Pular para o conteúdo principal

Morre o jornalista José Rangel

José Rangel (Foto: Reprodução)


O jornalismo cearense perde José Rangel.

O colunista social morreu hoje, aos 72 anos, na Gastroclínica vítima de parada cardíaca.

José Rangel se internou na Gastroclínica há 15 dias para tratamento de uma pneumonia, provocada por problemas renais.

Rangel foi colunista social de O Povo, O Estado, Tribuna do Ceará, TV Diário, TV Verdes Mares, assessor do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e mantinha ultimamente um blog de notícias "José Rangel Conta".

José Rangel passou 30 anos no O Povo chegando a editor de Política e de Internacional, além de manter uma coluna diária de sociedade.

O presidente do Congresso Nacional, senador cearense Eunício Oliveira (MDB) escreveu sobre José Rangel:

"Com profunda tristeza, recebo a notícia de falecimento do jornalista José Rangel, uma das mais competentes e respeitadas vozes da comunicação cearense. 

Ao tempo em que envio minhas condolências aos familiares e amigos, destaco que a memória de José Rangel ficará marcada para sempre como um farol a ser seguido pelas próximas gerações de comunicadores.

Tendo atuado nos principais veículos do Estado, notadamente nas áreas de política, economia, internacional e sociedade, José Rangel deixa o exemplo de um profissional ético, apaixonado pela informação e compromissado com seu público".

O jornalista Antônio Viana lamentou a morte de José Rangel:

"Tomei conhecimento há poucos instantes do falecimento hoje em Fortaleza, do colunista social e ex-apresentador de programas em rádio e televisão, José Rangel. Há cerca de duas semanas sofreu problema de saúde e precisou internar-se para cumprir tratamento e hoje veio a falecer após parada cardíaca. Nossos sentidos pêsames à família enlatada. Zé Rangel foi nosso colega nos tempos de O Povo e mais recentemente no O Estado e na cobertura do dia a dia dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Ceará".

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Samira Castro, disse "que notícia triste! Meus sentimentos aos familiares e amigos do querido José Rangel".

O jornalista Celso Gondim destaca José Rangel: 

"Era pequeno quando via na TV Verdes Mares o pequeno programa - quase um spot - todo dia, antes do Jornal do Dez, "Sociedade com José Rangel", sempre encerrado com o bordão "em sociedade tudo se sabe"... Anos depois o tive como colega de profissão... Boa cepa, papo agradável - na maioria das vezes em francês -, tranquilo, calmo... Vá em paz... Merci pour tout, mon collegue journaliste... À quelque jour... Tu me manques..."

O radialista Cláudio Teran escreveu:

"Eu não queria ser o porta-voz da notícia do falecimento das pessoas, mas isso tem acontecido com frequência maior do que eu gostaria. Neste sábado encerrou-se o tempo do amigo jornalista José Rangel.

Ele faleceu nesta tarde (21) na Gastroclínica.

Segundo informações de familiares, foi internado para tratar problemas renais e uma pneumonia.

Aos 72 anos, estava em plena atividade. E foi um grande cronista do cotidiano no colunismo social. E na cobertura dos mais diversos eventos.

Passou pelo Centre de Formation et Perfectionnement des Journalistes (Paris) e resgatou o colunismo social na TV, na estréia da TV Diário (1998).

Zé Rangel, como a gente o chamava, era a mais perfeita tradução de um cavalheiro. Gentil, educado, bom papo, e detentor de uma leveza que dava a impressão por vezes que flutuava.

Quando eu dizia isso a ele, nos nossos seguidos encontros e papos pelos corredores da Assembleia ele rebatia: "cada qual com sua carga, a diferença e saber remar o peso do barco".

Um de meus papos mais frequentes com o Zé era sobre as mudanças na imprensa e na forma de abordagem das coisas. Ele migrou rápido para a
assessoria e as mídias on line, e dizia com certo orgulho que "o desafio para um veterano como eu é se manter contemporâneo e relevante", ao
que eu replicava que era desafio nosso.

O último encontro que tivemos foi há duas ou três semanas cobrindo o Plenário da Assembleia  Legislativa. Ele me pareceu muito bem.

Vou guardar do Zé Rangel aquele sorriso suave dele, os bons modos e o bom gosto. Era um cara viajado, atento, centrado e um disciplinado nas
técnicas do jornalismo, portando sempre um bloquinho de notas como nos velhos tempos, "mas armado do smart digital", dizia.

Fica a esposa, Zeneida Rangel e três filhos, e em nós uma saudade imensa..."


A última postagem de José Rangel no blog foi em quatro de julho passado com o título: "Deputado propõe 'Tribuna Livre' às sextas-feiras"

José Rangel entre os colunistas Pompeu Vasconcelos, Lêda Maria e Vicente de Alencar e do capitão dos portos do Ceará, Madson Santana durante almoço na Capitania dos Portos em quatro de julho passado (foto LC Moreira-Balada In)
O velório de José Rangel acontecerá, na Funerária Ternura, amanhã (22) com missa de corpo presente, às dez da manhã.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".