A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê, para os próximos dias, uma redução gradual da nebulosidade em grande parte do Ceará, com maior predominância de céu mais claro no Centro-Sul do Estado. Ainda assim, há condições para chuvas pontuais em períodos específicos (foto Marciel Bezerra).
De acordo com a previsão, precipitações são esperadas na Faixa Litorânea e no Maciço de Baturité, principalmente durante as madrugadas e o início das manhãs. Já nas regiões da Ibiapaba, Litoral Norte, Cariri e em áreas do Sertão Central e Inhamuns, as chuvas devem ocorrer entre as tardes e as noites. Esses eventos estão associados à atuação das brisas marítima e terrestre, além da combinação favorável entre temperatura, umidade e relevo.
As temperaturas máximas devem variar entre 34°C e 37°C em pontos do Litoral Norte e do Centro-Sul, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 30°C e 34°C. A umidade relativa do ar tende a apresentar índices mais baixos na Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, com valores mínimos entre 25% e 45%. Já na Ibiapaba, Litoral Norte, Maciço de Baturité e Litoral do Pecém, a umidade varia de 45% a 55%, enquanto no Litoral de Fortaleza permanece acima de 40% ao longo do período.
Os ventos devem soprar predominantemente de Leste–Sudeste durante as madrugadas e manhãs, mudando para Leste–Nordeste à tarde e à noite. As rajadas mais intensas podem alcançar entre 40 e 55 km/h, sobretudo em áreas serranas, na Jaguaribana e na faixa litorânea.
Fortaleza e Região Metropolitana
Para Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), a sexta-feira (26) deve ser marcada por céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens, com possibilidade de chuva isolada pela manhã. Nos dias seguintes, a Funceme indica chance de precipitações pouco expressivas nas madrugadas e no começo das manhãs.
As temperaturas máximas em Fortaleza devem oscilar entre 31°C e 33°C, enquanto na RMF variam de 31°C a 34°C. As mínimas ficam entre 24°C e 26°C na capital e de 22°C a 26°C na região metropolitana. A umidade do ar deve se manter acima de 40%, e os ventos predominam de leste–sudeste, com velocidades máximas em torno de 45 km/h.
Um bloqueio atmosférico é a causa da forte onda de calor que afeta vários estados do Brasil neste final de ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O fenômeno faz com que as temperaturas fiquem até cinco graus acima do normal para esta época do ano em todas estas áreas.



Confira previsões para cada Estado afetado:
- São Paulo: Todo o estado de São Paulo está sob alerta de grande perigo. A capital paulista, o interior e o litoral devem ter temperaturas entre os 34ºC e 35ºC. À tarde, a capital tem muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
- Rio de Janeiro: Todo o Estado do Rio de Janeiro também está sob alerta de grande perigo. A onda de calor atinge a capital do estado, toda a região metropolitana, litoral e interior. A temperatura deve chegar aos 39ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde.
- Espírito Santo: A parte sul do estado está sob alerta vermelho. Temperatura em Cachoeiro do Itapemirim chega aos 34ºC. Sem possibilidade de chuva.
- Goiás: Sul de Goiás nas proximidades das fronteiras de Minas e de Mato Grosso do Sul tem forte calor. Itumbiara terá calor de 34ºC. Sem possibilidade de chuva.
- Minas Gerais: Calor intenso na região do Triângulo Mineiro. Temperatura em Uberlândia chega aos 33ºC. Sem chuva.
- Mato Grosso do Sul: Calor atinge o leste do estado. Temperatura em Três Lagoas chega aos 36ºC. Sem possibilidade de chuva.
- Paraná: As áreas noroeste e central do estado recebem forte calor. A temperatura em Curitiba, capital, chega aos 31ºC. Há possibilidade de chuva isolada na parte da tarde. Londrina terá 34ºC e possibilidade de chuva e trovoadas.
- Santa Catarina: O alerta de grande perigo do Inmet também vale para o norte de Santa Catarina, atingindo a cidade de Joinville, onde a temperatura pode chegar aos 32ºC.

Comentários
Postar um comentário