Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta terça-feira (27/5/2025), para:
Arquivo Nirez para 27/5, na História do Ceará:
- 78 anos do empresário Deusmar Queirós (foto).
- 77 anos do jornalista Luciberto Forte.
- 70 anos do jornalista Ildemar Loyola.
- 69 anos do jornalista Ronaldo Salgado (foto).
- 62 anos de Tereza Ponte.
- 59 anos de Jacinta Grangeiro Carioca.
- 28 anos da jornalista Thamires Assunção (foto).
- Jornalista Isabel Oliveira (foto com professores Lauriberto Braga, Jari Vieira e Cláudio Landim).
- Jornalista Tina Holanda (foto).
- Professor Oto Sá Cavalcante (foto).
- Andrea Novais (foto).
- Ângela Barbosa (foto).
- Elizangela Santos.
Arquivo Nirez para 27/5, na História do Ceará:
- 1866 - Vai às ruas o primeiro número do jornal literário “Aurora Cearense”, de oito páginas, impresso na Tipografia Aurora Cearense.
- 1901 - Inaugura-se, em Fortaleza, a loja maçônica Liberdade IV.
- 1903 - Fundado em Fortaleza o Instituto Acadêmico Clóvis Bevilaqua pelos alunos da Academia de Direito do Ceará (Faculdade de Direito), que tem como presidente Filgueira Linhares; secretários Álvaro Adolfo e Arruda Gondim; tesoureiro José Rodrigues de Carvalho; orador Henrique Castriciano.
- 1913 - Morre em Fortaleza o advogado e jornalista na função de juiz substituto federal, Antônio de Amorim Garcia, nascido em Fortaleza no dia 29/09/1850.
- 1929 - Organiza-se em Fortaleza a Manufatura Aseptol, da firma Oliveira & Companhia, que tem como sócios César Cals de Oliveira e Meton de Alencar. Depois passou para o Laboratório Eduardo Bezerra, para o Laboratório Belém Carneiro e em 1961 foi adquirido por José Dias Vasconcelos, do Laboratório Madrevita.
- 1933 - O Governo Estadual no intuito de instalar uma imprensa oficial realiza um teste com uma tipografia existente na Cadeia Pública sob a supervisão do jornalista Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim) tendo como executores Eduardo Carvalho, José Alves de Moraes e João Correia de Barros, este último detento e aprendiz. O regime experimental terminou em 10/10/1933.
- 1935 - Assume a Chefia de Polícia, o 1º tenente Manuel Cordeiro Neto.
- 1935 - Novamente Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) está à frente da Administração de Fortaleza.
- 1935 - Morre em Fortaleza o bacharel em direito Joaquim Hélio Caracas, promotor público de Fortaleza nascido em Baturité a 09/10/1901. Hoje é nome de rua no Jacarecanga.
- 1940 - Uma missa, celebrada pelo Monsenhor Otávio de Castro, inaugura a capela da Assistência Municipal de Fortaleza, hoje Instituto José Frota.
- 1942 - Realizam-se em Fortaleza os primeiros exercícios de blackout. As luzes eram apagadas para que os “inimigos não pudessem nos ver”.
- 1945 - Morre, às 15h20, no Rio de Janeiro, aos 58 anos de idade, Francisco Floriano Delgado Perdigão, que foi presidente do Centro dos Importadores de Fortaleza, um dos fundadores e diretor-gerente do Banco dos Importadores de Fortaleza S. A.. Era cearense de Tamboril.
- 1947 - Inaugurada a Praça Portugal, na Aldeota, no cruzamento da Avenida Dom Luís com Avenida Desembargador Moreira. O engenheiro da obra foi Hélio Teixeira Maia.
- 1954 - A Rede de Viação Cearense - RVC tem novo diretor, o engenheiro Joaquim Carneiro da Cunha, substituindo o engenheiro Hugo Rocha.
- 1956 - Morre em Fortaleza, aos 77 anos de idade, o médico da Armada Brasileira, Almirante Rufino Antunes de Alencar Júnior (Almirante Rufino), sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza no dia 26/07/1870. Hoje é nome de rua na Vila União.
