Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova carros de aplicativos com oito anos de uso

A Câmara Municipal de Fortaleza (MFor) realizou, nesta terça-feira (30), a 28ª sessão extraordinária virtual que aprovou, dentre outros projetos, a indicação nº 244/2020, de autoria do vereador Eron Moreira (PDT), que altera de cinco para oito anos o tempo de uso dos carros utilizados pelos motoristas do transporte individual por aplicativo. A matéria foi aprovada, por unanimidade, em votação nominal.


Na ocasião, Eron Moreira justificou: “vamos finalmente atender uma demanda da categoria de motoristas de aplicativo. Os trabalhadores estão passando dificuldades no isolamento social e essa indicação é uma conquista para que a gente possa também reparar parte dos danos decorrentes do enfrentamento à pandemia em nosso município”.

O vereador Márcio Martins (Pros) aproveitou o momento para enfatizar a importância da categoria para a população. “Os grandes vitoriosos dessa batalha merecem o reconhecimento dessa luta, os motoristas que foram muitas vezes na Câmara Municipal se posicionar”, disse. O parlamentar sugeriu ainda que o prefeito inclua outras demandas da categoria na mensagem.

A Liderança do Governo na Casa Legislativa, vereador Esio Feitosa (PSB), explicou os trâmites da regulamentação da profissão na Casa, realizada em 2018 através da lei nº 10751: “fizemos um esforço, com muita responsabilidade, de aguardar o Congresso Nacional permitir que os municípios pudessem ter leis locais sobre o assunto”.

“Assim que isso ocorreu, o prefeito Roberto Cláudio encaminhou para a Câmara Municipal a regulamentação do uso de aplicativos de transporte na cidade. Foi uma construção de consensos. Temos consciência da importância da atuação dos motoristas para a geração de emprego e renda para muitas famílias, além da livre escolha de transporte para a população”, completou.
Confira outras matérias aprovadas na ordem do dia:

O Projeto de Indicação nº 36 de 2020, de autoria do vereador Sargento Reginauro (Pros), dispõe sobre a inclusão da atividade de óptico optometrista e da prestação de serviços da optometria no âmbito do município de Fortaleza.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) fez a indicação nº 136 de 2020, que autoriza o Executivo a implantar um novo e moderno gramado no Estádio Presidente Vargas, após a retirada do Hospital de Campanha, lá instalado, em função da pandemia do coronavírus.

O parlamentar também apresentou os requerimentos nº 2089 e 2090, solicitando o envio de moção de pesar pelo falecimento da atleta de corrida de rua Bernadete Lins, ocorrido em 28 de junho de 2020, e pelo falecimento de Maria de Lourdes Oliveira da Silva.

A Larissa Gaspar (PT) indicou, através da matéria nº 148 de 2020, a criação, no município de Fortaleza, do Centro de Referência e Atendimento a Pessoas com Doenças Raras.

A indicação nº 167 de 2020, de autoria do vereador Paulo Martins (PDT), dispõe sobre a criação de auxílio para os guias de turismo do município de Fortaleza durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O vereador Gardel Rolim (PDT) fez a indicação nº 171 de 2020, solicitando a construção de uma mini Areninha com playground infantil e academia ao ar livre, no antigo prédio do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), na Av. Capitão Aragão, no bairro Alto da Balança.

A indicação nº 201 de 2020, do vereador Frota Cavalcante (PSD), institui o memorial em homenagem aos servidores públicos municipais e funcionários terceirizados vítimas da Covid-19.

Ronivaldo Maia (PT) fez a indicação nº 204 de 2020, para instituir o programa de Apoio Financeiro ao Profissional do Setor Cultural e aos Espaços Culturais do município de Fortaleza, devido os efeitos socioeconômicos, ocasionados pela Covid–19.

O prêmio “excelência em educação” a ser concedido aos professores, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos das creches municipais e subvencionadas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza foi sugerido pela vereadora Bá (PP) através da indicação nº 205 de 2020.

