Pular para o conteúdo principal



Última semana das Etapas Regionais do 25º São João do Ceará


A última semana do 25º São João do Ceará começa nesta terça-feira (8) e vai até o domingo (12/7/2025), encerrando com brilho as etapas classificatórias do mais relevante e prestigiado circuito da cultura junina do estado. Ubajara, Fortaleza, Tauá e Meruoca recebem as últimas apresentações de quadrilhas juninas para o certame, marcando o fim das 21 etapas regionais e definindo as campeãs de cada etapa para a final do 20° Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino, que acontecerá em Aracati entre 17 e 20/7/2025.

Abrindo a programação desta semana decisiva, a maratona junina terá início na Serra da Ibiapaba com o Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças, que Recordam as Tradições, em Ubajara. Com dois dias de atividades no Centro de Eventos, o público poderá acompanhar as apresentações de grupos vindos de municípios vizinhos como Tianguá, São Benedito e Guaraciaba do Norte. Os espetáculos iniciarão no entardecer e seguirão pela madrugada adentro, trazendo à cena o encantamento típico das festas da serra.

Na capital, Fortaleza também se prepara para celebrar a tradição com duas frentes de apresentações. O primeiro destaque é o tradicional XVI Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América, que será realizado na Praça Frei Galvão, nos dias 10 e 11 de julho. Em seguida, nos dias 11 e 12, será a vez do evento Território da Tradição: Mestres da Cultura, Guardiões do Saber da Periferia, que acontecerá na Praça do Beira Rio, no bairro Vila Velha, homenageando importantes lideranças culturais das comunidades periféricas da cidade.

Simultaneamente, o interior do estado segue em festa. Em Tauá, o XXIV Chitão dos Inhamuns tomará conta da Praça da Juventude em 10 e 11, trazendo o vigor das tradições sertanejas da região dos Inhamuns. Já no Sertão de Sobral, a cidade de Meruoca será palco do X Meruoca Junino – Celebrando o Legado dos Mestres da Cultura Popular, em 11 e 12, promovendo uma programação voltada para o reconhecimento e valorização dos mestres da cultura da região.

Enquanto os preparativos seguem intensos para as últimas etapas, o fim de semana passado foi marcado por uma agenda movimentada e disputas emocionantes em diversas regiões do estado. As apresentações mantiveram o brilho, a criatividade e a força das tradições das quadrilhas juninas. Em Baturité, a grande vencedora foi a Cheiro de Terra, representante da própria cidade. Já em Aquiraz, quem conquistou o primeiro lugar foi a Junina Cearense, do município de Horizonte. Pindoretama consagrou a criatividade da Fiapo de Trapo, de Cascavel. Em Fortaleza, a etapa do bairro Pirambu foi marcada pela vitória da Ceará Junino, enquanto o bairro Ellery celebrou o talento da Paixão Nordestina. No interior, Itarema foi palco da consagração da Quadrilha Esperança, de Camocim. Em Juazeiro do Norte, a Nação Nordestina fez bonito em casa e garantiu o título da etapa. E em Croatá, a emoção ficou por conta da Flor de Coroatá, grupo local, que encantou jurados e público. Cada vitória reafirma a força cultural do movimento junino e prepara o cenário para a grande final estadual.

