Com o objetivo de proteger fortalezenses e turistas, que irão participar do Halleluya 2025 e Fortal 2K25, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta terça (22) e quarta-feira (23/7), uma operação especial de combate às Arboviroses. As ações ocorrerão em 38 quarteirões dos bairros Boa Vista, Dias Macedo, Manoel Dias Branco e Cidade 2000, como estratégia de prevenção antes da concentração do público.
A iniciativa envolverá a aplicação de inseticida com equipamento portátil leve (UBV), a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e a inspeção em canais e galerias de água pluvial. Além disso, haverá ação educativa visando orientar à população sobre a importância da prevenção das arboviroses.
-Essas ações serão fundamentais para reduzir a proliferação do Mosquito Aedes Aegypti em áreas com grande circulação de pessoas. Atuaremos de forma preventiva para evitar surtos de arboviroses e garantir mais segurança sanitária à população”, destaca Joaquim Neto, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos.
Além da mobilização prévia, está previsto um segundo ciclo na segunda-feira (28/7), visando reforçar as medidas nas áreas críticas, que forem identificadas durante as vistorias iniciais, garantindo uma cobertura contínua e mais efetiva das ações de prevenção.
Capacitação sobre boas práticas e saúde do trabalhador para ambulantes: Entre 9 e 18/7/2025, a SMS realizou uma capacitação voltada para ambulantes, que atuarão nos eventos Halleluya e Fortal 2025. Ao todo, 156 ambulantes participaram do curso, que abordou temas como boas práticas para o comércio de alimentos e serviços de alimentação, além da prevenção de riscos ocupacionais.
A iniciativa objetivou garantir mais segurança alimentar e condições adequadas de trabalho para os profissionais, que atuarão durante o evento, contribuindo com a saúde pública e o bem-estar da população.
Comentários
Postar um comentário