Pular para o conteúdo principal



PMF realiza 600 procedimentos no II Dia C


A Prefeitura de Fortaleza promoveu, neste sábado (22.11), o segundo mutirão de cirurgias eletivas de 2025, com a realização de 600 procedimentos em um único dia. A iniciativa integrou o Dia C de Cirurgias, mobilização do Governo do Ceará que contemplou mais de três mil procedimentos em todo o Estado (foto Beatriz Bobitz).

Durante a ação, o Prefeito Evandro Leitão destacou o esforço permanente da gestão municipal para ampliar o acesso da população aos serviços cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimentos. O prefeito também agradeceu a parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal.

“Hoje é um dia muito especial para a Prefeitura de Fortaleza. Estamos mobilizando 15 hospitais para garantir a realização de 600 cirurgias em um único dia. Nos primeiros dez meses da nossa gestão, já alcançamos aproximadamente 48 mil cirurgias, e seguimos firmes rumo à meta de fechar 2025 com 60 mil procedimentos realizados. É uma meta ousada, mas, graças ao trabalho conjunto e ao comprometimento dos nossos profissionais de saúde, tenho convicção de que iremos alcançar,” afirmou o prefeito Evandro Leitão."Hoje é um dia muito especial para a Prefeitura de Fortaleza. Estamos mobilizando 15 hospitais para garantir a realização de 600 cirurgias em um único dia," afirmou o prefeito Evandro Leitão. (Foto: Beatriz Boblitz)

A mobilização envolveu 15 unidades da Rede Municipal de Saúde, entre equipamentos próprios e contratualizados. Entre os participantes da ação, estavam o Instituto Dr. José Frota, o Hospital da Mulher, o Hospital da Criança, os três Frotinhas, os três Gonzaguinhas e a Santa Casa de Misericórdia, que concentraram equipes e recursos para atender à demanda reprimida.

Foram contempladas 15 especialidades, incluindo traumatologia, urologia, ginecologia, oftalmologia e procedimentos de média complexidade, como a retirada de tumores de pele, correção de hérnias e cirurgias de vesícula.

Parceria

Coordenado pela Prefeitura de Fortaleza, o mutirão integrou o Dia C de Cirurgias, iniciativa do Governo do Ceará que mobilizou cerca de 100 unidades de saúde em 56 municípios. No hospital Albert Sabin, o governador reforçou o impacto da iniciativa, que prevê a realização de mais de três mil procedimentos em todo o Estado.

“A Rede Estadual de Saúde já realizou mais de 134 mil cirurgias este ano, um resultado que mostra a dedicação e a força dos nossos profissionais de saúde. Estar aqui no Albert Sabin ao lado do prefeito Evandro Leitão é uma alegria, porque seguimos juntos para aliviar o sofrimento do nosso povo e renovar a esperança de tantas famílias. Vamos continuar trabalhando muito para ampliar o número de cirurgias, fortalecer a assistência e melhorar a qualidade de vida dos cearenses,” afirmou o governador Elmano de Freitas.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, o mutirão é fruto de um planejamento cuidadoso, intensificado nas últimas semanas, para garantir que as cirurgias aconteçam de forma organizada e segura.

- Estamos percorrendo os hospitais, acompanhando de perto o andamento dos procedimentos. Na nossa rede, serão realizadas hoje 600 cirurgias, o que representa um passo significativo para diminuir filas acumuladas ao longo dos anos, especialmente após a pandemia. Nosso objetivo é fazer com que ninguém espere mais de 180 dias por uma cirurgia,” ressaltou a secretária.

Conforme o superintendente adjunto do IJF, Roberto Ibiapina, a realização das cirurgias envolve um processo meticuloso, que contempla desde a regulação da fila cirúrgica até a preparação de toda a estrutura hospitalar.

- Hoje está sendo um dia muito proveitoso para o IJF. Temos 70 procedimentos programados em diversas especialidades, com a participação integrada de médicos, enfermeiros, técnicos e demais colaboradores. Todo esse trabalho começa muito antes do mutirão, em várias etapas integradas, para que tudo aconteça com segurança e conforme o planejado. Ver todos esses mecanismos funcionando de forma alinhada demonstra a força do SUS e o compromisso das equipes”, pontuou o superintendente.

Mais saúde e tranquilidade

A agricultora Jaqueline de Andrade Silva aguardava há mais de dois anos por uma cirurgia ortopédica de retirada de ferro de fixação na perna. O Dia C deu fim à espera, e ela estava animada para entrar na sala de cirurgia.

- Eu queria muito tirar esse ferro, poder sentir mesmo a minha perna, então eu estou muito feliz por hoje. E também é muito bom ver a alegria das outras pessoas que vão ser operadas, sabendo que esse dia chegou,” celebra ela.

Prestes a ser operado para a retirada de uma hérnia, o pedreiro Damásio Marcelino Silva também estava ansioso.

- É uma tranquilidade, porque apesar de eu não estar sentindo dor, preciso fazer a cirurgia, porque tem o risco da hérnia estrangular, e eu sou muito grato por essa oportunidade de fazer logo,” conta ele, acrescentando que o atendimento foi tranquilo e organizado. “Eles já falaram que, dando tudo certo, amanhã já me liberam pra ir me recuperar em casa”.

Os pacientes atendidos integram a Central de Regulação Municipal, setor responsável pela organização das filas de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. A definição da ordem de atendimento segue critérios como oferta de vagas, sequência cronológica e classificação de risco, que identifica o grau de urgência e a complexidade de cada caso.

Antes de serem encaminhados ao mutirão, todos passaram por avaliação pré-cirúrgica, realizaram os exames necessários e tiveram seus procedimentos programados com antecedência.

Histórico


No primeiro mutirão municipal, promovido em 20.9.2025, as unidades da Rede Municipal de Saúde já haviam alcançado o total de 526 cirurgias concluídas. O resultado deste sábado consolida o avanço das ações planejadas para fortalecer a assistência e ampliar a capacidade cirúrgica na capital.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...