Pular para o conteúdo principal

Há 33 anos Maria Luiza decretava Estado de Emergência em Fortaleza

Confira através do Arquivo Nirez o 18 de maio na História de Fortaleza. Destaque para o decreto de Estado de Emergência em Fortaleza, assinada pela prefeita Maria Luiza Fontenele (foto ALCE) há 33 anos.



  • 1897 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número do jornal ilustrado O Independente, de propriedade de João Carlos Nepomuceno da Silva. Era impresso na Rua Major Facundo, 21.
  • 1926 - Surge o álbum Terra Cearense, organizado por Napoleone Savastano e redatoriado pelo jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), em duas línguas: português e italiano.
  • 1927 - Encontra-se em Fortaleza o pintor pernambucano Baltazar da Câmara, que fará exposição de suas pinturas no Clube dos Diários, juntamente com o pintor cearense Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite).
  • 1928 - Assumem o cargo de Chefe de Polícia do Estado, interinamente, o advogado Mozart Catunda Gondim e de Delegado de Polícia, Estêvão Mosca de Carvalho. A Chefia de Polícia equivale a hoje Secretaria de Segurança.
  • 1936 - Assume Raimundo de Alencar Araripe, do Partido Republicano Progressista, o cargo de Prefeito de Fortaleza. Foi o primeiro prefeito eleito da Cidade. Substitui o prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne).
  • 1937 - Lançada a pedra fundamental das instalações das estações rádio-automáticas de Fortaleza, no Sítio Maraponga, distrito de Porangaba, com a presença do engenheiro construtor Antônio Vieira além de autoridades federais, estaduais, municipais e a imprensa.
  • 1941 - Lançada a pedra fundamental da Vila Operária de Santo Antônio da Floresta, com bênção pelo monsenhor Otávio de Castro, iniciativa da Arquidiocese de Fortaleza, em cooperação com a Federação dos Círculos Operários do Ceará.
  • 1943 - Inaugurada, em Fortaleza, a estação de radiotelegrafia da 10ª Região Militar, no novo prédio na Rua Pedro Pereira, 461.
  • 1945 - Falece em Fortaleza, repentinamente, a Madre Antônia do Menino Jesus, primeira superiora do Carmelo de Fortaleza. Era tia do Monsenhor Otávio de Castro.
  • 1951 - Chega em Fortaleza uma caravana de artistas para apresentação na Rádio Iracema, formada pelo veterano Sílvio Caldas e mais Aída Sales, Lolita Rios e Amílcar Nogueira, apresentando-se no Teatro José de Alencar e no auditório daquela emissora, no Edifício Vitória, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco.
  • 1953 - Realizam-se eleições para constituição da nova Diretoria da União Estadual dos Estudantes - UEE. Disputaram as preferências dos universitários as chapas ''Renovação, Democracia e Trabalho'' e ''Universidade do Ceará'', a primeira congregando as forças da oposição sob a liderança do acadêmico Fernando Lages Filho, e a segunda, encabeçada pelo acadêmico Samuel Felix da Cunha, reunindo o bloco predominante. Os eleitos foram: Presidente - Fernando Lopes da Silva; 1º Vice-presidente - Airton Lopes Bezerra de Menezes; 2º Vice-presidente - Valdemir Albuquerque; Secretário Geral - Laécio Gomes Correia; 1º Secretário - Francisco Ferreira de Alencar; 2º Secretário - Pedro Lima Praxedes; Tesoureiro Geral - José Maria Falcão; 1º Tesoureiro - Roque Muratori; 2º Tesoureiro - Durval Ferreira; Orador Oficial - Francisco das Chagas de Vasconcelos (Chagas Vasconcelos); 2º Orador - Alcides Batista de Lima; Bibliotecário - Marconi Lima.
  • 1958 - Concedida, a primeira diretoria estadual da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos - CNEG, recaindo a presidência no professor Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira). Depois Educandários Gratuitos foi trocado por Escolas da Comunidade, ficando o antigo CNEG transformado em Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC.
  • 1967 - Morre, em Brasília, aos 58 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, o deputado Walter Bezerra de Sá, fundador da Escola de Engenharia do Ceará. Nascera a 25 de dezembro de 1908 em Fortaleza.
  • 1969 - O antigo operador do Cine Familiar, Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá), adquire e reabre o Cine Nazaré, na Rua Padre Graça, 65, com o filme “Desafio de Gigantes”. Ficaria até 1972.
  • 1971 - Nomeado para o cargo de Delegado Regional do Trabalho, o bacharel Jéferson Pinto Quesado (Jeferson Quesado), assistente jurídico da Delegacia Regional do Trabalho - DRT.
  • 1973 - Realiza-se, no Hospital Geral de Fortaleza - HGF, a primeira cirurgia estereotáxica cerebral do Ceará, pela equipe chefiada pelo médico Djacir Figueiredo.
  • 1974 - O compositor maranhense radicado em Fortaleza desde 1928 Luiz Gonzaga Assunção (Luiz Assunção) grava seu depoimento para o Museu Fonográfico de Ceará (Arquivo Nirez), em sala no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, sendo parcialmente filmado pela TV Verdes Mares. Com o advento da TV em cores os arquivos em preto-e-branco foram destruidos.
  • 1976 - Vitimado por um acidente vascular cerebral, falece, aos 76 anos de idade, em Fortaleza, o médico oftalmologista Hélio Góes Ferreira, formado pela Faculdade Nacional de Medicina, em 1924. Fundou, além da Sociedade de Assistência ao Cego, a Sociedade de Oftalmologia do Ceará, a Clínica de Olhos do Instituto de Proteção à Infância do Ceará e a Casa de Saúde São Lucas, da qual foi diretor durante 20 anos; chefe, da Clínica Oftalmológica da Santa Casa de Misericórdia, durante 45 anos, presidente da entidade de classe dos médicos oftalmologistas do Ceará e diretor do Clube Iracema. É sepultado, às 17 horas, Nascera em Fortaleza a 15 de fevereiro de 1900.
  • 1976 - A Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará - APESC tem novo dirigente quando assume o professor Gerardo Milton Sá, em substituição ao professor Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire).
  • 1976 - A Assembleia Legislativa entrega, em sessão especial, o Título de Cidadão Cearense ao ministro Mozart Victor Russomano, do Tribunal Superior do Trabalho e Corregedor Geral da Justiça do Trabalho.
  • 1979 - Lançamento, com início às 18 horas, de Mulher Mostra Mulher, no Centro de Convenções, promoção do jornal O Povo, com a presença da atriz Tônia Carrero e do Quarteto em Cy.
  • 1985 - Abertos no Centro de Convenções, o IV Congresso Nordestino de Odontologia e o VI Congresso Cearense de Odontologia.
  • 1986 - Morre em Fortaleza o desembargador aposentado Vicente Bessa, cearense de Beberibe nascido em oito de dezembro de 1897.
  • 1987 - A prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida decreta Estado de Emergência em Fortaleza, alegando ocupação de áreas públicas, aumento do êxodo rural devido a estiagem e a crise financeira.
  • 1988 - Aceito pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC, o pedido de concordata da Brasil Oiticica S. A., rejeitado em maio.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.


Postagens mais visitadas deste blog

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.