Pular para o conteúdo principal



Antônio Henrique será aclamado presidente da Câmara Municipal de Fortaleza nesta segunda feira para o biênio 2019-2020

O vereador Antônio Henrique da Silva (PDT) será aclamado presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para o biênio 2019-2020, na próxima segunda-feira (três de dezembro), durante sessão especial de eleição da Mesa Diretora da CMFor por parte dos 43 vereadores fortalezenses.



Antônio Henrique (fotos Divulgação CMFor), de 47 anos, é o candidato de consenso da maior bancada da CMFor, o PDT com 11 vereadores. 

O anúncio foi feito, na noite desta quinta-feira (29), pelo atual presidente da CMFor, vereador e deputado estadual eleito Salmito Filho (PDT).

"Antônio é nosso candidato de consenso. Já integrou a Mesa Diretora da Câmara (2011-2012 e 2013-2014 como Terceiro Secretário nas gestões dos presidentes Acrísio Sena e Walter Cavalcante) e foi secretário executivo Regional III do prefeito Roberto Cláudio de 2017-2018. Tem excelente trânsito com todos vereadores e tem tudo para fazer uma excelente gestão na Câmara", destacou Salmito Filho, que deixa a presidência da CMFor em 31 de dezembro próximo e faz a transição durante o mês de dezembro logo após segunda-feira (três) quando Antônio Henrique será eleito presidente para o biênio 2019-2020.

Salmito Filho fica na CMFor ainda até 31 de janeiro de 2019, quando renunciará para tomar posse em primeiro de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Com a renuncia de Salmito será efetivado na Câmara, Eron Moreira (PP), que hoje está como secretário municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.

MESA DIRETORA - “Tivemos um diálogo franco dentro da bancada. Na reunião desta quinta-feira chegamos a um consenso. Já tínhamos tido um outro encontro com o presidente municipal do PDT, prefeito Roberto Cláudio. Essa bancada, a maior da Câmara, entendeu que o meu nome é o melhor para conduzir esse Poder pelos próximos dois anos”, destaca Antônio Henrique que tem a missão agora de compor até segunda-feira (três) a chapa para Mesa Diretora da CMFor para 2019-2020.

"Gostaria de agradecer e registrar aqui a nossa candidatura a presidente da Câmara Municipal de Fortaleza para os próximos dois anos. Agradeço a compreensão e o apoio que tivemos da nossa bancada. O diálogo com os outros partidos já ocorreu em várias conversas anteriores. Acredito que eles estão apenas esperando nossa decisão formal”, destaca Antônio Henrique.

A princípio o PDT terá três assentos na Mesa Diretora:

Presidente Antônio Henrique. 

Primeiro vice presidente Adail Júnior.

Segundo secretário Zier Férrer.

Segundo e terceiro vice presidentes, primeiro e terceiro secretários e os três suplentes (vogais) serão escolhidos até segunda-feira (três) dentre as demais bancadas da CMFor.

"Vamos buscar a proporcionalidade respeitando o diálogo com as bancadas", promete Antônio Henrique.


O atual presidente Salmito Filho diz:

"Acredito em uma eleição consensual, com um processo em altíssimo nível, diálogo sincero, transparente, sem problemas e sem grosserias. A Câmara está de parabéns e o prefeito, também, por respeitar a escolha da maioria dos vereadores”.


Os 11 vereadores do PDT que homologaram o nome de Antônio Henrique para presidente da CMFor, se reuniram na noite desta quinta-feira (29) no Gabinete da Presidência da CMFor. Presentes: Antônio Henrique, Salmito Filho, Adail Júnior, Didi Mangueira, Zier Férrer, Luciram Girão, Elpídio Nogueira, John Monteiro, Renan Colares, Iraguassu Teixeira Filho e Mairton Felix.

ANTÔNIO HENRIQUE -  O vereador Antônio Henrique da Silva-PDT, de 47 anos, é potiguar. Nasceu em 24 de julho de 1971, em Martins (Rio Grande dor Norte). Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Trabalhou como Técnico em Contabilidade, com experiência em Gestão Administrativa e Financeira. Foi diretor administrativo-financeiro do Desafio Jovem do Ceará, instituição que atende dependentes químicos em Fortaleza.

Em 2008, foi eleito vereador de Fortaleza, com 4.702 votos pelo PTN. Em 2012, reeleito com 13.328 votos pelo PTN. Reeleito pela segunda vez em 2016 pelo PDT foi o quarto vereador mais votado de Fortaleza com 13.701 votos. Está portanto no seu terceiro mandato seguido. Esteve filiado ao Pros de 2013-2016.

Na CMFor, Antônio Henrique integrou a Mesa Diretora no biênio 2011-2012), ocupando a Terceira Secretaria, que tinha como presidente vereador Acrísio Sena (PT); e no biênio 2013-2014, tendo como presidente Walter Cavalcante (MDB).


Presidiu as Comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública. Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Fortaleza. A CPI identificou 74 pontos de exploração e foi usado como base para criação de Políticas Públicas Municipais de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em 2017, Antônio Henrique foi convidado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para assumir a Secretaria Executiva Regional III. Ao longo um ano e dez meses, foi responsável pela redução dos pontos de lixo em 17 bairros da Regional e garantiu a reforma de 11 praças.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lô Borges

GRANDE PERDA PARA A MÚSICA BRASILEIRA | O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do histórico movimento Clube da Esquina e referência da Música Popular Brasileira, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Unimed, desde 18 de outubro, para tratar um quadro de intoxicação medicamentosa. Nascido Salomão Borges Filho em 10 de janeiro de 1952, na capital mineira, Lô construiu uma das trajetórias mais marcantes da MPB. Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, foi peça fundamental na criação do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música brasileira nos anos 1970, unindo rock, jazz, bossa nova e sonoridades latino-americanas. Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva:   Hoje nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa música popular brasileira, Lô Borges. Suas canções, que começaram a nascer nas esquinas de Belo Horizonte, ultrapassaram as fronteiras de Minas Gerais e estão gravadas não apenas em álbun...