Pular para o conteúdo principal

Há 30 anos Castelão era fechado

O 24 de junho na História de Fortaleza, segundo Miguel Nirez Azevedo com destaque para interdição do Castelão em 1989:


1810 - Alvará criando um Juiz de Fora para a Vila da Fortaleza, com casa e aposentadoria e bom ordenado anual. Isto dava uma grande importância à vila.

1877 - O primeiro número do jornal O Retirante sai sob direção de Luís Francisco de Miranda (Luís de Miranda), impresso na Tipografia Imparcial. Era semanário saindo aos domingos.

1878 - Toma posse no cargo de Capitão do Porto, o capitão-tenente cearense Antônio Pompeu de Albuquerque Cavalcante, interinamente, quando deixou o cargo, o 1º tenente Manuel Lourenço de Castro Rocha, que acumulava a função de comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM.

1878 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Antônio Severiano Nunes, em substituição ao 1º tenente Manuel Lourenço de Castro Rocha, que acumulava a função de Capitão do Porto.

1879 - Publica-se em Fortaleza o jornal Echo do Povo, redatoriado por Antônio José de Melo, João Cordeiro e Vicente Linhares. Era impresso na Tipografia Imparcial, na Rua Major Facundo nº 46, e o impressor era Francisco Perdigão.

1883 - Surge o primeiro número de A Luz, jornal literário, crítico, semanário, impresso em tipografia própria, na Rua Senador Pompeu nº 124(antigo).

1891 - Instala-se, em Fortaleza, a Sociedade Fênix Caixeiral, iniciativa de Miguel Teixeira da Costa Sobrinho, Benvindo Alves Pereira, Heráclito Domingues da Silva, Raimundo Cabral, Januário Augusto Fernandes e César A. da Silva, funcionando em casa da Rua Major Facundo nº 2 (antigo), esquina com Rua da Misericórdia. Sua fundação fora no dia 24 de maio do mesmo ano, em prédio na esquina da Rua São Paulo com Rua Floriano Peixoto.

1891 - Instalação do Congresso de Ciências Práticas, associação fundada em 24 de maio de 1891. Sua sede era em prédio na Rua Senador Pompeu, 100.

1894 - Surge em Fortaleza sua primeira fábrica de meias.

1894 - Morre, em Fortaleza, aos 41 anos de idade, o padre José Teixeira da Graça (Padre Graça), cura da Sé, cearense de Aracati nascido em 30 de novembro de 1853 e que exerceu a presidência do Poder Legislativo em 1886. Hoje é nome de rua em Fortaleza (Rua Padre Graça).

1905 - Inaugura-se o prédio sede própria da Sociedade Fênix Caixeiral, na Travessa Municipal (Rua Guilherme Rocha, 2), na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar, na esquina com General Sampaio, onde hoje se levanta o edifício do SUS.

1913 - Assentamento da primeira pedra do novo prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua 24 de Maio, 446 com Rua Guilherme Rocha, 648, local antes ocupado pela residência do Presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli, incendiada quando de sua deposição da Presidência do Estado em 24 de janeiro de 1912.

1914 - Assume a Presidência do Estado do Ceará o coronel Benjamin Liberato Barroso (Benjamin Barroso), eleito no mês anterior.

1915 - Inaugurado festivamente o novo prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Guilherme Rocha, 648, na Praça José de Alencar, no local onde antes ficava a residência do presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli. À época a Fênix era administrada por Joaquim Magalhães. Foi construído pelo arquiteto Augusto Lopes sob a direção do engenheiro Antero Freitas do Amaral. O projeto foi de J. Paula Barros.

1916 - Instalado o Terceiro Grupo Escolar, criado por ato de 15 de abril do mesmo ano, funcionando na Rua do Seminário (hoje Avenida Monsenhor Tabosa).

1924 - Fundado, em casa no bairro do Alagadiço, o Sport Club Maguari, por José Freitas Barbosa, Raimundo Freitas Barbosa e João Freitas Barbosa (irmãos) e ainda Armando Guilherme da Silva e Hugo Saunders.

1925 - Surge em Fortaleza a Padaria Iracema, de Antônio de Oliveira, sucessor de Oliveira & Jerônimo, na Avenida Dom Manuel, 335/337 (antigos) esquina com Avenida Santos Dumont.

1932 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, vítima de enfarte, o capitalista coronel Antônio Diogo Vital de Siqueira, chefe da firma A. D. Siqueira & Filhos. É hoje nome de bairro em Fortaleza e de um leprosário em Antônio Diogo, Redenção. Era cearense de São Francisco de Uruburetama, onde nascera a primeiro de setembro de 1864.

1944 - Acontece à noite mais uma Corrida da Fogueira, saindo vencedor o atleta Eliseu Honorato de Sousa.

1948 - Reinaugurada a Capela do Cemitério de São João Batista, em Fortaleza.

1951 - Acontece a festa anual promovida pelos Diários e Rádios Associados e Rádio Iracema, São João dos Lázaros, no Preventório de Canafístula, com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo, que sempre apresentou aquela festa como locutor a ainda os artistas Sílvio Caldas, Gregório Barrios (cantores) e João Lima (violonista) e o apresentador Armando Vasconcelos.