Serviço
UBAJARA-SERRA DA IBIAPABA
Arraiá da Serra 2025 – Teia das Crenças, que Recordam as Tradições
Data: 8 e 9 de julho
Local: Centro de Eventos – Avenida Governador César Cals, s/n (estrada do teleférico, em frente ao Neblina Park Hotel)
8 de julho – Terça-feira
18h – Abertura Oficial
19h – Quadrilha Encanto Junino (Guaraciaba do Norte)
20h – Quadrilha Encanto Junino (Guaraciaba do Norte) – 2ª apresentação
21h – Arraiá do Luar (Ubajara)
21h30 – Arraiá da Juventude (Ipu)
22h30 – Junina Filhos de Taboca (Ubajara)
23h30 – Quadrilha Explode Coração (Tianguá)
00h30 – Junina Namoro na Roça (Tianguá)
9 de julho – Quarta-feira
19h – Quadrilha Infantil Vozes do Alto (Guaraciaba do Norte)
20h – Arraiá São Bené (São Benedito)
21h30 – Luar Encantado (Tianguá)
22h30 – Quadrilha Asa Branca (Tianguá)
23h30 – Coração Nordestino (Tianguá)
00h30 – Junina Evolução (Ubajara)
01h30 – Quadrilha Luar da Serra (São Benedito)
FORTALEZA – JARDIM AMÉRICA
XVI Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América
Data: 10 e 11 de julho
Local: Praça Frei Galvão – Rua Delmiro de Farias, s/n
10 de julho – Quinta-feira
9h – Quadrilha Infantil (1ª)
20h – Quadrilha Infantil (2ª)
21h – Capodrilha
22h – Junina Passagem
23h – Quadrilha Maria Bonita
00h – Grupo Junino Formoso Luar
11 de julho – Sexta-feira
19h – Quadrilha Infantil (1ª)
20h – Quadrilha Infantil (2ª)
21h – Junina Viva São João
22h – Quadrilha Cordapes
23h – Quadrilha Amor Nordestino
00h – Quadrilha Babaçu
TAUÁ – SERTÃO DOS INHAMUNS
XXIV Chitão dos Inhamuns
Data: 10 e 11 de julho
Local: Praça da Juventude – Rua Manoel Salgueiro, s/n – Aldeota
(Programação detalhada das apresentações por ordem a ser divulgada localmente.)
11 e 12 de julho
MERUOCA - SERTÃO DE SOBRAL
X MERUOCA JUNINO “CELEBRANDO O LEGADO DOS MESTRES DA CULTURA POPULAR”
Na Praça de Apoio ao Turista
(Rua São José, 240, Centro - Meruoca/CE)
11 DE JULHO - SEXTA-FEIRA
18h - Forró Pé de Serra, Feira de Artesanato e Comidas Típicas
19h - Quadrilha Infantil Junina Encanto Da Serra (Meruoca)
19h30 - Arraiá Cumade Chica - Diversidade (Meruoca)
20h - Quadrilha Sonho Junino (Santana Do Acaraú)
21h - Quadrilha Amor Junino (Meruoca)
22h - Quadrilha Beija Flor Do Sertão (Coreaú)
23h - Quadrilha Do Denis (Graça)
00h - Quadrilha Paixão Junina (Cariré)
1h - Quadrilha Sobral Junino (Sobral)
12 DE JULHO - SÁBADO
18h - Forró Pé De Serra, Feira De Artesanato E Comidas Típicas
19h - Quadrilha Infantil Arraiá Da Juventude (Sobral)
19h30 - Quadrilha Luar Da Serra - Diversidade (Meruoca)
20h - Quadrilha Estrela Do Luar (Sobral)
21h - Quadrilha Beija Flor Do Sertão (Senador Sá)
22h - Arraiá Dos Apaixonados (Groaíras)
23h - Junina Flor Do Gancho (Forquilha)
11 e 12 de julho
GRANDE FORTALEZA
TERRITÓRIO DA TRADIÇÃO: MESTRES DA CULTURA, GUARDIÕES DO SABER DA PERIFERIA
Na Praça do Beira Rio
(Entre Ruas 26 e 29 - Vila Velha)
11 DE JULHO - SEXTA-FEIRA
19h - Quadrilha Infantil Junina Estrela Nordestina
20h - Quadrilha Diversidade Camponesa
21h - Quadrilha Junina Papoquinho (Fortaleza)
22h - Arraiá Do Meu Sertão (São Gonçalo Do Amarante)
23h - Junina Minha Sinhá (Horizonte)
00h - Zé Testinha (Fortaleza)
1h - Junina Coração Sertanejo (Fortaleza)
12 DE JULHO - SÁBADO
19h - Quadrilha Infantil
20h - Zé Moringa (Fortaleza)
21h - Explosão Nordestina (Fortaleza)
22h - Junina Barreirão (Trairi)
23h - Paixão Junina (Maranguape)
00h - Junina Carcará (Caucaia)
(As apresentações seguem ordem definida por sorteio no dia do evento, com espaço para rodas de conversa e intervenções culturais.)



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...