Carpini liderou a grande campanha do Juventude no Campeonato Brasileiro Série B em 2023, quando assumiu o clube gaúcho na zona de rebaixamento e levou até a vice-liderança, garantindo o acesso à elite do futebol brasileiro.
Com destaque, o treinador foi contratado para comandar o São Paulo na temporada seguinte e conquistou a Supercopa do Brasil. Após a passagem no clube paulista, Carpini seguiu para o Vitória, equipe em que passou mais de um ano e conquistou feitos importantes: sequência de 22 jogos de invencibilidade e vaga para a disputa na Copa Sul-Americana 2025.
– Amigos tricolores, viemos anunciar a notícia de que fechamos com Tiago Carpini para ser o treinador do Fortaleza com o principal objetivo do Leão voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. É um treinador jovem, moderno, tem feito bons trabalhos, onde conseguiu o acesso nessa divisão com o Juventude e estava trabalhando na Série A - disse o CEO do Fortaleza EC SAF, Marcelo Paz.
– Carpini aceitou o desafio de treinar o Fortaleza na segunda divisão por respeito ao Clube e por entender que é um clube que tem projetos, faz bons trabalhos, tem estrutura, elenco e que vai voltar muito forte no ano de 2026 - complementou o CEO.
No Água Santa-SP, começou a se destacar na sua carreira como treinador após levar a equipe de forma inédita à final do Paulistão de 2023 e terminar como Vice-Campeão. O grande feito o fez ser eleito o melhor técnico da competição.
Natural de Valinhos-SP, Thiago Carpini tem 41 anos e iniciou sua carreira como auxiliar técnico do XV de Piracicaba e seguiu com passagens no Botafogo-PB e no Guarani, quando no Bugre ganhou a oportunidade de exercer o cargo de treinador pela primeira vez.
– Tivemos um contato inicial com ele junto ao Departamento de Futebol, onde já foram alinhados os primeiros passos, falou um pouco de elenco, perfil de trabalho, dia a dia, como se pretende conduzir e entendemos que é um bom nome. Um nome muito cobiçado no mercado brasileiro, que é da nova safra de treinadores e que tem todo o perfil de ajudar o Fortaleza a voltar à primeira divisão. O Fortaleza volta a ter um treinador brasileiro depois de algum tempo e estamos muito felizes e empolgados com esse acerto - finalizou o CEO.
Como jogador, Carpini atuou como zagueiro e volante nas equipes do Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Guarani, América-RN e Caldense. Além disso, teve passagem pelo futebol da Grécia e da China.
No Leão do Pici, o treinador tem pela frente as disputas do Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro Série B em 2026.
FICHA TÉCNICA
Thiago Carpini Barbosa
Data de nascimento: 16/7/1984 - 41 anos
Naturalidade: Valinhos-SP
Clubes: Guarani-SP, Oeste-SP, Inter de Limeira-SP, Santo André-SP, Ferroviária-SP, Água Santa-SP, Juventude-RS, São Paulo-SP, Vitória-BA e Fortaleza.

Comentários
Postar um comentário