1954 - A Lei Estadual nº 2.343 cria o Conselho de Assistência Técnica aos Municípios - CATM, que depois seria transformado em Conselho de Contas dos Municípios - CCM (1970), hoje Tribunal de Contas dos Municípios - TCM (1992).

1957 - Chega a Fortaleza para uma visita de cordialidade, o presidente de Portugal, general Craveiro Lopes que aqui recebe das mãos do prefeito Acrísio Moreira da Rocha o título de Cidadão de Fortaleza.

1965 - Morre, às duas horas da madrugada, em Brasília, aos 60 anos incompletos, o advogado, jornalista e professor João Perboyre e Silva. Era cearense de Redenção, onde nascera a 18 de setembro de 1905. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL e da Associação Cearense de Imprensa (AC)I, da qual foi presidente por muitos anos. Hoje existe uma rua no Centro da Cidade com seu nome, a antiga Travessa São Francisco.

1965 - Inaugurado o novo prédio do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará -MAUC no sexto aniversário da Universidade Federal do Ceará (UFC).

1965 - No 1º Centenário do romance “Iracema”, de José de Alencar, é inaugurada, na Volta da Jurema, a Estátua de Iracema, obra do escultor pernambucano Corbiniano Lins, com a presença do presidente da República, marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. O escultor tirara o primeiro lugar em concurso em que Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto) ficou com o segundo lugar com o projeto que depois seria inaugurado na Praia de Iracema (12 de dezembro de 1996).

1966 - Inauguração da Fábrica de Asfalto de Fortaleza, no Cocó, com a presença do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco.

1966 - Com a presença do presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, é inaugurado o Colégio Júlia Jorge, na Rua General Piragibe, 242, esquina com Rua Azevedo Bolão. O primeiro diretor foi o professor Francisco Oscar Rodrigues. Na ocasião estavam também presentes o governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora), o prefeito Murilo Borges Moreira, o comandante da 10ª Região Militar, general Itiberê Gouveia do Amaral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franklin Gondim Chaves (Franklin Chaves), o presidente do Conselho Estadual da CNEC, comendador Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira) e o presidente do Conselho Nacional da CNEC, deputado Paulo Sarasate Ferreira Lopes.

1968 - Assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) o engenheiro João Ary Moreira, em substituição a Ari de Pinho que deixara o cargo em 28 de maio de 1968.

1970 - Morre, aos 51 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, o engenheiro agrônomo José Joacy Pereira, ex-deputado estadual, natural de Aratuba, no maciço de Baturité, onde nasceu a cinco de outubro de 1918.

1971 - Morre, em Fortaleza, em sua residência, na Rua Tabajaras, 524, Praia de Iracema, o jangadeiro Raimundo Correia Lima (Tatá), conhecido por suas participações nos raids de jangadas feitos de Fortaleza ao Rio de Janeiro (1941), Fortaleza a Porto Alegre (1951-1952) e Fortaleza Buenos Aires (1958-1959).

1975 - Realiza-se, em Brasília, seminário no Departamento de Música da UnB, com as presenças de José Ramos Tinhorão, Marcus Pereira, Fernando Correia Dias e o cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez).

1977 - Fundado em Fortaleza o Centro de Estudos Ufológicos.

1977 - O Banco do Ceará S. A (Bancesa) inaugura sua Agência Metropolitana, na Rua Major Facundo, 866, esquina com Rua Pedro I, ocasião em que usou da palavra o líder empresarial Manuel Machado, presidente do banco. Hoje o prédio encontra-se abandonado.

1981 - Promovido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC) abre-se o seminário “O Nordeste no Brasil - Avaliação e Perspectiva”.

1985 - O ex-ministro Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão) faz depoimento no Arquivo Nirez, levado pelo dicionarista Roberto Ribeiro. Após o depoimento proíbe sua divulgação.

1987 - Assume o novo superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Ceará, Pedro Neudo Brito, em substituição a Marta Sampaio.

1989 - O Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão é interditado após vistoria causada pelo desabamento de uma parte da estrutura de concreto, sendo os jogos transferidos para o Estádio Presidente Vargas.

1998 - Morre, em Fortaleza, o poeta e professor Oscar Costa de Souza (Oscar Costa Sousa), fundador do Colégio Dom Bosco. Nascera em primeiro de janeiro de 1910 em São Benedito, CE, no Sítio Pimenteiras. É pai do compositor José Ednardo Soares Costa Sousa. O autor destas linhas fez os primeiros anos do curso ginasial naquele colégio, sem nada pagar, atendendo um pedido feito pelo professor Romão Filgueira Sampaio.
2005 - Inauguração simbólica da placa que denomina a Rua José Guilherme da Costa, no bairro Luciano Cavalcante, homenagem ao fundador da Empresa Redenção, de transportes, iniciativa da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão - Cepimar.

2014 - Mais uma partida pela “Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014” realiza-se no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, Arena Castelão, o 38º jogo do evento, desta feita entre as equipes da Grécia e Costa do Marfim.

2016 - Morre no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 81 anos de idade, o empresário Francisco Ivens de Sá Dias Branco (Ivens Dias Branco). Administrava desde 1953 o Grupo M. Dias Branco, com 14 fábricas e 13 distribuidoras. Nascera em Fortaleza, CE, em três de agosto de 1934.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".