Pular para o conteúdo principal



Prefeito Naumi Amorim entrega 37 fogões ecológicos na Catuana

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD) entregou 37 fogões ecológicos para famílias carentes de Catuana, nesta sexta-feira (28). Os equipamentos garantem mais Economia para as famílias.


“Conquistamos este apoio e hoje estamos entregando os fogões ecológicos como forma de apoio às famílias carentes da região”, disse. Ele se refere a parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cidades, com a Secretaria de Agricultura de Caucaia e Defesa Civil.

Os beneficiados foram famílias de baixa renda com menos de meio salário mínimo por pessoa morando na residência. “O fogão não utiliza gás. Ele não é poluente e tem chaminé. Além disso, podem utilizar qualquer resíduo como resto de palha ou coco para combustão”, comenta Naumi Amorim.

Para o secretário de Agricultura de Caucaia, Mauro Cezar, o trabalho em parceria deve ser reconhecido. "Agradecemos a parceria do governo do Estado. Vem dando certo e estamos trabalhando para mais parcerias para a população de Caucaia”, enfatizou.

Iracei Holanda Tavares, de 52 anos, foi uma das beneficiadas. Ela mora com o marido e 3 filhos, e apesar de ter um fogão a gás em casa, afirma que o novo fogão ecológico trará muita economia para as contas de casa. “Estou me sentindo ótima. Um fogão desse, todos querem. Ele é ótimo. Tinha um fogão de gás e fogareiro feito de lata com carvão”, conta. Agora ela afirma, que deixará o fogão a gás guardado.

__________
AVANÇA CAUCAIA

A obra da Avenida Integração teve a sua primeira etapa concluída com a finalização de 250 metros da galeria subterrânea.

"Iniciamos o serviço de limpeza lateral da galeria. Depois vamos cobrir, acrescentar as bases necessárias e aplicar pavimentação", afirma o coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota. Ele ressalta que as obras estão dentro do cronograma previsto.

Os 250 metros de galerias finalizados, correspondem a um quilômetro que serão construídos por baixo da avenida da Integração.

"O objetivo da galeria é fazer com que a água da chuva encontre seu curso natural, que é ir para o riacho. Estas obras de drenagem são para que as ruas parem de alagar, dando a destinação correta para as águas da chuva", explica Fábio.

Ele afirma ainda que a obra possui duas frente de trabalho. A primeira corresponde a aplicação das primeiras camadas de terras e pedras para o processo de asfaltamento da via. A próxima etapa é a aplicação do asfalto.

"Logo na primeira fase, o transito já será liberado. Vamos desviar o fluxo, o que já vai refletir significativamente no tráfico no local", garante. A equipe técnica será duplicada nesta fase, chegando a 100 homens trabalhando no local.

A Avenida da Integração é o principal percurso entre a Sede e a Grande Jurema, os dois maiores distritos populacionais e centros comerciais do município, e atualmente sofre com as chuvas. "Caucaia nunca mais passará por este transtorno. Agora a avenida da Integração vai superar os problemas da chuva sem buraco", finaliza.

O Avança Caucaia é o maior programa de infraestrutura da história da cidade e um dos maiores do Ceará. Possui investimentos global de mais de R$ 320 milhões, valor financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Quase 70% desse montante será destinado a obras de mobilidade urbana, com asfalto novo aplicado em centenas de ruas. Também serão construídos ponte, viaduto, passagens de nível, areninhas, praças e um centro de eventos, além de urbanizar lagoas e criação de ecopontos.
__________
AMT

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Caucaia iniciou a instalação de novas faixas de pedestres, além de restaurar pontos de sinalização horizontal já existentes que estavam com visualização deficiente ou inoperante. Foram identificados 34 pontos para pintura, sendo 13 novas sinalizações e 21 recuperadas.

Conforme o vice-presidente da AMT, Carlos Gomes, parte dos serviços já foram concluídos, em locais como na Sede do município e no bairro Grilo. “A prioridade é instalar a sinalização em frente às escolas que ainda não existe e em locais de movimentação de pedestres”, explica.

