Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

  • Portal O Povo ficou fora do ar (502 Bad Gateway) na madrugada desta segunda-feira (8).
21ª Turma 2018.1 no jardim do O Povo a partir da esquerda: Rose Serafim (UFC), Wanderson Trindade (UFC), Ivig Freitas (UFC), Ester Coelho (UFC), Israel Gomes (Estácio), Ingrid Thaís (Estácio), Marcos Souza (UFC) e Sara Cordeiro (Estácio)
  • O Povo está selecionando para 24ª Turma de Novos Talentos.
  • O Curso Novos Talentos para estudantes de Jornalismo, da Fundação Demócrito Rocha (FDR), oferece treinamento sobre aspectos teóricos e práticos da profissão, fazendo parceria com o Grupo de Comunicação O Povo, de modo a preparar novos profissionais para atuarem nos meios impresso e eletrônico.
  • O programa propicia formação complementar a estudantes que pretendem ingressar no mercado de trabalho.
  • Estudantes de Jornalismo têm a oportunidade de conhecer a rotina das redações dos diversos meios de comunicação (Jornal, Rádio, TV e Portal), participando também de oficinas e cursos com jornalistas do grupo e professores contratados.
  • A seleção é realizada duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestres.
  • A abertura de inscrições é sempre divulgada nas faculdades de Jornalismo, nos veículos do Grupo de Comunicação O Povo e aqui no Blog do Lauriberto.
  • Podem se inscrever estudantes de Jornalismo que estejam cursando a partir do 4º semestre na data do início do curso. O calendário de atividades será sempre atualizado.
  • Estão abertas as inscrições para a 24ª Turma até 20 de julho de 2019, com encerramento às 12 horas.
  • Calendário de Seleção para a 24ª Turma do Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo
  • Aplicação da Prova Escrita: sete de agosto de 2019, às 13 horas.
  • Local: (a definir).
  • Divulgação da lista dos 20 selecionados na prova escrita para entrevista com área de Recursos Humanos: 14 de agosto de 2019.
  • Entrevista com os 20 selecionados na prova escrita para a seleção dos 12 estudantes que participarão do Ciclo de Palestras com jornalistas do O Povo: entre 19 e 23 de agosto de 2019.
  • Divulgação dos 12 estudantes selecionados para o Ciclo de Palestras: dois de setembro de 2019 - Ciclo de Palestras: quatro a 11 de setembro de 2019
  • Entrevista com os 12 participantes do Ciclo de palestras para definir os oito estudantes selecionados para o curso: 12 de setembro de 2019.
  • Período do Curso: 16 de setembro a 15 de dezembro de 2019.
  • Durante o período do curso os alunos assistem aulas e têm contato direto com as redações do Jornal, Portal, Rádio e TV, produzindo material jornalístico adequado a esses meios, sempre com a supervisão de profissionais destacados para acompanhá-los. No decorrer do treinamento, os estudantes também frequentam disciplinas teóricas com instrutores do Grupo de Comunicação O Povo, da Fundação Demócrito Rocha (FDR) ou contratados.
  • Duração - O curso tem duração de três meses, com aulas teóricas e práticas. No período, os estudantes:
  • a) Participam de palestras, aulas e oficinas.
  • b) Acompanham o trabalho dos repórteres, escrevem matérias e participam das reuniões de pauta, tendo a oportunidade de conhecer todas as etapas de produção de conteúdo do jornal, portal, mídias sociais e programas de rádio e TV, sempre com o acompanhamento de profissionais qualificados.
  • Quantas turmas são treinadas por ano
  • São previstas duas turmas por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano.
  • Seleção
  • O processo de seleção será aberto a cada semestre, de acordo com o calendário a ser apresentado.
  • Quem pode se inscrever
  • Estudantes de Jornalismo que, no início do treinamento, estejam cursando o quarto, quinto, sexto, sétimo ou oitavo semestre. Como o Curso Novos Talentos exige que o estudante continue frequentando as aulas em sua faculdade, somente serão aceitas inscrições de estudantes de cursos de Jornalismo localizados na cidade de Fortaleza.
  • Como se dá o processo de seleção
  • 1) A inscrição será feita unicamente online, por meio desta página. O candidato deve preencher a ficha, que ficará disponível no período da inscrição.
