Pular para o conteúdo principal



Ambev na Rio + 20


O Movimento CYAN, da Ambev, promove o Aqualume, festival cultural para conscientizar a população sobre o uso racional da água. O evento acontece paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, até 24 de junho, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. O objetivo do Aqualume é aproximar a população da discussão sobre o destino dos recursos naturais, tema que é um dos pontos de debate mais aguardados para a Conferência.

O evento será aberto ao público e funcionará das 19 às 23 horas. No domingo (24) haverá atrações especiais para as crianças a partir das 16 horas. São esperadas cerca de cinco mil pessoas por dia.

Com uma tecnologia inovadora, uma tela d’água de 600m², criada a partir de uma bomba submersa, será instalada na lagoa. Serão exibidos curtas-metragens, animações, clipes musicais, fotografias, além de conteúdos relacionados à sustentabilidade. A programação do Aqualume conta ainda com apresentações musicais, teatrais e circenses e atividades educativas.

“Nosso objetivo é trazer o debate de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do planeta para o dia a dia das pessoas. Com a iniciativa nós queremos estimular o uso racional da água e engajar a população nessa causa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Desenvolvido pela Biruta Ideias Mirabolantes, o Aqualume tem patrocínio da Ambev, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura, do BBDTVM, com apoio da prefeitura municipal do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).


Apresentações artísticas

O Aqualume vai proporcionar ao público uma série de atrações artísticas na Lagoa. Será realizada todos os dias, às 19h, uma performance circense – malabares, palhaços ou mágicos. Em seguida, será apresentado um show musical e, especialmente no dia 20/6, haverá uma apresentação de stand-up comedy. Dentre as atrações estarão os cantores Rogê, Thaís Macedo, Roberta Espinosa, Matheus Von Kruger e Quinho, as bandas Chicas, Mohandas, Black Bird,  Orleans Original Jazz, Up With People e Letuce.


Conteúdo sustentável

Às margens da Lagoa serão realizadas diversas atividades educativas. Haverá a exposição virtual Índice Hidrológico, onde serão exibidas as pegadas hidrológicas de diversos produtos e alimentos, permitindo identificar o quanto se gasta de água para produzir cada item exposto. A ideia é que o público conheça a importância da água em toda a cadeia produtiva.

Outra ação educativa será um quizz montado dentro de um aquário. As perguntas estarão presas a bóias. O público “pesca” a questão e depois tenta acertar a resposta correta. As informações do quizz serão exibidas no telão.


Crianças

O Aqualume terá uma programação especial para o público infantil. Nos domingos, 17 e 24 de junho, o evento começará mais cedo, às 16h, e terá atividades de recreação sobre o tema “experiências com água” e contação de histórias. As crianças também poderão assistir à apresentação teatral do grupo Sapotí CCBB.


Banco CYAN

A Aqualume terá uma tenda exclusiva para o Banco CYAN, um sistema que concede descontos em compras na internet para as pessoas que economizarem água em suas residências.

Pelo site do Banco CYAN (www.bancocyan.com.br), as pessoas têm acesso à média de consumo de água de seu imóvel e, à medida que elas diminuem (ou até mesmo mantêm) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto nos sitesAmericanas.comSubmarino.com, ShopTime e Ingresso.com, e ainda para assinar revistas da Editora Abril.

O Banco CYAN funciona como um programa de milhagem, mas o prêmio é para o não consumo. O objetivo do Banco é estimular o uso racional da água e ajudar na conscientização das pessoas, recompensando aqueles que diminuírem o consumo. Desde o lançamento do Banco CYAN, seus correntistas já economizaram mais de 90 milhões de litros de água.

No Rio de Janeiro, o Banco CYAN está disponível para os moradores atendidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), ou seja, mais de 10 milhões de pessoas de 65 municípios fluminenses.


Sobre o Movimento CYAN

Lançado pela Ambev em 2010, o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor é um amplo conjunto de ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água.

Ao longo de seus dois anos, o Movimento contou com inúmeras ações. Dentre as principais estão:

- Banco CYAN: Além do Rio de Janeiro, a iniciativa está disponível no estado de São Paulo, por meio de parceria com a Sabesp, e na cidade de Uberaba (MG), com a Codau.

- Projeto Bacias: Adoção da Bacia do Corumbá-Paranoá (Brasília) para a recuperação do ecossistema local e desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água, em parceira com a WWF.

- “Prêmio Água: o mais essencial dos recursos naturais”, em parceria com a agência de notícias IPS, para jornalistas de toda a América Latina. 

- Case no Battle of Concepts – disputa pela internet – para mobilizar jovens talentos a dar ideias de como engajar toda a sociedade em práticas de uso consciente da água e fazer com que  todos  mudem sua atitude.

- Apoio ao Concurso Água no Festival do Minuto, em que os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o tema.

- Apoio e participação da mega exposição Água na Oca (São Paulo e Rio de Janeiro)

- O lançamento de um dos mais completos acervos de informação geral sobre água em língua portuguesa, com centenas de reportagens e textos informativos, além de vídeos e infográficos. Esse material pode ser encontrado no site www.movimentocyan.com.br

- Parceria com a ONG Waves For Water que levou água para mais de 40 mil pessoas graças à doação de filtros à população atingida pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro, às comunidades de baixa renda em São Paulo e também às comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari.

- Apoio ao projeto Gastronomia Sustentável, ação que envolveu cem restaurantes de São Paulo, estimulados a reduzir seu impacto no meio ambiente.

Saiba mais sobre o Movimento CYAN no site  www.movimentocyan.com.br e no Twitter @movimentocyan


Sobre a Biruta

A Biruta Ideias Mirabolantes, empresa de inovação em comunicação, foi criada em 2003. Com sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e Fortaleza, a agência atua operacionalmente em todo o país, desenvolvendo e produzindo ações e projetos diferenciados para expor as marcas de seus clientes. A agência tem cases de sucesso como o Movimento dos Sem Namorados, maior campanha “no brand” da América Latina realizada para o site Par Perfeito, que levou milhares de solteiros para as ruas afim de não passarem o dia dos namorados sozinhos; o Pit Stop Shell, que simulava um verdadeiro pit stop em carros nos principais sinais de trânsito na semana do GP de Fórmula1, entre outros. A agência, que já conquistou importantes prêmios publicitários e é reconhecida umas das melhores empresas para se trabalhar segundo o Great Place to Work, vem se preparando para os grandes eventos que o Brasil passa a sediar. Em 2007 realizou o Aqualume, considerado o maior evento paralelo aos jogos Panamericanos na cidade e, em 2010, o Futebol Arte, Vídeo Map 3D no prédio do MAC em São Paulo, sendo o único projeto chancelada pelo poder público na cidade durante a Copa do Mundo de 2010.


Vicky Nóbrega
AD2M Engenharia de Comunicação
Analista de Comunicação da Ambev - Ceará
vickynobrega@ad2m.com.br
(85) 3258.1001

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...