Pular para o conteúdo principal

Fim de semana de Esporte e Cultura na Praia de Icaraizinho de Amontada

O fim de semana (sábado-15 e domingo-16) vai ser de Esporte e Cultura em Icaraizinho de Amontada, Praia do Litoral Oeste Cearense, a 190 quilômetros de Fortaleza. É lá que acontece a segunda edição do Festival Ojuobá de Esporte e Cultura, com programação ao ar livre e acesso gratuito. Campeonato de kitesurf, regata de paquete, apresentação de capoeira, shows, performances e DJs marcam o Festival, que acontece em uma estrutura montada ao lado do restaurante Casa Marujo, com feira de artesanato e comidas típicas.


O Festival Ojuobá de Esporte e Cultura 2018 é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil, numa realização da Seara Cultura e Desenvolvimento e Galgo Entretenimento. Esta é a segunda edição do evento, que foi criado em dezembro de 2016 em Icaraizinho, como uma nova versão do Jeri Sport Music Festival, realizado por oito anos em Jericoacoara.

PROGRAMAÇÃO NO SÁBADO - O Festival começa no sábado (15) às 14 horas com o Campeonato de Kitesurf Strepless Freestyle, aberto a praticantes profissionais e amadores em duas categorias: Feminino e Masculino. A DJ Maarji comanda o som na praia durante a disputa.

Nos dois dias, abrindo a programação artística, às 19 horas, às atrizes-palhaças Ana Nogueira e Fabiana Pirro, do Coletivo de Palhaçaria Violetas da Aurora, de Recife (PE), fazem intervenções cômicas, convidando o público a integrar o cortejo pelas ruas até o local dos shows. No sábado, depois do cortejo, Fabiana Pirro apresenta a performance #MedusaMusaMulher, criação sua com texto da poeta Cida Pedrosa.

No sábado (15), às 20 horas, a cantora Paula Tesser (foto Nicolas Gondim) apresenta o show “Forró Arrasta Pé”, com repertório de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Eliane, Genival Lacerda, Pim e Pinduca. A banda é formada por Oscar Arruda (guitarra), Denilson Lopes (bateria), Rian Batista (baixo) e Robson (sanfona). Na sequência, tem mais som com a DJ Maarji, que apresenta uma viagem musical mostrando sua pesquisa em raridades de disco music, boogie, groove, dance e jazz, sempre com uma pegada dançante e eclética.

NO DOMINGO - No domingo de manhã (16) acontece a Regata de Paquete, que é um tipo de jangada com aproximadamente metade do comprimento da jangada grande. Realizada pela comunidade de pescadores de Icaraizinho, a regata contará com a participação de pescadores artesanais de Icaraizinho e praias vizinhas. A premiação da Regata de Paquetes está marcada para as 16 horas.

No fim da tarde tem roda de capoeira com grupo Armada Dupla, da Sabiaguaba, formado por cerca de 20 alunos do professor Edson. Além da roda, os participantes vão apresentar um trabalho de capoeira que já vêm desenvolvendo.

Às 18 horas, o Festival presta homenagem à Cultura dos Povos do Mar, com a presença de pescadores da região. Será um momento de comemoração, no melhor estilo praieiro, com fogueira e assado de peixe, na beira da praia.

Depois do cortejo das atrizes-palhaças do Violetas da Aurora, tem mais shows e festa na praia. A banda Dona Zefinha apresenta “Da Silva el Hijo de las Américas”, trabalho baseado na vida do povo latino, com arranjos inspirados nas expressões artísticas populares e fusões de ritmos como tango, bolero, cúmbia, arrocha, samba, milonga e carnavalito.

Para encerrar esta edição, festa com Tertúlia Black Vândala, um coletivo de DJs e agitadores culturais de Fortaleza, que têm como marca registrada a black music em suas diversas vertentes soul, R&B, funk, boogie e disco. Os DJs se revezam tocando com vinil e digital um som dançante, revisitando a atmosfera das discotecas, tertúlias dos anos 1970, 1980, bailes black e do lendário programa de tv americano Soul Train.

TEMA E HOMENAGEM - Esta edição do Festival Ojuobá tem como tema "O redespertar à Cultura dos Povos do Mar". Com isso, levanta a bandeira da pesca artesanal, que é umas das principais garantias de sustento e desenvolvimento das praias da região, e presta uma homenagem aos pescadores que ainda mantêm essa prática, “remando contra a maré” do avanço das novas formas e tecnologias de pesca. O Festival coloca em discussão as maiores necessidades desses povos do mar, além de resgatar a pesca artesanal e outras atividades que abrangem o setor.

MAIS SOBRE O CAMPEONATO DE KITESURF - As inscrições para o Campeonato de Kitesurf são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail contact@kiteclubicaraizinho.com ou pelo whatsapp +33-6-64-15-0177 (Alan).

Os três primeiros lugares de cada categoria recebem prêmio em dinheiro no valor de R$ 600,00, 500,00 e 400,00, respectivamente, e serão contemplados com colares/medalhas confeccionados em pedrinhas do litoral cearense pela artesã pernambucana Maria Teresa Pontes, que há três anos criou a marca Têra, produzindo peças autorais únicas.

PROGRAMAÇÃO
Sábado (15)
14 horas – Campeonato de Kitesurf, embalado pelo som da DJ Maarji
19 horas - Projeto Violetas da Aurora #MedusaMusaMulher
20 horas - Forró Arrasta Pé com Paula Tesser e Banda
21 horas - DJ Maarji
Domingo (16)
Pela manhã - Regata de Paquete
16 horas - Premiação da Regata
17 horas - Roda de Capoeira
18 horas - Comemoração com os pescadores, fogueira com peixes
19 horas - Violetas da Aurora
20 horas - Banda Dona Zefinha
21 horas - Tertúlia Black Vândala

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B