A indicação nº 212 de 2020 do vereador Julierme Sena (Pros), determina a criação de um aplicativo para acompanhamento do estado de saúde de parente internado como o novo coronavírus no âmbito de município de Fortaleza.

O parlamentar Emanuel Acrízio (PP) fez a indicação nº 216 de 2020, que trata do loteamento de acesso controlado em Fortaleza.

De autoria do vereador Esio Feitosa (PSB), a indicação nº 113 de 2020, cria o Programa Municipal de Fomento e Difusão do Forró.

Plácido Filho (PSDB) sugeriu a criação do Programa de Fonoaudiologia Educacional no Sistema Municipal de Educação através da indicação nº 225 de 2020.

Indicação nº 226 de 2020, feita pelo Evaldo Costa (PDT), institui a campanha IPTU dá sorte, de incentivo à pontualidade no pagamento do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

O vereador Raimundo Filho (PDT) requereu, através da matéria nº 1991 de 2020, a realização de sessão solene comemorativa ao aniversário de 40 anos do santuário de Nossa Senhora da Assunção.

O requerimento nº 2063 de 2020, do Márcio Martins (PROS), fala sobre a realização de sessão solene para homenagear o grupo Os Admiráveis do Pagode em Fortaleza.

Projetos encaminhados para as Comissões Técnicas:

Projeto de Lei Ordinária n° 115/20, de autoria do prefeito Roberto Cláudio;
Projeto de Lei Ordinária nº 112/2020, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL);
Projeto de Lei Ordinária n° 134/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT);
Projeto de lei ordinária nº 136/220, de autoria da vereadora Bá;
Projeto de Lei Ordinária n° 142/2020, de autoria do vereador Benigno Júnior;
Projeto de Lei Ordinária nº 143/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT);
Projeto de Lei Ordinária n° 145/2020, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 148/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT;
Projeto de Lei Ordinária nº 150/20, de autoria da vereadora Cláudia Gomes;
Projeto de Lei Ordinária nº 151/20, de autoria do vereador Mairton Felix;
Projeto de Lei Ordinária nº 153/20, de autoria do vereador Benigno Júnior;
Projeto de Lei Ordinária nº 154/20, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 156/20, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 158/20, de autoria do vereador Marcelo Lemos;
Projeto de Lei Ordinária nº 160/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Lei Ordinária nº 162/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Lei Ordinária nº 165/20, de autoria do vereador Antônio Henrique;
Projeto de Lei Ordinária nº 167/20, de autoria do vereador Frota Cavalcante;
Projeto de Lei Ordinária nº 168/20, de autoria do vereadora Bá;
Projeto de Lei Ordinária nº 169/20, de autoria do vereador Dr. Porto;
Projeto de Lei Ordinária nº 171/20, de autoria do vereador Gardel Rolin;
Projeto de Lei Ordinária nº 172/20, de autoria do vereador Gardel Rolin;
Projeto de Lei Ordinária nº 174/20, de autoria do vereador Didi Mangueira;
Projeto de Lei Ordinária nº 175/2020, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL);
Projeto de Lei Complementar nº 15/2020, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Lei Complementar nº 16/2020, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 116/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 123/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 135/20, de autoria do vereadora Larissa Gaspar;
Projeto de Indicação n° 140/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 147/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 172/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 176/20, de autoria do vereadora Larissa Gaspar;
Projeto de Indicação n° 183/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 184/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 211/20, de autoria do vereador Julierme Sena;
Projeto de Indicação n° 234/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 239/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 240/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 241/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 243/20, de autoria do vereador Raimundo Filho;
Projeto de Indicação n° 245/20, de autoria do vereador Raimundo Filho;
Projeto de Indicação n° 261/20, de autoria do vereador Antônio Henrique.

Com informações da Agência de Notícias da CMFor.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".