Pular para o conteúdo principal



Laboratório de Inovação acelera a transformação digital no Governo do Ceará

Inovar, transformar e inspirar. Essa é a tríade que norteia o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará criado para acelerar os projetos do Governo Digital no estado e estimular a cultura de inovação e o uso da ciência de dados na administração pública. Ao apoiar iniciativas de transformação dos órgãos estaduais, utiliza-se de metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos. Todo esse projeto integrado tem um objetivo: entregar serviços públicos mais eficientes e centrados no cidadão.




O marco zero do projeto foi lançado pelo próprio governador, no encerramento do Fórum de Integração e Planejamento do Governo, em setembro de 2019. “Nossa missão é deixar um legado para o estado que amamos e para todos os cearenses, principalmente para as pessoas que mais precisam. A gente tem que ter dados e saber utilizar esses dados, para traçar metas, objetivos e melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população. Temos que ter um trabalho integrado e eficiente. Até 2022, por exemplo, nós teremos um Governo Digital no Ceará”, disse Camilo Santana.



Sob gestão da Casa Civil, o Íris nasceu para inspirar pessoas e impactá-las de maneira inovadora. “Precisamos cooperar para inovar e inovar para competir. Estamos em um grande movimento em direção ao um governo conectado com as transformações que o mundo vem passando. E mudar a forma como interagimos com os cidadãos ao praticar as políticas públicas. Não podemos ser donos das coisas, nem ser dono dos dados. Somos hoje o que podemos chamar de incubadora de inovações”, explica o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Élcio Batista.

Segundo a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira, o laboratório funciona como um ponto de conexão entre as secretarias, no contexto do movimento de Transformação Digital do Governo. “Temos a missão de apoiar e acelerar as iniciativas de inovação dos órgãos estaduais. Utilizaremos metodologias ágeis e abordagens inovadoras para estruturação e desenvolvimento dos projetos”, aponta Jessika.



Afinal, como tudo isso impacta na vida do cidadão?

O Íris está ancorado em três eixos de atuação: Cultura da Inovação, Governo Digital e Ciência de Dados. O primeiro ponto modificará a forma como a administração pública lida com os processos, promovendo uma mudança de dentro para fora na própria prestação de serviço ao cidadão. É aqui onde a relação e a linguagem simples ganham uma nova roupagem, e assumem também a responsabilidade por disseminar conteúdos e formar multiplicadores.

Já o Governo Digital vai transformar o acesso à rede de serviços ao digitalizar os serviços públicos e processos administrativos, reduzindo a burocracia e acelerando sistemas. Por exemplo: uma pessoa que precise de atendimento na rede pública de saúde já pode solicitar um agendamento de consulta sem precisar se deslocar ou enfrentar filas de espera. O mesmo valerá para inscrições em editais e concursos, onde toda inscrição e processos seletivos serão feitos online. Conforme anunciado pelo governador Camilo Santana, a ideia é que daqui a dois anos o Ceará tenha um governo 100% digital.

O terceiro sustentáculo é a Ciência de Dados. Com sistemas tecnológicos cada vez mais integrados, o Governo do Ceará poderá canalizar as demandas de maneira mais específica. Isso significa investir cada vez mais em transparência, ciência, inteligência e estratégia para um retorno de melhor qualidade.

Os dados abertos podem permitir maior transparência, níveis mais altos de confiança dos cidadãos, melhor prestação de serviços públicos e elaboração de políticas mais eficazes.




Vale ressaltar que o laboratório ancora-se no Programa Cientista Chefe, da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Por meio do conhecimento, pesquisadores com larga experiência e reconhecimento internacional se debruçam em áreas estratégicas para fazer projeções de crescimento de demanda pelos serviços e orientar o governo no planejamento e no investimento das futuras ações. A principal linha de pesquisa de todos os projetos é o levantamento e a análise de informações através das técnicas de Big Data, conceito computacional que está relacionado com o processamento de grandes e diversificados volumes de dados, no menor tempo possível, para permitir que a partir deles sejam obtidos resultados e soluções no mundo real.

Inovação não é só tecnologia - Embora seja muito associada a dispositivos eletrônicos e a tecnologias, a inovação é um tema amplo e que pode envolver, por exemplo, modernização de processos e busca de soluções que sejam mais simples e de menor custo do que as usualmente empregadas nas ações governamentais. O próprio surgimento do laboratório Íris é considerado uma inovação. Isso porque pela primeira vez na história, o Ceará conta com um Governo que pensou e estruturou uma rede integrada de conhecimento e aceleração de projetos.


Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...