Os bairros beneficiados serão Centro, Novo Pabussu, Planalto Caucaia, Itambé e Parque Soledade. “A instalação das faixas só poderá ser executada quando a pista estiver seca, ou seja, em dias de sol. Com chuva não é possível fazer a pintura”, ressalta.

Campanha - Após a conclusão da instalação da sinalização horizontal a AMT prepara uma campanha direcionada para estudantes e motoristas com objetivo de mostrar a importância de utilizar as faixas de pedestres. Para isso serão realizados palestras educativas e blitz em vias públicas com distribuição de material informativo.
__________
SAÚDE

Mais de cinco mil atendimentos entre os dias 22 e 26 de fevereiro, período que compreende o Carnaval, foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia.

A maior quantidade de registros médicos ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eduardo de Castro Pessoa Lima, na Grande Jurema. Ao todo, foram realizados 1.820 atendimentos na unidade, número superior ao quantitativo registrado no mesmo período em 2019, cujo total foi de 1.410.

Na UPA Luiz Nerys Nunes de Miranda, no Centro da Sede, foram registrados 1.604 atendimentos durante o carnaval deste ano. No mesmo período do ano passado, o número de atendimentos foi menor: 1.453.

No Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, no Parque Soledade, foram registrados 1.527 mil atendimentos. Já no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, na Grande Jurema, foram realizados 666 procedimentos clínicos. No Carnaval do último ano foram registrados 1.160 atendimentos.

“Tivemos um Carnaval tranquilo, com baixo atendimento nos equipamentos de saúde. O ponto forte foi a nossa equipe de profissionais médicos qualificados para receber a população. Não registramos nenhum agravante durante este período”, afirma o titular da pasta, Moacir Soares.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caucaia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Anuário do Ceará 2025-2026 celebra os 75 anos da Fiec

Anuário do Ceará 2025-2026: edição celebra os 75 anos da Fiec e traz capítulo inédito sobre o Cariri A cerimônia de lançamento será realizada na próxima segunda, 25/8, com a presença de políticos, empresários, gestores públicos e privados, artistas, além de outras personalidades locais e nacionais Será lançada na próxima segunda (25 de agosto de 2025), a edição 2025-2026 do Anuário do Ceará, com 680 páginas e dividida em 14 capítulos com estatísticas, gráficos e tabelas. O capítulo especial celebra os 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), completados em 2025. Com textos, gráficos, fotos e ilustrações, a obra detalha o histórico da Fiec, as principais frentes, os setores atendidos e os desafios enfrentados. Outra novidade é o capítulo dedicado ao Cariri, região de riqueza cultural e simbólica, que empresta elementos, tonalidades e formas ao projeto gráfico da obra. Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário do Ceará 2025-2026 é c...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Fala João Pedro Castro

 

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Anuário do Ceará 2025-2026 celebra os 75 anos da Fiec

Anuário do Ceará 2025-2026: edição celebra os 75 anos da Fiec e traz capítulo inédito sobre o Cariri A cerimônia de lançamento será realizada na próxima segunda, 25/8, com a presença de políticos, empresários, gestores públicos e privados, artistas, além de outras personalidades locais e nacionais Será lançada na próxima segunda (25 de agosto de 2025), a edição 2025-2026 do Anuário do Ceará, com 680 páginas e dividida em 14 capítulos com estatísticas, gráficos e tabelas. O capítulo especial celebra os 75 anos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), completados em 2025. Com textos, gráficos, fotos e ilustrações, a obra detalha o histórico da Fiec, as principais frentes, os setores atendidos e os desafios enfrentados. Outra novidade é o capítulo dedicado ao Cariri, região de riqueza cultural e simbólica, que empresta elementos, tonalidades e formas ao projeto gráfico da obra. Realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO, o Anuário do Ceará 2025-2026 é c...