Pular para o conteúdo principal



Da Janela no Dragão

 *Ministério da Cultura e BB Seguros apresentam temporada do espetáculo teatral “Da Janela”, em Fortaleza*


_O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe, em seu teatro, nos dias 18 e 19 de outubro, obra cênica para a infância que aborda a acessibilidade como o centro da narrativa_

Concebida pelo diretor teatral Marco dos Anjos, “Da Janela” conta uma história de amizade entre três crianças, em um jogo cênico no qual recursos assistivos fazem parte da dramaturgia, criando uma experiência artística inclusiva e sensível, por meio de uma linguagem de Teatro Infantil Acessível. Malu, Nina e Cadu se conhecem pelas janelas de suas casas. Aos poucos, começam a se comunicar à distância. A conexão entre eles se aprofunda à medida em que, intuitivamente, aprendem a lidar com as diferenças.  

Com patrocínio da BB Seguros, “Da Janela” cumpre curta temporada no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), nos dias 18 e 19 de outubro (sábado e domingo), com sessões sempre às 16h. O teatro está localizado na rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema. De classificação livre e acessível para todos os públicos e duração de 50 minutos, os ingressos estão à venda pelo Sympla no endereço eletrônico: https://bileto.sympla.com.br/event/110991/d/339700/s/2303716 . 

*Sobre o espetáculo "Da Janela"*

“Da Janela” é um espetáculo infantil que faz da acessibilidade parte da própria cena, transformando recursos em poesia e jogo teatral. A cada momento, as crianças são convidadas a experimentar novas formas de se comunicar, descobrindo que a linguagem pode ir muito além das palavras. Fruto de uma pesquisa dedicada ao encontro entre arte, inclusão e acessibilidade, a montagem incorpora a narração das cenas e a tradução em Libras como elementos orgânicos da dramaturgia, integrando-os ao brincar e à imaginação. Assim, o palco se abre como espaço de descobertas, onde diferentes modos de expressão se tornam naturais e encantadores. Todas as cenas foram concebidas para serem plenamente acessíveis, dispensando elementos externos como intérprete de Libras ou audiodescrição.

A concepção da peça colocou a acessibilidade dentro de todas as etapas da criação com a participação de consultores de inclusão e pessoas com deficiência. De forma que teatralizasse recursos de acessibilidade na comunicação, transpondo barreiras linguísticas e tornando a encenação inclusiva a crianças com deficiência. Com isso, a inclusão aparece de forma orgânica, resultando em um espetáculo que pode ser acompanhado por crianças e adultos com ou sem deficiência visual ou auditiva. 

*Personagens e narrativas acessíveis*

De sua janela, Malu, interpretada pela atriz Elizândra Souza, por meio de um binóculo observa e narra o que acontece na vizinhança e, desta forma, descreve, com suas próprias palavras, o que se passa em cena, auxiliando na compreensão de quem não vê. Enquanto a personagem Nina, vivida pela atriz surda Mariana Siciliano, ensina a Cadu (Alain Catein) como é possível se comunicar sem usar as palavras. 

Já Thamires Ferreira, atriz e intérprete de Libras, se junta à cena no papel de síndica da vizinhança. Ela comenta, em Libras, o que se passa no palco para a plateia, que é convidada a se autodescrever e a dizer, em Libras, a frase: “Você quer ser meu amigo?”. A atração também disponibilizará fones abafadores, para pessoas com sensibilidade auditiva, e monitores especializados, além da acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas. 

“É uma grande satisfação patrocinar um espetáculo como este, que fez sucesso em várias cidades e agora encerra a temporada em Fortaleza. A cada lugar que estivemos presentes por esta parceria, vimos como a arte acessível transforma a experiência do público e amplia a forma como nos posicionamos. Por aqui, acreditamos no poder da cultura como instrumento de inclusão e representatividade, e espetáculos como o Da Janela reforçam o nosso compromisso em alcançar cada vez mais pessoas, ampliando vozes e criando experiências transformadoras", comenta Luciana Garrone, Gerente de Marketing Institucional e Mercadológico da Brasilseg, uma empresa BB Seguros.

Todo o processo de criação do projeto foi motivado pelo desejo do encenador Marco dos Anjos de pesquisar a inclusão de pessoas com deficiência em um espetáculo. Ao passo que os recursos de acessibilidade estão cada vez mais presentes nas apresentações teatrais, Marco os via como algo à parte, sem uma integração com o que estava sendo apresentado. Logo ele se desafiou a criar um espetáculo em que esses recursos estivessem também teatralizados. 

Para isso, contou com a consultoria de Vanessa Bruna, da Incluir pela Arte, e Christofer Allex, consultor de Libras, que estiveram em ensaios e foram decisivos para a formatação final da dramaturgia e da direção. E o elenco do espetáculo inclui profissionais com deficiência, como o caso da atriz surda Mariana Siciliano. 

“Eu quis experimentar os recursos de acessibilidade desde o primeiro ensaio. O desafio era estar organicamente na dramaturgia. Ser acessível sem recursos extras e de forma divertida”, resume o diretor, Marco dos Anjos, que coleciona mais de 50 prêmios com a companhia Trupe do Experimento, da qual é diretor artístico há 18 anos e assinou nove espetáculos neste período.  

