Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (23/5/2025), para:
- 53 anos de Alexsandro Amarante.
- 50 anos de Jarkson Cavalcante.
- 41 anos de Clarice Castro.
- 15 anos de Katherine Otoch Simões Borges (foto).
- Jornalista José Milton Rocha (foto).
- Radialista José Edmilson da Silva Vieira.
- Radialista Olavo Sales Filho.
- Thales Menezes.
- Ricardo Raul Lousada.
- Ana Maria Lima.
- Edson Queiroz Neto (foto).
- Renato Almeida Filho.
- Sarah Philomeno (foto).
- Isabel Ary Pereira (foto).
- Rodrigo Guilhon (foto).
- Victor Frota Pinto Filho (foto).
- 1897 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, o poeta José Rodrigues de Carvalho, sendo saudado pelo Padre Francisco Valdivino Nogueira. Ocupa a vaga deixada pela morte de José Carlos da Costa Ribeiro Júnior, fundador.
- 1907 - Morre, em Messejana, o político Tristão Antunes de Alencar Rodovalho, tenente coronel da Guarda Nacional, irmão de Rufino Antunes de Alencar Rodovalho. Fora presidente da Comissão Abolicionista de Messejana. Nascera no Exu-PE, em 1824.
- 1910 - Inaugura-se, em Fortaleza, o forno crematório da municipalidade, no local onde hoje fica a Secretaria Regional I, (SER-I), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde funcionou a Sumov, entre a estação de trem do Otávio Bonfim e a Praça dos Libertadores, da igreja de Nossa Senhora das Dores. O forno fora encomendado à casa comercial John Lilly and Sons, de Manchester, em 1909. Depois, o forno foi desativado e transferido para a estrada que é hoje a Avenida Sargento Hermínio.
- 1931 - Assume o comando da Força Pública do Estado (atual Polícia Militar do Ceará), o coronel do Exército Brasileiro, Júlio Veras, substituindo o coronel do Exército, Landri Sales Gonçalves.
- 1940 - São brevetados os primeiros aviadores civis do Ceará, em cerimônia realizada no 6º Corpo de Aviação, de Fortaleza, falando o interventor Francisco de Menezes Pimentel, e o jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
- 1942 - Instala-se, em Fortaleza, a 3ª Brigada de Infantaria, assumindo o comando o coronel Pedro Penedo Pedra, fazendo parte da 7ª Região Militar.
- 1947 - Instala-se em Fortaleza a Ceará Gás Butano, sociedade chefiada pelo comerciante Waldemar de Almeida Freire (Mazine) e que se destina à venda de fogões abastecidos por aquele tipo de gás. O escritório ficava na Rua Pedro Borges, 203, olhando para a Praça do Ferreira. Depois, em 1951, foi vendida para Edson Queiroz, que em 1957 a transformou em Norte Gás Butano.
- 1950 - Sai o primeiro número dos Anais do Instituto do Nordeste.
- 1952 - Nova diretoria tem a União Estadual dos Estudantes-UEE, assim constituída: Presidente - Manoel Lourenço dos Santos; Primeiro Vice - Francisco de Assis Lemos Dias; Segundo Vice - José dos Santos Serra; Secretário geral - José Maria Falcão; Primeiro secretário - José de Deus Barros; Segundo secretário - Laércio Gomes Pereira; Tesoureiro - Geraldo Murilo Guilherme Dodt; Primeiro Tesoureiro - Francisco Newber Machado; Segundo Tesoureiro - Roberto Caminha Juaçaba; Orador Oficial - Gladstone Ferreira Machado; Primeiro Orador - João Alfredo de Sousa Montenegro; Bibliotecário - Humberto Fontenele.
- 1953 - Morre o dramaturgo brasileiro Renato Viana, Nascera em 1895, no Rio de Janeiro, onde falece à uma hora da madrugada após vários dias preso ao leito. Muito criança foi para Manaus com os pais. Em 1913, veio para o Ceará, onde ingressou na ''Folha do Povo''. Em 1914, casou-se com dona Flita Cordeiro, filha de Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida e Clotilde Cordeiro. Trabalhou também na ''Tribuna'' e fundou vários jornais, entre eles, ''A Palavra'' e ''A Época''. Serviu como secretário do governo de Manuel do Nascimento Fernandes Távora, logo após a vitória da revolução de 1930. Dedicando-se logo após, inteiramente, à vida teatral, tanto como escritor de peças de grande valor e montagem quanto como ator e interpreta de largo recursos, fundou no Rio Grande do Sul o Teatro e deu mostras de acendrado idealismo na formação da juventude com vocação para a arte cênica e no aperfeiçoamento de genuínos valores que o tomaram por guia e mestre.
- 1956 - Inaugura-se, às 16 horas, o Estúdio Fotográfico Vogue, na Rua Floriano Peixoto, 729, no Palácio da Imprensa.
