Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Governo elaboram estratégias para assegurar Isolamento Rígido em Fortaleza

A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), em parceria com o Governo do Ceará, segue investindo em medidas preventivas e assistenciais direcionadas ao combate à Covid-19. Nesta quinta-feira (21), em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Roberto Cláudio atualizou ações em execução no âmbito municipal.


Após a renovação do decreto que prorroga o Isolamento Social Rígido na Capital até 31 de maio, as forças locais de fiscalização e de segurança seguem atuando nas vias da Cidade. Ao longo da tarde de ontem (21), o prefeito esteve reunido com o governador Camilo Santana e com representantes de diversos órgãos municipais e estaduais para a elaboração de estratégias que assegurem o cumprimento das determinações previstas.

De acordo com Roberto Cláudio, o intuito da proposta é garantir a fiscalização e estimular a consciência coletiva em torno do papel preventivo que o isolamento social rígido desempenha. “Nosso objetivo é defender a saúde e proteger a vida do cidadão fortalezense. Para isso, seguem atuando, de forma sóbria, responsável, séria e focada, profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, AMC e Agefis. No entanto, o fiscal mais eficaz segue sendo a nossa consciência”, introduziu.

Visando à redução de aglomerações e de deslocamentos desnecessários, a fiscalização será diversificada por meio da implantação de nova metodologia. “Para garantir a devida orientação à população, as equipes envolvidas irão agir de forma diversificada e contundente. O isolamento social é a medida mais simples, mais efetiva e mais barata neste momento. Nosso esforço deverá segurar o número de casos da doença. Esse esforço é individual e coletivo”, reafirmou.

O gestor agradeceu a compreensão da população e reiterou a execução de medidas socioeconômicas para minimizar os impactos decorrentes do atual quadro pandêmico. “Há um plano de apoio à retomada da economia. Mas, neste momento, quanto mais a gente cumprir o isolamento social, mais rapidamente sairemos desta crise”, esclareceu.

Atenção Primária - Além da implantação de um Sistema de Saúde Paralelo em Fortaleza, especificamente voltado ao tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, o prefeito destacou os gradativos investimentos direcionados à Atenção Primária.

155 novos médicos - Os 113 Postos de Saúde de Capital têm exercido, por meio das equipes do Programa de Saúde da Família, um papel fundamental neste momento. Nessa perspectiva, a contratação de novos profissionais vêm fortalecendo a realidade, sobretudo, das unidades instaladas em territórios mais vulneráveis de Fortaleza.

“Um conjunto de ações foi e está sendo implantado na Atenção Primária. O fortalecimento das equipes do PSF tem sido uma importante medida. De março até agora, 155 novos médicos estão atuando de maneira imprescindível para diagnosticar casos e estabelecer estratégias de tratamento. Esses profissionais chegaram, principalmente, em lugares que cronicamente mais sofrem com a carência de médicos”, informou.

Protocolo Assistencial - Paralelamente, objetivando identificar riscos e implantar protocolos específicos diante de quadros sugestivos de Covid-19, o Município segue investindo em equipamentos e na otimização da logística assistencial.

“Agora, todos os Postos de Saúde contam com oxímetros de pulso para avaliar o oxigênio no sangue de pacientes sintomáticos. Este é um indicador importante em casos de Covid. Além disso, para facilitar a regulação entre unidades de saúde, dispomos de transportes sanitários. Estamos também investindo nos laboratórios para a realização de exames. Um simples hemograma pode ajudar a orientar a conduta médica”, elencou.

Casos sugestivos - Durante a transmissão, Roberto Cláudio apresentou um balanço do número de pacientes com quadros gripais assistidos pela Atenção Primária de março a maio de 2020, que totalizou cerca de 45 mil casos.

“Alguns foram confirmados, outros sugestivos, outros descartados. Mas, em todos os casos, foi explorada a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus. Nosso protocolo identifica riscos”, acrescentou.

Busca ativa por pacientes de risco - Por meio da atuação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em parceria com Agentes de Endemias, a Prefeitura de Fortaleza tem desenvolvido, desde abril, a busca domiciliar por pacientes de risco. A medida visa ao monitoramento adequado e à identificação precoce de quadros sintomáticos preocupantes. Para a finalidade, a gestão municipal tem disponibilizado máscaras e equipamentos de proteção individual.

“Pacientes dos grupos de risco assistidos pelas equipes de Saúde da Família estão sendo acompanhados pela visita dos ACS, a quem registro a minha gratidão. Mais de 18 mil pessoas já foram visitadas. Paralelamente, por meio da atuação dos agentes de endemias e dos mobilizadores sociais, outras duas mil pessoas foram contempladas. Isso serve para identificar precocemente casos graves e garantir o tratamento adequado”, pontuou o Roberto Cláudio.

