Pular para o conteúdo principal



Vem ai a nova Desembargador Moreira

Uma audiência pública apresentou à sociedade civil o projeto de requalificação da Avenida Desembargador Moreira. A proposta divide em três trechos a intervenção na avenida, sendo a mais significativa a construção de um calçadão com ciclofaixa entre a Praça Portugal e a Avenida Beira Mar, no sentido praia-sertão, deixando duas faixas livres para o tráfego de veículos. Na ocasião, estiveram presentes secretários e outras autoridades municipais, empreendedores e moradores locais.


As obras contemplam a Desembargador Moreira desde a Avenida Pontes Vieira, seguindo por 1,3 quilômetro até a Avenida Padre Antônio Tomás, com a requalificação do asfalto e da iluminação, arborização e paisagismo, rampas de acessibilidade e reforço da segurança pública. O segundo trecho, de 750 metros compreendidos entre a Padre Antônio Tomás e a Praça Portugal, inclui também a implantação de pavimento intertravado e a reforma de calçadas danificadas.

Já nos 800 metros entre a Praça Portugal e a orla, serão criados cerca de 6.500 metros quadrados de espaço público, que além dos itens já citados, contarão ainda com extensão da calçada, ativação da área para pedestres e infraestrutura cicloviária. Segundo Roberto Cláudio, as trocas de espaços viários por espaços para pedestres é uma tendência comum em várias cidades do mundo, e a área foi estrategicamente escolhida como um projeto piloto de modo a buscar uma mobilidade mais sustentável e um uso mais diverso do solo. "Queremos, principalmente, a busca de uma cidade que priorize a circulação e a interação de pessoas. Vamos conciliar o projeto às especificidades presentes ao longo do trecho escolhido, valorizando a atividade econômica", afirmou o Prefeito.

De acordo com o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), 
Luís Alberto Sabóia, para a elaboração do projeto foram realizados estudos de impacto que levaram em consideração fatores como a densidade comercial e habitacional, a oferta hoteleira e a rota de turistas, as mudanças no tráfego e transferência do fluxo para vias paralelas, o volume de pedestre e as possíveis mudanças nos trajetos do transporte público. "O fluxo é muito baixo no sentido praia-sertão. A gente levantou todos os números, dados, trecho a trecho, das aproximações, das paralelas, analisou a capacidade viária de todas as vias do entorno e o mesmo para o transporte público", explicou Sabóia.

Outra questão levantada pelo secretário é o fato da Desembargador Moreira ser a principal porta de entrada da cidade, de quem vem do aeroporto, além da região concentrar uma grande densidade de residências e hotéis. Dessa forma, ele analisa que a implantação da área de pedestres no terceiro trecho se torna relevante para ligar a área comercial, principalmente em volta da Praça Portugal, à área mais turística e habitacional, mas de forma convidativa, em um ambiente agradável e seguro para a população.

Em relação a prazos, a expectativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) é ter maiores detalhes do projeto decididos pela comissão até o final de maio e iniciar as intervenções ainda em setembro próximo, com cerca de 12 meses para a entrega. Os recursos são provenientes do contrato de financiamento firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que também já estão sendo aplicados na construção da nova Avenida Beira Mar e na requalificação do Pólo Gastronômico da Varjota.


Encaminhamentos - Após a apresentação do projeto, o vereador e presidente da audiência, Ésio Feitosa (PPL); e o secretário executivo regional II, Ferruccio Feitosa, conduziram os encaminhamentos para a tomada de decisão de detalhes sobre a obra. Foi formada uma primeira comissão com empreendedores e moradores presentes, mas outros nomes serão indicados e agregados posteriormente.

Entre as questões levantadas na ocasião a serem debatidas com mais afinco, está a escolha do lado do trecho que receberá o calçadão. Sendo o lado praia-sertão mais residencial e o lado sertão-praia mais comercial, leva-se em consideração os possíveis impactos, tanto para moradores como para comerciantes. Também foi apontada a entrada e saída de veículos dos residenciais, a segurança de pedestres e questionamentos diversos sobre o projeto paisagístico para o conforto da população em relação ao clima típico fortalezense.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170