- 1958 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o poeta e jornalista Alcides Teixeira Mendes, fundador do Centro Literário (1894).
- 1959 - Lançamento da pedra fundamental do prédio da Televisão Ceará, TV Ceará-Canal 2, da Rede Tupi de Televisão, dos Diários e Rádios Associados, do grupo de Assis Chateaubriand, na Avenida Antônio Sales, no bairro da Estância, depois Dionísio Torres. O bairro teve esse nome em virtude do Sítio Estância Castelo, de propriedade de Dionísio de Oliveira Torres (Dionísio Torres), que aquiesceu à Prefeitura para abertura de ruas e nascimento de um novo bairro. Depois, em sua homenagem seu nome foi colocado.
- 1969 - Inaugurado, no bairro do Papicu, o Hospital Geral do INPS, hoje Hospital Geral de Fortaleza-HGF, na Avenida Ávila Goulart, 900. O primeiro diretor foi o médico Carlos Alberto Studart Gomes (Carlos Studart).
- 1973 - O Diário Oficial do Município 5.166 publica a Lei 4.174, do dia 21, dando nome ao espaço existente entre a Avenida Antônio Sales, Avenida Desembargador Moreira, Rua Assis Cateaubriand e Rua Visconde de Mauá, em frente ao jornais Correio do Ceará e Unitário, a TV Ceará Canal 2, dos Diários e Rádios Associados, a Televisão Verdes Mares, Canal 10, o Ceará Rádio Clube e a Rádio Verdes Mares. O nome dado ao novo logradouro foi, com muita justiça, Praça da Imprensa. Mas a praça não foi inaugurada, senão dois anos depois e, pela segunda vez, após dezessete anos.
- 1976 - Morre, em Fortaleza, o empresário José Roque de Macedo, proprietário da Empresa Iracema, depois Viação Iracema, na Rua Gonçalves Ledo, 1840, com escritórios na Rua Barão do Rio Branco. Era nascido em Araras-Iracema-Ceará, a 11/7/1903.
- 1977 - A antiga Praça Tenente-Coronel Alfredo Weyne, que teve o nome mudado para Praça do Bom Jesus, volta à sua antiga denominação, por Lei do prefeito Evandro Ayres de Moura.
- 1977 - Criada, pela Lei 10.088, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Ceará-CDICE, constituída cinco meses depois, vinculada à Secretaria de Indústria e Comércio-SIC.
- 1979 - Recebe, às 10 horas, o título de Cidadão de Fortaleza, conferido pela Câmara Municipal, padre Manuel de Castro Ferreira, vigário das paróquias do Patrocínio, Santa Teresinha e Icaraí.
- 1985 - Pela primeira vez Fortaleza ouve falar em Aids, a Síndrome da Imuno-Deficiência Adquirida, no I Congresso Cearense de Saúde, que no Brasil, se não fôssemos dominados culturalmente pelos americanos, deveria chamar-se SIDA.
- 1986 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o advogado e professor Raimundo Ivan Barroso de Oliveira, constituinte de 1947 e presidente da Assembleia em 1951-1953. Era cearense de Fortaleza nascido a 14/2/1921.
- 1987 - Irrompe incêndio no depósito do Central Cearense de Artesanato Luísa Távora (Ceart), na Aldeota, quando ficam destruídos centenas de trabalhos em talhas, couro e palha.
- 1988 - Exonerado o secretário de Segurança Pública Gilberto Aparecido Américo, ficando em seu lugar o delegado José Jaime de Paula Pessoa Linhares, interinamente.
- 1995 - Sancionada pelo prefeito Antônio Elbano Cambraia, a Lei 7.719, que tomba como patrimônio Cultural do Município de Fortaleza, a Feira de Artesanatos da Beira-Mar.
- 1995 - Morre, aos 63 anos incompletos, o médico Francisco Evandro Ferreira Gomes, fortalezense nascido em 2/6/1932.
- 1997 - Nomeada estafeta (carteira) dos Correios, Maria Fabiana Rodrigues Rocha, a primeira mulher carteira do Ceará.
- 1999 - Morre em Fortaleza o médico Carlos Alberto Studart Gomes, primeiro diretor do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Seu corpo foi velado na Funerária Ternura, Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no Cemitério Parque da Paz.
- 110 anos da 1ªGuerra Mundial-Itália declara guerra à Áustria-Hungria, juntando-se ao conflito do lado da Alemanha nazista e do Japão.
- 46 anos da Empresa Brasileira de Notícias (por meio da Lei 6.650), empresa pública, que absorve as atividades da Agência Nacional.
- 26 anos da morte do médico Carlos Alberto Studart Gomes.
- 26 anos da Liga Desportiva Pacajuense.
- Dia Mundial da Tartaruga
- Dia da Moeda da Sorte.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.









Comentários
Postar um comentário