Pular para o conteúdo principal

Há 42 anos Rachel de Queiroz tomava posse na ABL

Confira o quatro de agosto na História de Fortaleza, segundo Arquivo Nirez:

1849 - Vicente Ferreira Mendes Pereira tem que viajar para o Rio de Janeiro e assumir o cargo de Chefe de Polícia o juiz Antônio José Machado.

1860 - Criada a Irmandade da Misericórdia pela Lei provincial nº 928, do presidente da Província Antônio Marcelino Nunes Gonçalves para administrar o Hospital que a partir de sua instalação passou a denominar-se Santa Casa de Misericórdia. Instalou-se em 14/03/1861 em virtude do Regulamento de 14/09/1847 e mandada começar sua construção pelo presidente Inácio Corrêa de Vasconcelos em 1847 sob o nome de Hospital de Caridade com os restos das esmolas conseguidas para as vítimas da seca de 1845. Em 1848 os trabalhos foram suspensos recomeçando no ano seguinte. A partir de 1854 a obra esteve em andamento graças ao cidadão Antônio Rodrigues Ferreira de Macedo, o Boticário. Toda a obra foi feita com recursos oriundos de ajuda da população e em 1857 o prédio ficou concluído. O prédio era somente a parte térrea. A Lei citada autorizou a presidência instalar a Irmandade da Misericórdia, a cujo cargo deveria ficar a administração do hospital. A Lei nº 1009 de 19/09/1861 mudou o nome de Hospital de Caridade para Santa Casa de Misericórdia. Em 1922 iniciaram-se as obras de reforma do prédio da Santa Casa, que passou a ter dois pavimentos. O prédio atual é projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo. Desde o início até hoje a Santa Casa de Misericórdia tem vivido sempre com muita dificuldade e com a ajuda de toda a sociedade através de vários tipos de campanhas.

1867 - Publicado em Fortaleza o Jornal do Domingo, impresso na Tipografia na Rua da Cadeia, 48, com oito páginas, tendo como redator José de Barcelos da Silva Sobrinho, que era também o compositor do jornal. Teve apenas 24 números.

1918 - Lançada, com a presença do presidente do Estado, engenheiro João Tomé de Sabóia e Silva, do arcebispo metropolitano Dom Manuel da Silva Gomes e de Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), a pedra fundamental do prédio destinado ao Instituto Pasteur do Ceará, na Avenida Bezerra de Menezes.

1926 - Mais uma associação literária surge em Fortaleza, o grêmio Hora Intelectual, fundado por um grupo de alunos da Faculdade de Direito do Ceará.

1929 - Inaugurado oficialmente o bairro São Gerardo, no Alagadiço, com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne que discursou na ocasião.

1929 - Inaugura-se, na Rua Floriano Peixoto, 155, uma nova casa de modas, a Ceará Chic, da firma Correia Barbosa & Companhia Ltda.

1938 - A antiga Praça Marquês do Herval passa a denominar-se Praça José de Alencar. Nela já existiam desde 1910, o Theatro José de Alencar e de 1929 a estátua do escritor, além de seus jardins já terem o nome do escritor desde 1932. A atual Praça José de Alencar já foi chamada de Praça do Patrocínio. No dia primeiro de maio de 1929, na administração do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), foi nela inaugurada, por iniciativa do jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), então presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), a estátua do escritor cearense José de Alencar, esculpida por Humberto Bartolomeu Cozzo (Humberto Cozzo) sob o patrocínio do cônsul italiano no Ceará, Francisco De Francesco Di Ângelo (Francisco Ângelo).

1939 - Instala-se no prédio da Assembleia Legislativa do Estado - que foi dissolvida por Getúlio - o Departamento Administrativo do Ceará.

