Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Governo elaboram estratégias para assegurar Isolamento Rígido em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), em parceria com o Governo do Ceará, segue investindo em medidas preventivas e assistenciais direcionadas ao combate à Covid-19. Nesta quinta-feira (21), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Roberto Cláudio atualizou ações em execução no âmbito municipal.


Após a renovação do decreto que prorroga o Isolamento Social Rígido na Capital até 31 de maio, as forças locais de fiscalização e de segurança seguem atuando nas vias da Cidade. Ao longo da tarde de ontem (21), o prefeito esteve reunido com o governador Camilo Santana e com representantes de diversos órgãos municipais e estaduais para a elaboração de estratégias que assegurem o cumprimento das determinações previstas.

De acordo com Roberto Cláudio, o intuito da proposta é garantir a fiscalização e estimular a consciência coletiva em torno do papel preventivo que o isolamento social rígido desempenha. “Nosso objetivo é defender a saúde e proteger a vida do cidadão fortalezense. Para isso, seguem atuando, de forma sóbria, responsável, séria e focada, profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, AMC e Agefis. No entanto, o fiscal mais eficaz segue sendo a nossa consciência”, introduziu.

Visando à redução de aglomerações e de deslocamentos desnecessários, a fiscalização será diversificada por meio da implantação de nova metodologia. “Para garantir a devida orientação à população, as equipes envolvidas irão agir de forma diversificada e contundente. O isolamento social é a medida mais simples, mais efetiva e mais barata neste momento. Nosso esforço deverá segurar o número de casos da doença. Esse esforço é individual e coletivo”, reafirmou.

O gestor agradeceu a compreensão da população e reiterou a execução de medidas socioeconômicas para minimizar os impactos decorrentes do atual quadro pandêmico. “Há um plano de apoio à retomada da economia. Mas, neste momento, quanto mais a gente cumprir o isolamento social, mais rapidamente sairemos desta crise”, esclareceu.

Atenção Primária - Além da implantação de um Sistema de Saúde Paralelo em Fortaleza, especificamente voltado ao tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, o prefeito destacou os gradativos investimentos direcionados à Atenção Primária.

155 novos médicos - Os 113 Postos de Saúde de Capital têm exercido, por meio das equipes do Programa de Saúde da Família, um papel fundamental neste momento. Nessa perspectiva, a contratação de novos profissionais vêm fortalecendo a realidade, sobretudo, das unidades instaladas em territórios mais vulneráveis de Fortaleza.

“Um conjunto de ações foi e está sendo implantado na Atenção Primária. O fortalecimento das equipes do PSF tem sido uma importante medida. De março até agora, 155 novos médicos estão atuando de maneira imprescindível para diagnosticar casos e estabelecer estratégias de tratamento. Esses profissionais chegaram, principalmente, em lugares que cronicamente mais sofrem com a carência de médicos”, informou.

Protocolo Assistencial - Paralelamente, objetivando identificar riscos e implantar protocolos específicos diante de quadros sugestivos de Covid-19, o Município segue investindo em equipamentos e na otimização da logística assistencial.

“Agora, todos os Postos de Saúde contam com oxímetros de pulso para avaliar o oxigênio no sangue de pacientes sintomáticos. Este é um indicador importante em casos de Covid. Além disso, para facilitar a regulação entre unidades de saúde, dispomos de transportes sanitários. Estamos também investindo nos laboratórios para a realização de exames. Um simples hemograma pode ajudar a orientar a conduta médica”, elencou.

Casos sugestivos - Durante a transmissão, Roberto Cláudio apresentou um balanço do número de pacientes com quadros gripais assistidos pela Atenção Primária de março a maio de 2020, que totalizou cerca de 45 mil casos.

“Alguns foram confirmados, outros sugestivos, outros descartados. Mas, em todos os casos, foi explorada a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. Nosso protocolo identifica riscos”, acrescentou.

Busca ativa por pacientes de risco - Por meio da atuação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com Agentes de Endemias, a Prefeitura de Fortaleza tem desenvolvido, desde abril, a busca domiciliar por pacientes de risco. A medida visa ao monitoramento adequado e à identificação precoce de quadros sintomáticos preocupantes. Para a finalidade, a gestão municipal tem disponibilizado máscaras e equipamentos de proteção individual.

“Pacientes dos grupos de risco assistidos pelas equipes de Saúde da Família estão sendo acompanhados pela visita dos ACS, a quem registro a minha gratidão. Mais de 18 mil pessoas já foram visitadas. Paralelamente, por meio da atuação dos agentes de endemias e dos mobilizadores sociais, outras duas mil pessoas foram contempladas. Isso serve para identificar precocemente casos graves e garantir o tratamento adequado”, pontuou o Roberto Cláudio.

Postos de Saúde nos finais de semana - Para expandir as portas de entrada para o Sistema de Saúde, assegurando um diagnóstico adequado e uma eventual transferência hospitalar precoce, alguns Postos de Saúde da Capital seguem abertos nos finais de semana.

“Ao abrir 12 Postos de Saúde aos sábados e domingos, nós temos aliviado a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizado o atendimento, inclusive, dos casos que demandam internação”, finalizou Roberto Cláudio, agradecendo a todos os profissionais envolvidos neste esforço coletivo.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).