Pular para o conteúdo principal

Produção de petróleo


    INFORMAÇÕES, FOTOS, GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E VÍDEO
    EM 
    WWW.PETROBRAS.COM.BR/AGENCIAPETROBRAS
    Nota à imprensa
    Produção de petróleo e gás natural em Novembro
    Produção total de petróleo e gás da Petrobras em novembro é de 2 milhões 741 mil barris de óleo equivalente e Unidade Operacional da Bacia de Campos atinge eficiência de 85,8%, a maior dos últimos 55 meses.

    A Petrobras informa que sua produção consolidada de petróleo e gás, no Brasil e exterior, foi de 2 milhões 741 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em novembro, ultrapassando a marca dos 2,7 milhões boed pelo quarto mês consecutivo.

    Novo recorde diário de produção operada no Brasil
    A produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela Companhia para seus parceiros, atingiu em novembro 2 milhões 255 mil barris de petróleo por dia (bpd), tendo alcançado em 30 de novembro o recorde histórico de produção diária de 2 milhões 384 mil barris. Já a produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2 milhões 762 mil boed no mês.
    A produção de petróleo da Companhia no Brasil, por sua vez, foi de 2 milhões 111 mil bpd em novembro, enquanto a produção total de petróleo e gás da Petrobras no Brasil registrou 2 milhões 556 mil boepd, mantendo-se próximas aos volumes alcançados em outubro, de 2 milhões 126 mil bpd e 2 milhões 579 mil boed, respectivamente, e representando um crescimento de 10% ao longo do ano de 2014.
    Conforme planejamento da Companhia, foram executadas paradas para manutenção de algumas plataformas no mês de novembro, com destaque das paradas da P-43, da PMXL-1 e dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty. As unidades já voltaram a produzir.
    Além das paradas programadas acima citadas, a necessidade de ajuste de parâmetros da planta de processo, bem como interrupções para permitir a entrada de novos subsistemas nas plantas das plataformas P-55, P-58 e P62, levaram à redução pontual de 0,7% na produção observada entre outubro e novembro. Com tais ajustes, a tendência de crescimento da produção deverá ser retomada em dezembro, conforme já indicado pelo recém-divulgado recorde histórico diário de produção própria da Petrobras de 2.286 mil bopd, atingido em 21 de dezembro passado.

    Novos poços e sistemas de produção
    No dia 20 de novembro, entrou em produção o FPSO Cidade de Ilhabela, no campo de Sapinhoá, localizado no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, com a interligação do poço 3-SPS-69. A plataforma tem capacidade de produzir até 150 mil bpd. O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%) em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%), consórcio que desenvolve o BM-S-9.
    Um novo sistema de produção está previsto para entrar em operação até o final deste ano. Está sendo finalizada a operação de montagem da TAD (Tender Assist Drilling) SS-88, que permitirá o início das operações do primeiro poço conectado à P-61 no campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos.
    No mês de novembro, seis novos poços offshore iniciaram operação nas bacias de Campos e Santos, sendo dois produtores e quatro injetores. Com eles, um total de 69 novos poços já entrou em operação no ano de 2014.
    Atualmente estão em operação 18 PLSV (Pipe Laying Support Vessel) – embarcações que dão apoio na interligação de novos poços – a serviço da Petrobras. Com a chegada da embarcação Estrela do Mar no dia 03 de dezembro, o quadro de embarcações previstas para entrar em operação neste ano está completo.

    Pré-sal atinge novo recorde diário
    No mês de novembro, a produção de petróleo na camada pré-sal atingiu sucessivos recordes diários, destacando-se o último realizado no dia 28 de novembro, de 673 mil bpd. Com o término das paradas programadas dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty em novembro, a tendência de crescimento mensal contínuo da produção de petróleo da camada pré-sal será retomada. Essa tendência já foi comprovada com a recente divulgação da superação do patamar dos 700 mil bpd operados pela Petrobras na província do pré-sal.

    Melhoria constante da eficiência operacional
    O Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), por sua vez, continua acumulando excelentes resultados: no mês de novembro, foi responsável por uma produção superior a 190,5 mil bpd nos sistemas existentes das Unidades Operacionais da Bacia de Campos, Espírito Santo e Rio. Vale também destacar a eficiência de 85,8% alcançada pela Unidade Operacional da Bacia de Campos, a maior dos últimos 55 meses.

    Produção de gás natural
    A produção de gás natural no Brasil em novembro, excluindo o volume liquefeito, foi de 70 milhões 776 mil m³/dia, 1,8% abaixo do mês de outubro, que foi de 72 milhões 40 mil m³/dia. Esta queda deveu-se à parada programada no início de novembro, e já concluída, da plataforma de Mexilhão (PMXL-1), principal produtora de gás natural na Bacia de Santos.
    A produção de gás operada pela Petrobras, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras, foi de 80 milhões 612 mil m³/dia, volume 1,4% abaixo do registrado em outubro, 81 milhões 785 mil m³/dia. Vale ressaltar que 94,8% desse gás foi aproveitado, seja para fornecimento ao mercado, seja para geração de energia nas plataformas ou reinjeção nos reservatórios para elevar a produção de petróleo.

    Produção no exterior em novembro é de 185,1 mil barris de óleo equivalente
    No exterior foram produzidos, no mês de novembro, 185,1 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), representando um redução de 14% em relação aos 215,2 mil boed produzidos no mês anterior.
    A produção média de óleo em novembro, de 99,4 mil barris de óleo por dia (bpd), ficou 15,7% abaixo dos 117,9 mil bpd produzidos em outubro. A produção média de gás natural no exterior foi de 14 milhões 554 mil m³/d, 12% abaixo do volume produzido no mês de outubro, que foi de 16 milhões 547 mil m³/d. Essas reduções são devidas, principalmente, à conclusão da transferência dos ativos no Peru, desinvestimento divulgado em 2013.

    Produção informada à ANP
    A produção total informada à ANP em novembro foi de 10.265.449 m³ de óleo e 2.543.977 mil m³ de gás. Este volume corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes de xisto, LGN e produção de parceiros onde a Petrobras não é operadora.


      Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

      Comentários


      Comentários

      Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

      Notícias mais acessadas do mês

      Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

      A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

      Juiza nega pedidos de DJ Ivis

      O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

      Acidente fatal

      "Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

      Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

      Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

      Orações para Alan Neto

      Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

      Postagens mais visitadas deste blog

      Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

      A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

      Juiza nega pedidos de DJ Ivis

      O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

      Acidente fatal

      "Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

      Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

      Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

      Orações para Alan Neto

      Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não