Pular para o conteúdo principal

Deputados avaliam escolha do novo reitor da Uece

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) instalou nesta quinta-feira (21) a 38ª sessão extraordinária do sistema de deliberação remota (SDR) para votação de projetos dos executivos estadual e municipal, que visam reforço ao combate do Coronavírus (Covid-19).



Foram lidos e serão colocados em votação quatro projetos de lei do Executivo, sendo um deles de lei complementar, além de sete projetos de lei de autoria parlamentar, um projeto de indicação e cinco ofícios.

De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei complementar n° 06/20 altera dispositivos da Lei Complementar n°184, de 21 de novembro de 2018, que criou a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CearaPrev), adequando a redação no que diz respeito às competências distinguidas ao Secretário de Planejamento e Gestão, transferindo-as ao presidente da CearaPrev, tendo em vista que a fundação já se encontra em funcionamento.

Já no projeto de lei 23/20, o Executivo autoriza a doação de locomotivas diesel e carros de passageiros tipo Pidner, da Companhia de Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O de n° 24/20 dispõe sobre o gozo de férias por servidores estaduais no período excepcional de enfretamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Por sua vez, o de n° 25/20 altera a Lei n.º 10.877, de 27 de dezembro de 1983, propõe alterar as normas relativas à eleição regular do Reitor e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), diante da impossibilidade de realizar as eleições universitárias por conta da pandemia do covid-19.

Entre os projetos de iniciativa parlamentar, estão o de n° 139/20 do deputado Heitor Férrer (SD), que dispõe sobre a desconsideração do tempo em que perdurar a situação de anormalidade caracterizada como estado de calamidade pública, para fins de cômputo da idade dos candidatos no próximo concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará.

De autoria do deputado Sérgio Aguiar (PDT), o projeto de lei de n° 140/20 assegura ao consumidor a remarcação de evento contratado em razão da doença covid-19, causada pelo novo coronavírus, no âmbito do Estado do Ceará.

Dois projetos são de iniciativa do deputado Evandro Leitão (PDT). O de n° 141/20 dispõe sobre um plano de emergência para a entrega regular de remédios aos doentes crônicos durante a pandemia (covid-19); e o de n° 142/20 proíbe a suspensão e/ou a rescisão dos contratos de prestação de serviços dos planos de saúde durante a vigência do plano de contingência do novo coronavírus (covid-19).

O deputado Fernando Santana (PT) também é autor de dois projetos lidos nesta manhã. O de n° 144/20 trata da obrigatoriedade de notificação compulsória dos casos de suspeição e confirmação de Covid-19 e de outras doenças contagiosas à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Já o de n° 145/20 dispõe sobre a prorrogação da validade de documentos públicos que necessitem de atendimento presencial para sua renovação, durante a vigência do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus no Estado do Ceará.

Por sua vez, o deputado Nizo Costa (PSB), propõe em seu projeto de lei n°146/20 uma política de humanização no relacionamento de pacientes internados em decorrência do novo coronavírus com seus familiares.

Já o projeto de indicação n° 69/20 é do deputado Fernando Santana (PT) e dispõe sobre a dispensa da cobrança de juros e multas moratórias sobre o valor total do IPVA exercício 2020, pago em atraso, no âmbito do Estado do Ceará, em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A Assembleia Legislativa recebeu ainda ofício da Prefeitura Municipal de Orós encaminhando informações solicitadas pelo Decreto Legislativo de Calamidade Pública; da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) encaminhando relatório de receitas e despesas do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS), referente ao primeiro quadrimestre de 2020; da Secretaria da Fazenda encaminhando solicitação de substituição de páginas do Relatório do Balanço Contábil do Exercício de 2019, com a finalidade de retificar dados em tabelas.

Também foram recebidos ofícios da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), encaminhando relatório anual de atividade referente ao exercício de 2019 e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), encaminhando valores repassados a título de convênio com os municípios do Estado do Ceará, todos em conformidade com o objeto social da agência.

Após a leitura dos projetos, as matérias serão analisadas pelas comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em plenário.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre radialista Cristiano Alcântara

Morreu na madrugada deste sábado (2), o taxista e radialista Cristiano Alcântara, da Rádio Pitaguary, de Maracanaú. Ele morreu em Fortaleza, no Hospital Antônio Prudente, onde se tratava da Covid 19.


- É com bastante pesar que lhes transmitimos a notícia do falecimento do nosso amigo, companheiro de trabalho da equipe esportiva da Rádio Pitaguary, Cristiano Alcântara. Faleceu na madrugada, deste dia dois de maio de 2020, no hospital Antônio Prudente, vítima da Covid 19. O sepultamento será já às 10 horas, sem cortejo. Inestimável perda, para todos nós. Deus o receba em sua morada", disse o cronista Santos.
O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a passagem de Cristiano Alcântara:
- Infelizmente, já tínhamos tomado conhecimento há pouco. Lamentável um jovem talento, filho do Moisés Carioca".
O radialista Jota Rômulo destaca Cristiano Alcântara:
- Quero aproveitar o momento para lamentar a morte de Cristiano…

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.


Postagens mais visitadas deste blog

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre radialista Cristiano Alcântara

Morreu na madrugada deste sábado (2), o taxista e radialista Cristiano Alcântara, da Rádio Pitaguary, de Maracanaú. Ele morreu em Fortaleza, no Hospital Antônio Prudente, onde se tratava da Covid 19.


- É com bastante pesar que lhes transmitimos a notícia do falecimento do nosso amigo, companheiro de trabalho da equipe esportiva da Rádio Pitaguary, Cristiano Alcântara. Faleceu na madrugada, deste dia dois de maio de 2020, no hospital Antônio Prudente, vítima da Covid 19. O sepultamento será já às 10 horas, sem cortejo. Inestimável perda, para todos nós. Deus o receba em sua morada", disse o cronista Santos.
O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a passagem de Cristiano Alcântara:
- Infelizmente, já tínhamos tomado conhecimento há pouco. Lamentável um jovem talento, filho do Moisés Carioca".
O radialista Jota Rômulo destaca Cristiano Alcântara:
- Quero aproveitar o momento para lamentar a morte de Cristiano…

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.