Pular para o conteúdo principal



Produção de petróleo


    INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
    EM 
    WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
    Nota à imprensa
    Produção de petróleo e gás natural em Novembro
    Produção total de petróleo e gás da Petrobras em novembro é de 2 milhões 741 mil barris de óleo equivalente e Unidade Operacional da Bacia de Campos atinge eficiência de 85,8%, a maior dos últimos 55 meses.

    A Petrobras informa que sua produção consolidada de petróleo e gás, no Brasil e exterior, foi de 2 milhões 741 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em novembro, ultrapassando a marca dos 2,7 milhões boed pelo quarto mês consecutivo.

    Novo recorde diário de produção operada no Brasil
    A produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela Companhia para seus parceiros, atingiu em novembro 2 milhões 255 mil barris de petróleo por dia (bpd), tendo alcançado em 30 de novembro o recorde histórico de produção diária de 2 milhões 384 mil barris. Já a produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2 milhões 762 mil boed no mês.
    A produção de petróleo da Companhia no Brasil, por sua vez, foi de 2 milhões 111 mil bpd em novembro, enquanto a produção total de petróleo e gás da Petrobras no Brasil registrou 2 milhões 556 mil boepd, mantendo-se próximas aos volumes alcançados em outubro, de 2 milhões 126 mil bpd e 2 milhões 579 mil boed, respectivamente, e representando um crescimento de 10% ao longo do ano de 2014.
    Conforme planejamento da Companhia, foram executadas paradas para manutenção de algumas plataformas no mês de novembro, com destaque das paradas da P-43, da PMXL-1 e dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty. As unidades já voltaram a produzir.
    Além das paradas programadas acima citadas, a necessidade de ajuste de parâmetros da planta de processo, bem como interrupções para permitir a entrada de novos subsistemas nas plantas das plataformas P-55, P-58 e P62, levaram à redução pontual de 0,7% na produção observada entre outubro e novembro. Com tais ajustes, a tendência de crescimento da produção deverá ser retomada em dezembro, conforme já indicado pelo recém-divulgado recorde histórico diário de produção própria da Petrobras de 2.286 mil bopd, atingido em 21 de dezembro passado.

    Novos poços e sistemas de produção
    No dia 20 de novembro, entrou em produção o FPSO Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, localizado no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, com a interligação do poço 3-SPS-69. A plataforma tem capacidade de produzir até 150 mil bpd. O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%), consórcio que desenvolve o BM-S-9.
    Um novo sistema de produção está previsto para entrar em operação até o final deste ano. Está sendo finalizada a operação de montagem da TAD (Tender Assist Drilling) SS-88, que permitirá o início das operações do primeiro poço conectado à P-61 no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos.
    No mês de novembro, seis novos poços offshore iniciaram operação nas bacias de Campos e Santos, sendo dois produtores e quatro injetores. Com eles, um total de 69 novos poços já entrou em operação no ano de 2014.
    Atualmente estão em operação 18 PLSV (Pipe Laying Support Vessel) – embarcações que dão apoio na interligação de novos poços – a serviço da Petrobras. Com a chegada da embarcação Estrela do Mar no dia 03 de dezembro, o quadro de embarcações previstas para entrar em operação neste ano está completo.

    Pré-sal atinge novo recorde diário
    No mês de novembro, a produção de petróleo na camada pré-sal atingiu sucessivos recordes diários, destacando-se o último realizado no dia 28 de novembro, de 673 mil bpd. Com o término das paradas programadas dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty em novembro, a tendência de crescimento mensal contínuo da produção de petróleo da camada pré-sal será retomada. Essa tendência já foi comprovada com a recente divulgação da superação do patamar dos 700 mil bpd operados pela Petrobras na província do pré-sal.

    Melhoria constante da eficiência operacional
    O Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), por sua vez, continua acumulando excelentes resultados: no mês de novembro, foi responsável por uma produção superior a 190,5 mil bpd nos sistemas existentes das Unidades Operacionais da Bacia de Campos, Espírito Santo e Rio. Vale também destacar a eficiência de 85,8% alcançada pela Unidade Operacional da Bacia de Campos, a maior dos últimos 55 meses.

    Produção de gás natural
    A produção de gás natural no Brasil em novembro, excluindo o volume liquefeito, foi de 70 milhões 776 mil m³/dia, 1,8% abaixo do mês de outubro, que foi de 72 milhões 40 mil m³/dia. Esta queda deveu-se à parada programada no início de novembro, e já concluída, da plataforma de Mexilhão (PMXL-1), principal produtora de gás natural na Bacia de Santos.
    A produção de gás operada pela Petrobras, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras, foi de 80 milhões 612 mil m³/dia, volume 1,4% abaixo do registrado em outubro, 81 milhões 785 mil m³/dia. Vale ressaltar que 94,8% desse gás foi aproveitado, seja para fornecimento ao mercado, seja para geração de energia nas plataformas ou reinjeção nos reservatórios para elevar a produção de petróleo.

    Produção no exterior em novembro é de 185,1 mil barris de óleo equivalente
    No exterior foram produzidos, no mês de novembro, 185,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), representando um redução de 14% em relação aos 215,2 mil boed produzidos no mês anterior.
    A produção média de óleo em novembro, de 99,4 mil barris de óleo por dia (bpd), ficou 15,7% abaixo dos 117,9 mil bpd produzidos em outubro. A produção média de gás natural no exterior foi de 14 milhões 554 mil m³/d, 12% abaixo do volume produzido no mês de outubro, que foi de 16 milhões 547 mil m³/d. Essas reduções são devidas, principalmente, à conclusão da transferência dos ativos no Peru, desinvestimento divulgado em 2013.

    Produção informada à ANP
    A produção total informada à ANP em novembro foi de 10.265.449 m³ de óleo e 2.543.977 mil m³ de gás. Este volume corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes de xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.


      Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

      Comentários


      Comentários

      Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

      Notícias mais acessadas do mês

      Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

      O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

      'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

      Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

      Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

      Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

      Trump sofre atentado

      Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

      Futricas Cearenses-114 mil notícias

      O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

      Postagens mais visitadas deste blog

      Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

      O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

      'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

      Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

      Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

      Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

      Trump sofre atentado

      Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

      Futricas Cearenses-114 mil notícias

      O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.