  • 2) A partir da análise das fichas de inscrição serão selecionados até 200 estudantes que se submeterão a provas de Língua Portuguesa, Redação e Conhecimentos Gerais (questões históricas e atualidades locais, nacionais e internacionais).
  • 3) Serão selecionados, nesta etapa, até 20 candidatos, os que tiverem as melhores médias.
  • 4) Os selecionados na etapa anterior seguirão para entrevistas com pessoas da área de recursos humanos, designadas pela FDR, nas quais serão selecionadas até 12 pessoas.
  • 5) Os selecionados na etapa anterior participarão de um ciclo de palestras com jornalistas do Grupo de Comunicação O Povo.
  • 6) Após o ciclo de palestras, os participantes fazem entrevista com o coordenador do curso Novos Talentos, quando serão selecionados até oito estudantes que participarão do curso.
  • 7) Os selecionados desenvolverão programa de formação nas redações do jornal, rádio, portal e TV, sob a supervisão dos editores. Terão ainda aulas teóricas de Redação e Método Jornalístico, Português Instrumental para Jornalistas, Caminhos do Fotojornalismo e Introdução à Produção Audiovisual para Jornalismo.
  • 8) A participação no curso Novos Talentos não implica nenhum tipo de vínculo trabalhista com a FDR e/ou com o Grupo de Comunicação O Povo, ou com qualquer uma das empresas que o estudante estiver realizando a parte prática do curso.
  • 9) Ao processo de seleção não caberá nenhum tipo de recurso por parte dos concorrentes. O curso ou quaisquer de seus benefícios poderão, inclusive, ser suspensos a qualquer tempo, sem aviso prévio.
  • Benefícios - Além da oportunidade de aprender em um curso de uma instituição com experiência vasta no ensino, a FDR, de conviver com os melhores jornalistas do Ceará, em uma das Redações mais premiadas do Brasil, o Grupo de Comunicação O Povo, estudante terá:
  • Assinatura digital e impressa do O Povo no período do treinamento.
  • Certificação do curso pela FDR e O Povo. (Para ter direito ao certificado o estudante terá de cumprir freqüência mínima de 75% e ter nota mínima de 5,0 em todas as atividades e disciplinas de que participar durante o curso. A freqüência mínima de 75% e a nota mínima de 5,0 é exigida, separadamente, em cada uma das editoriais, aulas, oficinas, palestras e outras atividades relativas ao curso .)
  • O aluno que atender todas as exigências e obtiver Certificação do curso poderá aproveitar como atividade curricular de Estágio Supervisionado, a critério da instituição na qual faz o curso de Graduação.
  • Capa de O Povo de hoje:
  • Diário do Nordeste tem dois novos editores de Cidades: Márcio Dorneles e Karine Zaranza.
  • A cúpula do Sistema Verdes Mares tem superintendente geral: Edson Queiroz Neto; superintendente: Pádua Lopes; diretores: Gustavo Bortoli (TV Verdes Mares), Ildefonso Rodrigues (Diário do Nordeste), Ívila Bessa (Digital), Roberto Moreira (TV Diário e rádios Verdes Mares AM e FM) e G. André Melo (Audiovisual); editores executivos: Elda Veras, Kélvia Ribeiro, Marcelino Leal e Rodrigo Santiago.
  • O Povo tem novo suplemento cultural às segundas-feiras: revista Maracajá com editoria e curadoria de Raymundo Netto.
  • Jornal Estado do Ceará impresso pretende recontinuar a coluna esportiva de Lauriberto Braga, que hoje está no portal oestadoce.com.
  • Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Fortaleza divulga o projeto 'Comida de Mercado' que segue até 28 de setembro. Destaque para os festivais de Café & Chocolate neste sábado (13), Queijos & Vinhos (27 de julho), Senhor Camarão (22 e 23 de agosto) e Tilápia Cearense (27 e 28 de setembro). O 'Comida de Mercado' foi aberto em 29 junho com 'Mel, Chorinho & Cachaça'.
  • Nonato Albuquerque de férias dá lugar para Ariane Cajazeiras na Tribuna Band News FM.
  • Capa do Diário do Nordeste desta segunda (8):

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...