Pular para o conteúdo principal

Ceara estreita relações com a China

O Lide Ceará promoveu nesta quinta-feira (21) live com o tema 'O futuro da Globalização: comércio multilateral hoje e perspectivas futuras', com Augusto César Ribeiro, secretário de Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, e José Ricardo dos Santos Luz Júnior, Ceo do Lide China.


César Ribeiro destacou:

- Hoje as relações são muito agressivas.
- China depende muito do agronegócio.
- O Ceará tem relações extraordinárias com a China e com a Itália.
- Ceará exporta para Itália US$ 120 milhões por ano em castanha, rocha, couro e calçado.
- Para China o Ceará exporta US$ 420 milhões por ano.
- Estamos sempre olhando fora da caixa para chegarmos primeiro e bebermos água limpa.
- Temos notícias do grau de estabilidade do Corona no Ceará e com isso a curva tende a descer.



José Ricardo disse:

- Hoje há uma corrida tecnológica, não mais armamentista.
- A China hoje lidera a diplomacia das máscaras de proteção.
- A China não vê o Brasil por quatro anos. Vê a longo prazo.
- O Brasil não sabe o quer da China.
- A China sabe o que quer do Brasil.
- 2% do PIB da Chiba vai para inovação.

De acordo com a presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, desde que o Brasil foi confrontado com a pandemia, o Lide Ceará iniciou uma série de debates com nomes e personalidades de âmbito nacional para discussões de temas amplos para o país neste cenário. “Além de fazermos semanalmente uma análise sobre temas que interessam à economia brasileira, estamos também nos antecipando tratando de cenários pós-crise. Para uma avaliação de como está o comércio exterior brasileiro e cearense atualmente, e as perspectivas para o pós-pandemia, convidamos o secretário da Assessoria para Assuntos Internacionais do Ceará, César Ribeiro, e o Ceo do LIDE China, José Ricardo dos Santos Luz Junior que muito contribuiram neste debate”, explica Emília Buarque.

Conheça os participantes

César Augusto Ribeiro - É bacharel em Administração de Empresas (Universidade Anhembi Morumbi – 1997), com MBA Internacional de Gestão Empresarial pela FGV/Ohio University (EUA - 2003). Foi secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do Ceará (2017-2018); superintendente regional do Serviço Social da Indústria do Estado do Ceará (SESI - 2014-2017); presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará - 2013-2014) e gerente dos bancos BBVA-BMC-Safra-BIC -Fibra (1997-2013). É membro titular do Ceará no Conselho de Administração do Consórcio Nordeste; presidente do Conselho Fiscal do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A (CIPP); membro dos Conselhos Fiscais da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Metrô de Fortaleza (Metrofor). É atualmente secretário da Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará.

José Ricardo dos Santos Luz Júnior - É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2003), comMBA Internacional (com grande distinção) pela escola de negócios Vlerick Leuven Gent Management School, cursado na Peking University/China (2011). Foi representante chefe de escritório de advocacia brasileiro em Beijing de 2007 a 2012, com experiência nas áreas Cível, Comercial, Societária, Internacional e Trabalhista, por meio de análise e concretização do investimento estrangeiro direto. É membro da Comissão Especial de Relações Internacionais da OAB/SP desde 2016; da Comissão Especial de Defesa da Cidadania da OAB/SP desde 2018; do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV) desde 2017 e da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina) desde 2018. Contribui anualmente com a pesquisa do Banco Mundial nas áreas “Regulamentação do Mercado de Trabalho” desde 2005, “Abertura de empresas – Societário” desde 2014 e “Cumprimento de Contratos” desde 2017. Também é colaborador anual da pesquisa World Justice Project (WJP) – Rule of Law desde 2011. Autor de diversos artigos e publicações no Brasil e na China referentes ao relacionamento sino-brasileiro e respectivo investimento estrangeiro direto, com ênfase no aspecto legal deste comércio bilateral. É gerente institucional e coordenador do Departamento de Relações Internacionais do escritório Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados e CEO do Lide China.

Sobre o Lide Ceará - O Lide Ceará tem buscado um diálogo de equilíbrio em torno deste momento. A organização está profundamente comprometida com a responsabilidade na preservação das vidas, em especial a proteção dos grupos de risco; bem como em debater soluções alternativas para que as empresas possam enfrentar essa difícil travessia na economia brasileira, sobretudo no que diz respeito à manutenção dos empregos e da própria economia informal, entendendo que as famílias de baixa renda devem ser o alvo principal das medidas dos governos.

Presidido pela empresária Emília Buarque, o Lide Ceará é um grupo de líderes empresariais multisetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, conectando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. O Lide Ceará usualmente atua em uma agenda presencial mensal, de fevereiro a novembro, com conteúdo de altíssimo nível e acesso aos principais expoentes do país no campo empresarial e no poder público. O LIDE nas unidades internacionais (China, Itália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, dentre outras) representa um ambiente seguro para negócios e desenvolvimento, especialmente entre o mundo e a forte presença do grupo na América Latina, com destaque para o Brasil. A organização está presente nos cinco continentes.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.


Postagens mais visitadas deste blog

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.