Postos de Saúde nos finais de semana - Para expandir as portas de entrada para o Sistema de Saúde, assegurando um diagnóstico adequado e uma eventual transferência hospitalar precoce, alguns Postos de Saúde da Capital seguem abertos nos finais de semana.

“Ao abrir 12 Postos de Saúde aos sábados e domingos, nós temos aliviado a pressão assistencial nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e otimizado o atendimento, inclusive, dos casos que demandam internação”, finalizou Roberto Cláudio, agradecendo a todos os profissionais envolvidos neste esforço coletivo.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da PMF.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.


Postagens mais visitadas deste blog

BNB tem novo presidente

Reportagem de Idiana Tomazelli e Camila Turtelli, do O Estadão, informa que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente.

Sai Romildo Carneiro Rolim e entra Alexandre Borges Cabral (foto), de 58 anos. Alexandre Cabral é funcionário de carreira do BNB, mas que já foi presidente da Casa da Moeda (2016-2019). Foi também gerente, superintendente e assessor executivo da Presidência do BNB, além de coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará entre 2004-2007.




O Estadão informa que a indicação de Alexandre Cabral é do deputado federal cearense Júnior Mano-PL (foto) e que mudarão ainda na diretoria do BNB as direções de Administração e Planejamento, saindo junto com Romildo Rolim, os diretores Cláudio Freira (Administração) e Perpétuo Cajazeiras (Planejamento). É dado como certo para diretor administrativo, Haroldo Lima.

PERFIL - Alexandre Borges Cabral é um profissional com mais de 30 anos de experiência na área financeira no BNB e Casa da Moeda; vivência em negociação de empréstimo…

Morre seu Maurício Lima

Neste domingo (24) prestei minhas condolências a amiga jornalista Marlyana Lima.

Trabalhei com ela na Tribuna do Ceará e no Diário do Nordeste. É minha vizinha de condomínio, com quem divido alegrias e tristezas.

Marlyana perdeu pela Covid 19 o pai. Morreu nesta madrugada o seu Maurício Carvalho Lima, de 81 anos.

- Meu pai lutou por mais de um mês contra a Covid. Se foi nessa madrugada. Mas jamais será um número nesse País cruel que não respeita a vida. Era homem simples e de uma generosidade sem tamanho. Deixa minha mãe Raimunda Teixeira Lima viúva e três filhos: Marlyana, Orlando e Reinaldo; e três netos: João Victor, Eric e Maurício Neto. Muito obrigado pela consideração amigo", escreveu Marlyana ao Blog.



Morre jornalista Alexandre Rangel

O presidente do Comitê de Imprensa, Rádio, Televisão e Internet (CIRTI) da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Alexandre Rangel morreu nesta sexta-feira (15), aos 53 anos.
- Meu amigo de Câmara Municipal de Fortaleza, jornalista Alexandre Rangel, que Deus o receba no reino do céu. Meus sentimentos a toda família, você deixará boas lembranças de nossas conversas no Comitê de Imprensa da Câmara. Descanse em paz meu amigo", lamentou o assessor parlamentar Renato Fernandes.

Integrei diretorias do CIRTI como vice-presidente e secretário nas gestões de Alexandre Rangel. Lamento profundamente sua passagem e desejo aos familiares toda força para superar este momento de dor. Toda vez que nos encontrávamos ele, que me chamava de professor, perguntava sobre Política...
O vereador Mairton Felix (PDT) prestou condolências a esposa e filhos de Rangel:
- Meus sinceros sentimentos, que Deus com a sua infinita misericórdia possa confortar os corações de toda família e dos amigos".

O president…

Futricas Cearenses

Kléber Dias (foto) é o novo coordenador de rádios do Sistema Verdes Mares (SVM).

O anuncio foi feito por Guilhermando Duarte:

- Kléber Dias, um amigo especial e grande profissional acaba de ser contratado para atuar na área de rádios do Sistema Verdes Mares", postou Guilhermando Duarte.

Morre Renato Bonfim

Amigo Renato Bonfim Medeiros nos deixou neste sábado (16), aos 83 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Renato era conselheiro do Fortaleza, representante comercial, corretor de imóveis e bancário aposentado do Banco do Brasil (BB).



Tenho muitas lembranças dele. Fazedor de muitas fórmulas de disputas para o Campeonato Cearense de Futebol. Todos anos me presenteava com uma agenda Tip. Conversávamos muito sobre esporte. Praticava o futebol de salão na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Era funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalho de 1965 a 1990. Vendia agendas Tip desde 1970.

Era bastante social. Participava de eventos sociais com constância. De todas Noites das Personalidade Esportivas tomou parte.

Estou deveras sentido.

Descanse em paz, caro Renato Bonfim.