Pular para o conteúdo principal



Missão Boliviana conhece Sistemas de Informação em Saúde do Estado do Ceará

O Ceará está colaborando para a organização do Sistema Universal de Saúde da Bolívia (SUSB). O SUSB passa a funcionar em 2019 para atender a cerca de 11 milhões de bolivianos.

Os técnicos do Ministério da Saúde da Bolívia estiveram em Fortaleza ao longo da semana passada para conhecer como os Sistemas de Informação em Saúde são utilizados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O Ceará é um dos sete estados brasileiros, que estão recebendo missões estrangeiras para conhecer, entre outros trabalhos, como funcionam a Vigilância de Óbitos e o Sistema de Nascidos Vivos no País.


Os médicos e técnicos do Ministério da Saúde da Bolívia, Rocco Abruzzese Castellón, responsável nacional de Produção de Serviços de Primeiro Nível; e Maria Angela Vera Callisaya, responsável pela Vigilância Epidemiológica; foram recebidos pelo secretário da Saúde do Ceará, Henrique Javi; e pelo secretário-adjunto da Saúde, Marcos Gadelha.

Javi destacou a disponibilidade dos recursos técnicos e humanos da Sesa para colaborar com o trabalho da equipe boliviana e citou que há um compromisso da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que os países caminhem para a construção de Sistemas Universais de Saúde.

A OMS foi fundada há mais de 70 anos sob o princípio de que todas as pessoas podem realizar o seu direito ao mais alto padrão possível de saúde. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) está completando três décadas neste ano.

“Vocês podem aprender com nossos erros também. Acompanhar a história do SUS no Brasil e já criar um sistema numa fase mais avançada. Ver o que foi que nós acertamos e o que erramos. É muito interessante isso porque a demanda é grande. É importante esse intercâmbio de experiências”, declarou Javi.

O secretário-adjunto Marcos Gadelha ressaltou a importância dos dados que são coletados e produzidos pelo Sistema de Saúde para embasar as Políticas Públicas na Saude.

Intercâmbio de experiências - O intercâmbio de conhecimento no Ceará está sendo feito, por indicação do Ministério da Saúde do Brasil, para colaborar com a instalação do sistema de saúde para os bolivianos.

“A experiência que vocês têm de haver implementado o SUS há muitos anos e que tem como uma das partes mais importantes é a vigilância porque alimenta todo o sistema e porque nos dá a informação. É algo que nós como país estamos incorporando no ano seguinte. Então para nós é muito enriquecedor conhecer uma base tão grande de saúde como o Ceará”, disse Maria Angela.

“Foi muito enriquecedor conhecer os processos e os procedimentos da vigilância, como a investigação dos casos de óbito e o registro de nascidos vivos e os agravos. Visualizamos isso. Inclusive agora tivemos a possibilidade de interagir com as pessoas que trabalham com casos de violência. Conhecemos processos, conhecemos instrumentos, conhecemos sistemas e a interrelação e coordenação dos estabelecimentos, dos municípios e das regionais para chegar à informação estadual, que possivelmente será a informação que irá para o Ministério”, declarou Castellón.

Os Sistemas de Informação em Saúde são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que têm como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis Municipal, Estadual e Federal.


Processos de trabalho - A missão boliviana foi acompanhada na Secretaria da Saúde do Ceará por dois técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIG), Pedro Albuquerque e Iarlla Ferreira, na segunda-feira, 19 de novembro, para conhecer como os processos de trabalho são realizados, a partir da ocorrência do óbito até a coleta, processamento, envio das informações e revisão da causa de morte. Os técnicos bolivianos também acompanharam na última terça e quarta-feira, dias 20 e 21, trabalho de campo de equipe de vigilância do óbito, em Fortaleza.

“A experiência de ter profissionais do Ministério da Saúde da Bolívia em nosso Estado foi desafiadora, uma vez que, os movimentos governamentais bolivianos estão direcionados à implantação do Sistema de Saúde Pública no país logo mais em 2019. Esta visita técnica remete a uma grande responsabilidade para nossas ações de vigilância em saúde, uma vez que o Ceará será referência de qualidade e excelência no desenvolvimento de processos, análises e estratégias para melhoria dos serviços de saúde ofertados à população”, disse Iarlla.

Os profissionais da Sesa apresentaram os processos de trabalho, destacando a operacionalização das ações, desde a produção das informações em saúde e a utilização delas nas instâncias municipal, regional e estadual. “Buscamos ressaltar não apenas os nossos aspectos positivos, mas também, nossos desafios e as dificuldades atuais, e como lidamos na perspectiva de superação”, explicou a técnica da Sesa.

As missões estrangeiras participarão do III Encontro sobre a Melhoria da Qualidade da Informação sobre Causas de Morte no Brasil, que acontece de segunda (26) a quarta (28 de novembro), em Salvador (BA), promovido pelo Ministério da Saúde e que vai reunir profissionais de Vigilância em Saúde de todos os estados brasileiros.

O evento contará com a participação de representantes dos Estados Unidos, Austrália, Suíça, países da África e da América Latina.

A vigilância de óbitos se enquadra no conceito de vigilância epidemiológica que compreende o conhecimento dos determinantes dos óbitos maternos, infantis, fetais e com causa mal definida e a proposição de medidas de prevenção e controle.

O Ceará está entre os estados brasileiros com a vigilância de óbitos melhor estruturada.

O encontro promovido pelo Ministério da Saúde em Salvador proporciona o debate e o compartilhamento de experiências positivas.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Fala João Pedro Castro

 

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Fala João Pedro Castro