1942 - Morre, às 6h45, em Fortaleza, num desastre aéreo, o aluno do curso de pilotagem Edgildo Giordano (Balalaika), de apenas 16 anos de idade. O avião que pilotava, o Visconde de Taunay, um pipper cub pertencente ao Aero Clube do Ceará, cai no quarteirão entre a Avenida Santos Dumont, Rua Costa Barros, Avenida Dom Luís (Avenida Dom Manuel) e Rua 25 de Março. Surgem lendas em torno do acontecido, entre elas a de que Balalaika teria brigado com a namorada e suicida-se jogando o aparelho que pilotava no quintal de sua amada, na Avenida Dom Manuel. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia.

1945 - Inicia-se, em Fortaleza, oficializada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza a prática da Semana Inglesa, onde as horas semanais são divididas de forma a deixar a tarde de sábado livre de trabalho. De segunda a sexta-feira o comércio é aberto de 7h30 às 11 e de 13 às 18 e no sábado de 7 às 12 horas.

1950 - Em Fortaleza, visitando o Ceará, o governador de São Paulo, Adhemar de Barros, em excursão política pró candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.

1956 - O jornal O Povo inaugura, com a presença do governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, do comandante da 10ª Região Militar - 10ªRM., general Alberto Salaberry, e do arcebispo de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sua nova máquina impressora, uma rotativa MAN, que imprime 16 páginas a 32 mil exemplares por hora, quando ainda estava no Edifício Demócrito Rocha, sede da Rua Senador Pompeu nº 1082. Até então era impresso em uma rotoplano. Discursa na ocasião o jornalista José Raymundo de Albuquerque Costa (José Raimundo Costa), gerente da Empresa que, concluindo suas palavras, pede ao governador que acione a máquina.

1959 - Explosão, seguida de incêndio, na Casa de Saúde César Cals, morrendo uma enfermeira e uma copeira e saindo feridas várias pessoas, entre as quais o estudante João Nogueira Jucá, ao tentar salvar as vítimas do incêndio, vindo a falecer no dia 11. Posteriormente, no dia 25 de setembro de 1960 seu busto foi colocado na praça fronteiriça ao hospital. A ação do Corpo de Bombeiros foi decisiva.

1973 - Dom Aloísio Lorscheider, o novo titular da Arquidiocese, chega a Fortaleza. Revelou a saudade que sente de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, de onde foi o primeiro bispo.

1975 - Descoberto o cometa Kobayashi-Berger-Milton, sendo observado em Fortaleza, pelos astrônomos Cláudio Pamplona e Jackson Brandi Barbosa, do Observatório Astronômico Herschel-Einstein.

1977 - Eleita com 23 votos contra 15, para a Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na ABL. Cronista de O Povo e O Estadão, Rachel de Queiroz escreveu dezenas de livros com destaque para "O Quinze".


1980 - Instalado, no Imperial Othon Palace, o II Congresso Brasileiro de Alcoolismo e Drogas promovido pela UFC, Instituto de Psicologia e Psiquiatria de Fortaleza e o Instituto Brasileiro de Alcoolismo e Drogas.
1983 - Chega em Fortaleza, para uma visita ao Estado do Ceará, o vice-presidente Aureliano Chaves.

1989 - Repercute de maneira dolorosa na Cidade a morte do compositor, instrumentista e cantor Luiz Gonzaga do Nascimento, o criador do baião urbano e grande parceiro do cearense Humberto Cavalcanti Teixeira (Humberto Teixeira). Nascera em Exu (PE),
 em 13 de dezembro de 1912.

2002 - Abre-se em Fortaleza, no Centro de Convenções Edson Queiroz, o 87º Congresso Internacional de Esperanto com a participação de 52 países, com programação usando a chamada língua universal como idioma do encontro. Nas reuniões, entre os vários temas discutidos, assuntos ligados ao meio ambiente, medicina, segurança e turismo. O esperanto foi criado na Polônia pelo médico. L. Zamenhof que publicou o primeiro livro, Lingvo Internacia ou Manual da Língua Internacional, em 1887, sob o pseudônimo de Doutor Esperanto.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".