Pular para o conteúdo principal



Projetos da Uece beneficiam mais de 150 mil pessoas por ano no Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) capta, anualmente, centenas de projetos de Extensão nas áreas de Saúde, Ciência e Tecnologia, Educação, Estudos Sociais Aplicados e Humanas, com o objetivo de utilizar o conhecimento acadêmico adquirido nas salas de aula do Ensino Superior para prestar ação social a comunidades no Estado. Colaborar para a transformação do público externo ao ambiente universitário com informações e serviços.


A prática tem gerado resultados relevantes: no ano passado, 150 mil cearenses foram beneficiados diretamente através da política. Para este ano, a Uece conta com 253 destas ações cadastradas, distribuídas pelos sete municípios cearenses onde se encontram campus da instituição, e abrangendo as respectivas regiões: Fortaleza (160) Iguatu (32), Crateús (8), Tauá (5), Limoeiro do Norte (17), Quixadá (14) e Itapipoca (17).


Cada projeto de Extensão é coordenado por um professor e integrado também por estudantes monitores, remunerados ou voluntários. As ações surgem de propostas dos próprios professores, que levam à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual a ideia que planeja colocar em atividade.

“Recebemos as propostas e encaminhamos para um parecerista, que vê se a proposta é de fato de Extensão. Para ser classificada como de Extensão, a atividade precisa, a grosso modo, ser importante para formação dos alunos e atender a comunidade. Com isso, o parecer é positivo e o projeto se torna apto a começar”, explica o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Ferreira Silva.

A Proex recebe projetos em fluxo contínuo. A qualquer momento, professores podem propor novas atividades. “Como nós temos o Edital de Bolsas para os alunos, naturalmente o maior fluxo é no início do ano. A grande maioria dos projetos se inicia em março, sendo submetidos à apreciação em janeiro e fevereiro”, completa Fernando.



Astronomia nas escolas - O professor do Curso de Graduação em Física, Antonio Carlos Santana dos Santos, coordena há cinco anos o projeto de laboratório de ensino e pesquisa em Astronomia com a finalidade de levar o conhecimento sobre os corpos celestes e fenômenos fora da Terra para as escolas em Fortaleza. A atividade é ligada ao Centro de Ciência e Tecnologia da Uece, e já levou a mais de 2 mil estudantes, do nível fundamental ao superior, palestras e aulas práticas com telescópio realizadas no Observatório no Campus Itaperi.

“Apesar de ser muito bela, a Astronomia não é muito abordada em escola. O que nos motivou a tocar esse projeto foi a oportunidade de levar aos estudantes informações sobre o assunto. Às vezes se fala de Astronomia dentro da Geografia, não dentro da Física. Então resolvemos ter esse trabalho focado nisso, disponibilizando a visita de escolas públicas ou particulares para palestras e noites de observação”, explica Santana.

O professor relata que é gratificante ver o interesse dos jovens sobre o assunto, como também a dedicação por parte dos seus monitores voluntários do projeto. Dos estudantes da Física que estiveram sob sua coordenação, vários já saíram para Mestrados e Doutorados, e dois ex-alunos hoje trabalham para a National Aeronautics and Space Administration (NASA), em Washington, nos Estados Unidos.



Hoje um dos bolsistas no Observatório da Uece, o universitário Maurício Ferreira já facilitou diversas palestras para Ensino Fundamental e Médio em Fortaleza, em bairros como Demócrito Rocha, Parangaba e Messejana. Para ele, a experiência traz ânimo e muito conhecimento sobre a importância de pesquisar e transmitir bem os conhecimentos de sua área. “Quando a gente vai nas escolas, a gente desenvolve outras formas de pensar e aplicar o ensino daquele assunto. Isso nos dá motivação de estudar cada vez mais e conseguir levar melhor a informação para as pessoas.”


Assistência social - A Comunidade Vila Garibaldi, no bairro Serrinha, é vizinha do Campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará. Com o apoio de iniciativas que saem da Proex, a população que mora na localidade tem recebido assistência em Saúde e Educação. Do Centro de Ciências da Saúde, um dos projetos de Extensão atende a gestantes por meio de trabalhos de prevenção e cuidados com a gestação, saúde da mãe e do bebê.

Especialista em enfermagem obstétrica, a professora Francisca Gomes Montesuma idealizou e coordena o projeto há três anos. Para ela, é de grande importância que mais ações de Saúde sejam voltadas ao atendimento de famílias em condição vulnerável. Dezenas de famílias já foram atendidas e contempladas com as ações do projeto para as gestantes.

“Nós fazemos um levantamento das gestantes que frequentam o Posto de Saúde do Campus e também na comunidade. Depois realizamos o diagnóstico dessas gestantes, temos uma primeira conversa, checamos se tem sido feito o pré-natal. Com palestras, damos uma série de informações básicas para a saúde delas e dos bebês”, explica Montesuma, que conta atualmente com o suporte de um bolsista.


As palestras organizadas pelo projeto envolvem desde a consulta obstétrica para as grávidas como também ações de conscientização das famílias acerca da sífilis e da importância de se ter um lar estável e com divisão de tarefas entre os parceiros, para que a gravidez ocorra da melhor forma. “Eu trabalho numa condição de oferecer alguma coisa no social, porque as pessoas são muito carentes de tudo, inclusive de informação. Elas sempre dão o retorno de que aprendem muito através desse tipo de projeto”, testemunha a professora.

Proex - A Extensão Universitária na Universidade Estadual do Ceará possui quatro tipos de ação: Projetos de Extensão, Cursos de Extensão, Eventos e Prestação de Serviços.

Com característica de serem esporádicos, os cursos de Extensão e os Eventos são trabalhados de forma específica, com durações de 10 a 40 horas. Essas atividades surgem por meio da iniciativa dos professores e, por esse motivo, há uma grande volatilidade. “Um mesmo curso que é oferecido em 2018 pode não ser em 2019 ou o contrário. Para você ter uma ideia, em 2018, nós emitimos 14.703 certificados para os participantes de nossos cursos de Extensão e 8.465 certificados para os participantes de nossos eventos”, detalha o pró-reitor.

Na Prestação de Serviço, a Uece tem atividades permanentes, como o Hospital Veterinário, o cursinho pré-vestibular UECEVest, e os núcleos de línguas que são cursos de idiomas para a comunidade. Em 2018, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas com as ações.

Com informações, gráficos e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...