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)*

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - CDMAC, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), é um corpo vivo que pulsa no coração da cidade. Entre fluxos urbanos intensos e comunidades repletas de memórias, saberes e resistências, o Dragão do Mar é um farol de possibilidades. Inspirado pelos princípios de liberdade e coragem, valoriza a diversidade cultural e propõe-se como um lugar de encontro e diálogo entre diferentes formas de expressão. Com arquitetura arrojada, assinada pelos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo, simboliza o elo entre tradição e contemporaneidade, refletindo o espírito inquieto e criativo do povo cearense. Desde 1999, é um dos principais centros culturais do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social com ações, projetos e parcerias que promovem a circulação de ideias e fortalecem a produção artística.

Localizado na Praia de Iracema, o equipamento cultural ocupa uma área de 30 mil m², sendo 16 mil m² de área construída. Com mais de 1 milhão de visitantes por ano, celebra, em 28 de abril de 2025, seus 26 anos de história. Reconhecido como um dos principais centros culturais do país, oferece mais de 90% de sua programação de forma gratuita ou acessível. O espaço abriga ainda cafés, livrarias e lojas, ampliando a experiência do público para além das artes.

*Acessibilidade CDMAC*

O Centro Dragão do Mar passa por uma fase de requalificação da Praça Almirante Saldanha, enquanto outros espaços do complexo também recebem serviços de manutenção. Durante esse período, o acesso do público ao equipamento poderá ser feito pela Rua José Avelino, atravessando a praça pelo Palco Rogaciano Leite Filho, ou pela Rua Boris, em frente ao Hub Cultural Porto Dragão. Mesmo durante o período de manutenção, o Dragão do Mar segue com sua programação cultural, oferecendo ao público uma agenda diversificada de atrações artísticas e culturais. 

*Ficha técnica:*

Idealização, direção artística e dramaturgia: Marco dos Anjos | Direção de produção: Bárbara Galvão e Felipe Valle | Assistente de direção: Rohan Baruck | Elenco: Elizândra Souza, Mariana Siciliano e Alain Catein | Comunicação em Libras: Thamires Ferreira | Coordenação artística: Felipe Valle | Coordenação de produção: Bárbara Galvão, Carolina Bellardi e Fernanda Pascoal (Pagu Produções Culturais) | Produtora assistente: Natália Dias | Trilha sonora e direção musical: Ananda K | Direção de movimento e preparação corporal: Ricardo Gadelha | Cenografia: Cachalote Mattos | Figurinos: Teresa Abreu | Iluminação: Ana Luzia Molinari de Simoni | Adereços: Leandro Fazolla | Visagismo: Leo Thurler | Consultoria em acessibilidade: Vanessa Bruna | Consultoria em Libras: Christofer Allex | Modelista: Francisca Sabóia | Aderecista de figurinos: Nayara Pereira | Cenotécnico: Marco Antonio Rodrigues | Identidade visual e design Gráfico: Fabrício Sacramento | Programação visual e gestão de mídias sociais: Daniel Barboza | Assessoria de imprensa: Washington Feitosa | Fotografia: Annelize Tozetto, Daniel Barboza e Renato Mangolin | Registro e edição de vídeos: Flash Filmes | Produção local: Fernanda Alencar | Gestão de projeto e prestação de contas: Felipe Valle e Mariana Sobreira (Fomenta Soluções Culturais) | Supervisão de projetos incentivados: Juliana Trimer  | Analista de projetos incentivados: Thiago Monte | Assistente de gestão: Bayron Alencar | Contabilidade: Máximos Contabilidade | Correalização: Fomenta Soluções Culturais | Coordenação de Projeto: Trupe Produções Artísticas | Realização: Trupe do Experimento. 

*Serviço:*

Da Janela (https://www.youtube.com/watch?v=fFNNlRyivBI) 

Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)

Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema 

Temporada: 18 e 19 de outubro de 2025 

Dias e horários: sábado, às 16h, e domingo, às 16h 

Acessibilidade: todas as sessões com linguagem acessível, narração poética e monitoria 

Ingresso: R$ 40 (inteira), e R$ 20 (meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência e acompanhante, quando indispensável para locomoção, adultos maiores de 60 anos), à venda no site https://bileto.sympla.com.br/event/110991/d/339700/s/2303716  e na bilheteria física do Dragão do Mar. 

Capacidade do teatro: 246 pessoas sentadas 

Duração: 50 minutos 

Classificação indicativa: livre para todos os públicos 

Informações: fone: (85) 3488 8600 / (85) 3488 8608 | e-mail: bilheteria.cdmac@idm.org.br | site/ http://www.dragaodomar.org.br/  | Instagram/ @dragaodomar | YouTube/  https://www.youtube.com/channel/UCLmzqznbHNVYut6jLDQdG8g 

Assessoria de imprensa Da Janela: Washington Feitosa, Mar Aberto Produções; radiownf@gmail.com; Tel.: (85) 99758-6096

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...