Pular para o conteúdo principal



Nordeste comemora aumento na produção de cana-de-açúcar

Foto: Produção de cana-de-açúcar em estados nordestinos aumenta e eleva confiança de produtores/PR

Após anos consecutivos de seca e queda na produção de cana-de-açúcar na região Nordeste do Brasil, os produtores da região comemoram as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2018/19. Em comparação com a de 2017/2018, no Nordeste, assim como em outras regiões do País, a expectativa é positiva. No estado de Pernambuco, por exemplo, as chuvas têm proporcionado um clima favorável para a renovação das lavouras, o que contribui para aumentar o rendimento e, consequentemente, a produtividade.

Na região nordestina é esperada uma produção de 42,29 milhões de toneladas no período – na safra passada foram 41,14 milhões de toneladas. Para o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Alexandre Lima, as chuvas ajudaram no desempenho da região. “Nós passamos por um período de três anos de seca. Este ano estamos muito favorecidos pela questão climática. Como tivemos um período chuvoso intenso, eu diria que a produção e colheita terão um resultado espetacular”, ressaltou em entrevista ao portal Governo do Brasil.

Em Pernambuco, de acordo com a Conab, deve haver um aumento de 7,8% no volume total de cana-de-açúcar a ser processada em relação à safra passada, com previsão de aproximadamente 12,3 milhões de toneladas a serem colhidas.
Esperança

O produtor de cana Paulo Giovanni, de Pernambuco, prevê um aumento de 12% em sua produção. Hoje, Giovanni emprega 112 pessoas na área de plantio, número que deve quase dobrar na época da colheita. “A realidade deste ano é bem diferente da que tivemos em anos anteriores. Após alguns anos com chuvas abaixo da média, tivemos uma quantidade regular e bem distribuída. Estamos todos comemorando. A expectativa é de um aumento entre 10% e 12% na produção”, comemora. De acordo com ele, sua produtividade nessa safra ficará em torno de 55 e 60 toneladas por hectare.

Segundo o presidente da Feplana, em Alagoas, estado nordestino mais afetado pela seca, a previsão também é otimista, de recuperação do plantio e da produtividade. “Esse estado tinha um bom patamar de moagem, mas nos últimos anos não vinha muito bem. Agora está se recuperando”, explicou. A Paraíba também apresenta previsões favoráveis para as condições climáticas em relação aos últimos cinco anos.

Desempenho positivo

Estados de outras regiões do País também tiveram um bom desempenho. Na região Sudeste, por exemplo, Minas Gerais terá um incremento de 2,1% na área de cultivo, em comparação com a safra anterior.

Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que o mercado continue aquecido. Goiás também vem aumentando sua importância no cenário nacional da cultura de cana-de-açúcar. A melhora esperada na produção é superior à safra passada, em cerca de 0,7%, chegando a uma produção de 71.135,7 toneladas do produto.

No Espírito Santo, é esperado um aumento de 6,2% na produtividade, em relação ao fechamento da safra 2017/18. Em estados como Mato Grosso do Sul e Paraná, o resultado também é favorável e creditado ao período chuvoso.


Produtor mundial
O Brasil é o país que mais produz cana-de-açúcar no mundo, o que traz grande importância para o agronegócio brasileiro. A área desse produto a ser colhida no País, destinada à atividade sucroalcooleira nesta safra, deverá atingir 8.613,6 hectares. A produção deverá ter uma queda de 1,2% e chegar a 625,96 milhões de toneladas na safra atual, contra 633,26 milhões de toneladas na safra passada.

De acordo com a Conab, o cenário nacional de queda ocorre, entre outros fatores, devido à devolução de terras arrendadas, à rescisão de contratos com fornecedores, que também contribuiu para a redução dos índices já sinalizados no fechamento da safra anterior, e ao envelhecimento das lavouras.