- 1959 - Mais uma vez, muda o comando da Polícia Militar do Ceará; o coronel do Exército Brasileiro, Aloísio Brígido Borba, assume o comando, em substituição ao coronel PM Raimundo Guanabara.
- 1962 - Eleita Miss Ceará 1962, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense - NAC, Rita Nóbrega de Melo, representante da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB.
- 1967 - Iniciado o desmonte da Usina Termoelétrica do Mucuripe, que fora vendida à Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
- 1967 - Morre o floricultor Antônio Oséas Carneiro, proprietário da Chácara das Rosas.
- 1970 - Inaugurado o Pronto Socorro Infantil de Parangaba.
- 1972 - O presidente da Assembleia Legislativa - AL, deputado José Adauto Bezerra de Menezes, lança a pedra fundamental do novo edifício da Assembleia, no cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com Avenida Pontes Vieira.
- 1978 - Inaugurado o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira - IPPOO, de Fortaleza, na Avenida dos Expedicionários, pelo governador José Waldemar de Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), com a presença do representante do Ministro da Justiça, advogado José Bonifácio da Silva Câmara (José Bonifácio Câmara). O prédio recebeu bênção do cardeal Aloísio Lorscheider, Arcebispo Metropolitano. Hoje está abandonado.
- 1982 - Falece, vítima de derrame cerebral, aos 70 anos de idade, o médico oftalmologista, professor Ocelo Pinheiro Landim, nascido a 24/11/1911 em Fortaleza.
- 1987 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida assina a Lei 6.201 tombando os espelhos de água da Lagoa de Messejana e da Lagoa de Parangaba.
- 1988 - Assume a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o delegado federal Moroni Bing Torgan.
- 1990 - Toneladas de algodão pegam fogo na Fábrica Vicunha, no Conjunto Industrial, com início às 8h30 só debelado pelo Corpo de Bombeiros à noite.
- 2003 - Um dos moradores mais antigos da Praia de Iracema, Zairton Ferreira Lopes, 83 anos de idade ''velho da Gruta da Praia'', morre, às 15 horas, por complicações de uma pneumonia. O sepultamento ocorre no dia seguinte, às 10 horas, no Cemitério São João Batista. Com um ar de ermitão, uma longa barba e um forte temperamento, era uma das figuras mais conhecidas da Avenida Almirante Barroso. O velho da Gruta da Praia se estabeleceu no bairro em março de 1944, quando montou um balneário na rua dos Tabajaras, em frente ao alojamento dos aviadores. Lá vendia de tudo: água de coco, bebidas, guardava os pertences das pessoas que iam tomar banho de mar e também alugava roupa de banho - calção e maiô.
- 2003 - Aos 82 anos, falece, vítima de ataque cardíaco, às 4h30min da manhã, o pediatra Luís Braga de França Ferreira. (Luís de França). O corpo foi velado na funerária Ternura Rua Padre Valdivino nº 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado, às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz. Pioneiro na pediatria no Estado, há 42 anos fundou o Pronto Socorro Infantil Luís de França, na Avenida Heráclito Graça, com a filosofia de sempre prestar o melhor atendimento de saúde infantil do Ceará. O hospital foi idealizado pelo médico Luís França após seu retorno dos Estados Unidos, no início da década de 50, quando tinha ido cursar pós-graduação no Baby`s Hospital, na Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos. Era nascido no dia 07/08/1920, em Fortaleza, formou-se em 1944, na Faculdade de Medicina do Recife.
- 55 anos do nascimento do jornalista Francosco Antônio Mesquita-Pepo Melo. Morreu em 6/1/2024.
- 45 anos da criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb.
- Dia Nacional da Mata Atlântica-Data homenageia a "Carta de São Vicente", escrita em 1560 pelo Padre Anchieta e objetiva conscientizar a população para a conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica.
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.










Comentários
Postar um comentário