Pular para o conteúdo principal

Vem ai a nova Desembargador Moreira

Uma audiência pública apresentou à sociedade civil o projeto de requalificação da Avenida Desembargador Moreira. A proposta divide em três trechos a intervenção na avenida, sendo a mais significativa a construção de um calçadão com ciclofaixa entre a Praça Portugal e a Avenida Beira Mar, no sentido praia-sertão, deixando duas faixas livres para o tráfego de veículos. Na ocasião, estiveram presentes secretários e outras autoridades municipais, empreendedores e moradores locais.


As obras contemplam a Desembargador Moreira desde a Avenida Pontes Vieira, seguindo por 1,3 quilômetro até a Avenida Padre Antônio Tomás, com a requalificação do asfalto e da iluminação, arborização e paisagismo, rampas de acessibilidade e reforço da segurança pública. O segundo trecho, de 750 metros compreendidos entre a Padre Antônio Tomás e a Praça Portugal, inclui também a implantação de pavimento intertravado e a reforma de calçadas danificadas.

Já nos 800 metros entre a Praça Portugal e a orla, serão criados cerca de 6.500 metros quadrados de espaço público, que além dos itens já citados, contarão ainda com extensão da calçada, ativação da área para pedestres e infraestrutura cicloviária. Segundo Roberto Cláudio, as trocas de espaços viários por espaços para pedestres é uma tendência comum em várias cidades do mundo, e a área foi estrategicamente escolhida como um projeto piloto de modo a buscar uma mobilidade mais sustentável e um uso mais diverso do solo. "Queremos, principalmente, a busca de uma cidade que priorize a circulação e a interação de pessoas. Vamos conciliar o projeto às especificidades presentes ao longo do trecho escolhido, valorizando a atividade econômica", afirmou o Prefeito.

De acordo com o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), 
Luís Alberto Sabóia, para a elaboração do projeto foram realizados estudos de impacto que levaram em consideração fatores como a densidade comercial e habitacional, a oferta hoteleira e a rota de turistas, as mudanças no tráfego e transferência do fluxo para vias paralelas, o volume de pedestre e as possíveis mudanças nos trajetos do transporte público. "O fluxo é muito baixo no sentido praia-sertão. A gente levantou todos os números, dados, trecho a trecho, das aproximações, das paralelas, analisou a capacidade viária de todas as vias do entorno e o mesmo para o transporte público", explicou Sabóia.

Outra questão levantada pelo secretário é o fato da Desembargador Moreira ser a principal porta de entrada da cidade, de quem vem do aeroporto, além da região concentrar uma grande densidade de residências e hotéis. Dessa forma, ele analisa que a implantação da área de pedestres no terceiro trecho se torna relevante para ligar a área comercial, principalmente em volta da Praça Portugal, à área mais turística e habitacional, mas de forma convidativa, em um ambiente agradável e seguro para a população.

Em relação a prazos, a expectativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) é ter maiores detalhes do projeto decididos pela comissão até o final de maio e iniciar as intervenções ainda em setembro próximo, com cerca de 12 meses para a entrega. Os recursos são provenientes do contrato de financiamento firmado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que também já estão sendo aplicados na construção da nova Avenida Beira Mar e na requalificação do Pólo Gastronômico da Varjota.


Encaminhamentos - Após a apresentação do projeto, o vereador e presidente da audiência, Ésio Feitosa (PPL); e o secretário executivo regional II, Ferruccio Feitosa, conduziram os encaminhamentos para a tomada de decisão de detalhes sobre a obra. Foi formada uma primeira comissão com empreendedores e moradores presentes, mas outros nomes serão indicados e agregados posteriormente.

Entre as questões levantadas na ocasião a serem debatidas com mais afinco, está a escolha do lado do trecho que receberá o calçadão. Sendo o lado praia-sertão mais residencial e o lado sertão-praia mais comercial, leva-se em consideração os possíveis impactos, tanto para moradores como para comerciantes. Também foi apontada a entrada e saída de veículos dos residenciais, a segurança de pedestres e questionamentos diversos sobre o projeto paisagístico para o conforto da população em relação ao clima típico fortalezense.

Com informações da Assessoria de Imprensa da PMF.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".