Demanda de Etanol
Considerada uma das grandes alternativas para o setor de biocombustíveis, a cana-de-açúcar tem grande potencial na produção de etanol. A expectativa é que, nesse primeiro levantamento da safra 2018/19, a produção brasileira seja de 28,16 bilhões de litros, aumento de 1,4% em relação à safra passada, que atingiu 27,76 bilhões de litros.

Para o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), José Inácio, o congelamento do preço da gasolina em governos anteriores, que levou a quase quebrar a Petrobras, fez também com que várias usinas fechassem e outras entrassem em recuperação judicial, o que afetou negativamente todo o setor nos últimos anos.

No entanto, desde que a atual política de preços da petroleira mudou, com o petróleo e a gasolina em valores reais, ele acredita que há também um aumento na expectativa de ganho e, consequentemente, incremento do setor. “Como a demanda do etanol está crescendo, devido ao preço do petróleo e da gasolina, a tendência é de recuperação do setor. A esperança é grande, e os produtores estão confiantes”, destacou. Um fator favorável é o melhor fluxo de comercialização que o etanol tem frente ao açúcar.


Aumento da produção
Com a queda nos preços internacionais de açúcar e o fato de o mercado interno ter se tornado um pouco mais favorável para o etanol, a Conab indica que o Brasil deverá produzir mais esse biocombustível. Comparativamente à safra anterior, a estimativa realizada para a produção do etanol anidro prevê um aumento na oferta de 7%, saindo de 11,09 bilhões de litros para 11,86 bilhões de litros. Já a produção de etanol hidratado deverá ser de 16,3 bilhões de litros.

A versão hidratada é mais vendida nos postos de gasolina e possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol, o restante é composto de água. Já o anidro é o misturado à gasolina e possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica, sendo praticamente etanol puro. O aumento da demanda mundial pelo biocombustível, aliado às grandes áreas cultiváveis e condições climáticas favoráveis à cana-de-açúcar, também tornam o Brasil um país importante para a exportação dessa commodity.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Conab, da Feplana e da União Nordestina dos Produtores de Cana.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jogador Luiz Henrique Sales

O Ceará Sporting Club, com profundo pesar, informa e lamenta o falecimento precoce de Luiz Henrique Sales de Souza, nesta segunda-feira (30/6/2025), em Fortaleza, aos 32 anos. Cria das Categorias de Base do Vozão, Luiz Henrique esteve presente nos elencos dos títulos estaduais de 2012, 2013 e 2014. O meia-atacante atuou em 37 partidas pelo Ceará, divididas entre Cearense, Copa do Brasil e Copa do Nordeste. Em nome do presidente da Diretoria Executiva, João Paulo Silva, o Ceará S.C se solidariza aos familiares e amigos de Luiz Henrique nesse momento de dor e saudade. Como homenagem póstuma, o Clube ainda solicitará junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumprimento de minuto de silêncio na partida entre Sport-PE x Ceará, que será realizada na quarta-feira (9/7/2025), em Pernambuco.

Morre Luiz Vieira Vila Nova

Nota de Pesar - Luiz Vieira Vila Nova. A Federação Cearense de Futebol (FCF) lamenta o falecimento de Luiz Vieira Vila Nova, ex-atleta e ex-árbitro de Futebol Cearense, que nos deixou neste sábado (28/6/2025), aos 81 anos. Atuando como lateral-esquerdo, Vila Nova foi campeão cearense com o América, em 1966, além de conquistar o bicampeonato pernambucano com as cores do Santa Cruz/PE, em 1969/1970.  Após pendurar as chuteiras, Vila Nova optou por seguir nos gramados e investiu na carreira como árbitro esportivo, ingressando no Curso de Arbitragem da Escola Professor Alzir Brilhante. Por sua experiência como jogador, ele conhecia na prática como funcionava o comportamento dos atletas, o que o ajudou na sua forma de conduzir os jogos, sempre com muita postura e seriedade. Durante sua passagem na Arbitragem Cearense, Vila Nova trabalhou em muitos clássicos do nosso Futebol, inclusive em finais do estadual, exercendo um trabalho de altíssima qualidade nas decisões. Um dos jogos mais emb...