Pular para o conteúdo principal

Na Vila das Artes


Para divulgar os editais Rumos Itaú Cultural 2012 nas áreas de Cinema e Vídeo, Dança e o inédito Pesquisa em Moda e Design, a instituição oferece workshops, gratuitos e abertos ao público, de 8 a 12 de maio, na Vila das Artes, em Fortaleza. O tema do primeiro dia é Pesquisa e Investigação em Dança Contemporânea, em palestra ministrada pelo coreógrafo e bailarino Alejandro Ahmed. Nos dois dias seguintes, é a vez do workshop Introdução ao Live Images, dado pelo artista multimídia Fernando Velazquez. Por fim, acontecem os minicursos sobre moda e design, com aulas da antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Annae do designer André Stolarsk.

Com 60 vagas disponíveis e duração de duas horas, a palestra de Ahmed explica o desenvolvimento da técnica própria que instaura projetos de pesquisa e formação no dia 8 de maio, às 19h. Ele aborda, ainda, a experiência do palestrante na direção artística, criação e preparação técnica do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que tem 18 anos de história. A trupe desenvolve uma técnica particular que visa a produzir uma dança em função do corpo capaz de processar as ideias contidas na movimentação, confluindo teoria e prática no entendimento da modalidade. O debate conta com a participação da plateia que pode perguntar sobre os processos da dança.

Cinema e Vídeo
Em Introdução ao Live Images, Velazquez, artista multimídia, com obras que incluem vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais, apresenta um panorama do estado da arte do Live Images com base no percurso histórico, na produção atual, e nas técnicas e tecnologias de produção. Também analisa obras de artistas e coletivos, com exercícios e discussões sobre oportunidades na cena nacional e internacional. O workshop acontece nos dias 9 e 10 de maio, das 14h às 18h, e há 20 vagas disponíveis.

Moda e Design
Estreando no programa Rumos, o edital Pesquisa em Moda e Design se insere no universo da economia criativa e visa a incentivar estudos acadêmicos nessas áreas. Assim, no dia 11 de maio, das 14h às 18h, acontece o minicurso A moda Como Expressão Cultural ou Enquanto Negócio de Economia Criativa (EC)? Usos e Abusos do Termo EC, ministrado pela doutora em História da Arte, antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna. Ela se baseia na premissa de que, no Brasil, as empresas de micro, pequeno e médio porte, geralmente, são as mais criativas, pois têm uma força de trabalho jovem e interessada em novas possibilidades de criação de valores e produção de renda e as empresas dedicadas ao universo da moda e do design, incluindo a cadeia e a rede produtivas, podem conceber o negócio de maneira estratégica.
Encerrando a série, no dia 12, das 14h às 18h, o minicurso proferido pelo designer André Stolarski explica o desenvolvimento da técnica própria que instaura projetos de pesquisa e formação, em A Relação Entre o Design e a Economia Criativa. Também coordenador de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, membro do Conselho da ADG Brasil e do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, ele caracteriza o design como atividade autônoma e ferramenta de apoio às demais atividades. Com auxílio de exemplos e para estimular as associações entre os temas de pesquisas existentes à área, ele apresentadois modelos: o primeiro é o ciclo relacionado à participação do design nas cadeias produtivas da economia criativas; o segundo complementa este, apresentando eixos fundamentais de pesquisa em design.

Perfil dos participantes

Alejandro Ahmed
Coreógrafo residente, diretor artístico e bailarino do Grupo Cena 11 Cia. de Dança, que promoveu o desenvolvimento da técnica que objetiva produzir uma dança em função do corpo capaz de processar as ideias contidas na movimentação. O olhar sempre esteve voltado para os limites do corpo e as possibilidades que propõe para a transformação do corpo do outro, sendo este "outro" um espectador e/ou um cúmplice da ação a que o corpo é submetido.

André Stolarski
Designer formado pela FAU USP. É sócio da Tecnopop, empresa que desenvolve soluções integradas de branding e design para a gestão de marcas culturais. Faz parte do Conselho Consultivo da ADG Brasil e do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify. É Coordenador de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo. Possui diversos trabalhos premiados no Brasil e no exterior.

Fernando Velazquez
Artista multimídia, com obras que incluem vídeos, instalações, objetos e performances audiovisuais. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, obteve dentre outros os prêmios Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2009), Vida Artificial (Espanha, 2008), e Midias Locativas Arte.mov (2008). Participou da WRO Bienalle (Polônia, 2011), da Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), e da Bienal de Tessalônica (Grécia, 2009), e tem se apresentado em festivais como o Mapping Festival (Suiça, 2011), LPM (Itália, 2011), on_off (Brasil, 2011), FAD (2010), Live Images (2009) e Fluid (EUA, 2009). Atualmente, é professor convidado na FAAP.

Patrícia Sant’Anna
Doutora em História da Arte e mestre em Antropologia Social, ambas pela Unicamp, e pesquisadora de moda, atua na área de educação e pesquisa em moda. Fundadora e líder do Grupo de Estudos de Arte, Design e Moda da Unicamp, é coordenadora da Pós-Graduação em Negócios da Moda do SENAC SP e leciona na PUC Campinas. No mercado profissional de moda é diretora de Pesquisa da Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria Industrial na área de Design, Moda e Beleza (www.tendere.com.br).

SERVIÇO
Dança
Pesquisa e investigação em dança contemporânea
Palestra Alejandro Ahmed
8 de maio
19h
Duração: 2 horas
Vagas: 60
Entrada franca
Aberta ao público, por ordem de chegada até o preenchimento das vagas
Cinema e Vídeo
Introdução ao Live Images
Workshop com Fernando Velazquez
9 e 10 de maio
Das 14h às 18h
Vagas: 20
Aberto ao público, por ordem de chegada até o preenchimento das vagas
Pesquisa em Design e Moda
A Moda como Expressão Cultural ou Enquanto Negócio
de Economia Criativa (EC)? Usos e Abusos do Termo EC
Minicurso com Patrícia Sant’Anna
11 de maio
Das 14h às 18h
Vagas: 50
Aberto ao público, por ordem de chegada até o preenchimento das vagas
A Relação Entre o Design e a Economia Criativa
Minicurso com André Stolarski
12 de maio
Das 14h às 18h
Vagas: 50
Aberto ao público, por ordem de chegada até o preenchimento das vagas
Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221 – Centro
Mais informações: (85) 3252-1444

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…