, emissoras de rádio e de TV. Nascera em Cascavel-Ceará, no dia 24/1/1937. Deixou um importante acervo fotográfico sobre o Rádio Cearense.
  • 2012 - Falece José Alves Fernandes, conhecido como professor Fernandes, era escritor, bibliófilo, intelectual de grande valor, membro da Academia Cearense de Letras-ACL, da Academia Cearense da Língua Portuguesa e Titular Emérito da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, fundou o primeiro cursinho preparatório para o exame vestibular em Fortaleza. O velório acontece na funerária Eternus, com missa às 15 horas, e o sepultamento às 17 horas, no cemitério Parque da Paz. Era cearense de Aracoiaba, onde nascera a 21/10/1930.

  • Dia do Desapego.
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia-Celebração para marcar a data de 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu suprimir a homossexualidade como doença mental da lista de patologias registradas no Manual de Diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais.
  • Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação, conhecido popularmente como Dia Mundial da Internet-Instituída em 17 de maio de 2005 em uma assembleia Geral da Organização das Nações Unidas-ONU na Tunísia, com o fim de destacar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para melhorar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos.

Com informações:

  1. Apcdec.
  2. Arquivo Nirez.
  3. Facebook.
  4. Frisson News.
  5. Salete Araújo.
  6. Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!