Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova carros de aplicativos com oito anos de uso

A Câmara Municipal de Fortaleza (MFor) realizou, nesta terça-feira (30), a 28ª sessão extraordinária virtual que aprovou, dentre outros projetos, a indicação nº 244/2020, de autoria do vereador Eron Moreira (PDT), que altera de cinco para oito anos o tempo de uso dos carros utilizados pelos motoristas do transporte individual por aplicativo. A matéria foi aprovada, por unanimidade, em votação nominal.


Na ocasião, Eron Moreira justificou: “vamos finalmente atender uma demanda da categoria de motoristas de aplicativo. Os trabalhadores estão passando dificuldades no isolamento social e essa indicação é uma conquista para que a gente possa também reparar parte dos danos decorrentes do enfrentamento à pandemia em nosso município”.

O vereador Márcio Martins (Pros) aproveitou o momento para enfatizar a importância da categoria para a população. “Os grandes vitoriosos dessa batalha merecem o reconhecimento dessa luta, os motoristas que foram muitas vezes na Câmara Municipal se posicionar”, disse. O parlamentar sugeriu ainda que o prefeito inclua outras demandas da categoria na mensagem.

A Liderança do Governo na Casa Legislativa, vereador Esio Feitosa (PSB), explicou os trâmites da regulamentação da profissão na Casa, realizada em 2018 através da lei nº 10751: “fizemos um esforço, com muita responsabilidade, de aguardar o Congresso Nacional permitir que os municípios pudessem ter leis locais sobre o assunto”.

“Assim que isso ocorreu, o prefeito Roberto Cláudio encaminhou para a Câmara Municipal a regulamentação do uso de aplicativos de transporte na cidade. Foi uma construção de consensos. Temos consciência da importância da atuação dos motoristas para a geração de emprego e renda para muitas famílias, além da livre escolha de transporte para a população”, completou.
Confira outras matérias aprovadas na ordem do dia:

O Projeto de Indicação nº 36 de 2020, de autoria do vereador Sargento Reginauro (Pros), dispõe sobre a inclusão da atividade de óptico optometrista e da prestação de serviços da optometria no âmbito do município de Fortaleza.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) fez a indicação nº 136 de 2020, que autoriza o Executivo a implantar um novo e moderno gramado no Estádio Presidente Vargas, após a retirada do Hospital de Campanha, lá instalado, em função da pandemia do coronavírus.

O parlamentar também apresentou os requerimentos nº 2089 e 2090, solicitando o envio de moção de pesar pelo falecimento da atleta de corrida de rua Bernadete Lins, ocorrido em 28 de junho de 2020, e pelo falecimento de Maria de Lourdes Oliveira da Silva.

A Larissa Gaspar (PT) indicou, através da matéria nº 148 de 2020, a criação, no município de Fortaleza, do Centro de Referência e Atendimento a Pessoas com Doenças Raras.

A indicação nº 167 de 2020, de autoria do vereador Paulo Martins (PDT), dispõe sobre a criação de auxílio para os guias de turismo do município de Fortaleza durante o período da pandemia do novo coronavírus.

O vereador Gardel Rolim (PDT) fez a indicação nº 171 de 2020, solicitando a construção de uma mini Areninha com playground infantil e academia ao ar livre, no antigo prédio do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), na Av. Capitão Aragão, no bairro Alto da Balança.

A indicação nº 201 de 2020, do vereador Frota Cavalcante (PSD), institui o memorial em homenagem aos servidores públicos municipais e funcionários terceirizados vítimas da Covid-19.

Ronivaldo Maia (PT) fez a indicação nº 204 de 2020, para instituir o programa de Apoio Financeiro ao Profissional do Setor Cultural e aos Espaços Culturais do município de Fortaleza, devido os efeitos socioeconômicos, ocasionados pela Covid–19.

O prêmio “excelência em educação” a ser concedido aos professores, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos das creches municipais e subvencionadas que compõem a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza foi sugerido pela vereadora Bá (PP) através da indicação nº 205 de 2020.

A indicação nº 212 de 2020 do vereador Julierme Sena (Pros), determina a criação de um aplicativo para acompanhamento do estado de saúde de parente internado como o novo coronavírus no âmbito de município de Fortaleza.

O parlamentar Emanuel Acrízio (PP) fez a indicação nº 216 de 2020, que trata do loteamento de acesso controlado em Fortaleza.

De autoria do vereador Esio Feitosa (PSB), a indicação nº 113 de 2020, cria o Programa Municipal de Fomento e Difusão do Forró.

Plácido Filho (PSDB) sugeriu a criação do Programa de Fonoaudiologia Educacional no Sistema Municipal de Educação através da indicação nº 225 de 2020.

Indicação nº 226 de 2020, feita pelo Evaldo Costa (PDT), institui a campanha IPTU dá sorte, de incentivo à pontualidade no pagamento do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.

O vereador Raimundo Filho (PDT) requereu, através da matéria nº 1991 de 2020, a realização de sessão solene comemorativa ao aniversário de 40 anos do santuário de Nossa Senhora da Assunção.

O requerimento nº 2063 de 2020, do Márcio Martins (PROS), fala sobre a realização de sessão solene para homenagear o grupo Os Admiráveis do Pagode em Fortaleza.

Projetos encaminhados para as Comissões Técnicas:

Projeto de Lei Ordinária n° 115/20, de autoria do prefeito Roberto Cláudio;
Projeto de Lei Ordinária nº 112/2020, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL);
Projeto de Lei Ordinária n° 134/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT);
Projeto de lei ordinária nº 136/220, de autoria da vereadora Bá;
Projeto de Lei Ordinária n° 142/2020, de autoria do vereador Benigno Júnior;
Projeto de Lei Ordinária nº 143/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT);
Projeto de Lei Ordinária n° 145/2020, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 148/2020, de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT;
Projeto de Lei Ordinária nº 150/20, de autoria da vereadora Cláudia Gomes;
Projeto de Lei Ordinária nº 151/20, de autoria do vereador Mairton Felix;
Projeto de Lei Ordinária nº 153/20, de autoria do vereador Benigno Júnior;
Projeto de Lei Ordinária nº 154/20, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 156/20, de autoria do vereador Emanuel Acrízio;
Projeto de Lei Ordinária nº 158/20, de autoria do vereador Marcelo Lemos;
Projeto de Lei Ordinária nº 160/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Lei Ordinária nº 162/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Lei Ordinária nº 165/20, de autoria do vereador Antônio Henrique;
Projeto de Lei Ordinária nº 167/20, de autoria do vereador Frota Cavalcante;
Projeto de Lei Ordinária nº 168/20, de autoria do vereadora Bá;
Projeto de Lei Ordinária nº 169/20, de autoria do vereador Dr. Porto;
Projeto de Lei Ordinária nº 171/20, de autoria do vereador Gardel Rolin;
Projeto de Lei Ordinária nº 172/20, de autoria do vereador Gardel Rolin;
Projeto de Lei Ordinária nº 174/20, de autoria do vereador Didi Mangueira;
Projeto de Lei Ordinária nº 175/2020, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL);
Projeto de Lei Complementar nº 15/2020, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Lei Complementar nº 16/2020, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 116/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 123/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 135/20, de autoria do vereadora Larissa Gaspar;
Projeto de Indicação n° 140/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 147/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 172/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 176/20, de autoria do vereadora Larissa Gaspar;
Projeto de Indicação n° 183/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 184/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 211/20, de autoria do vereador Julierme Sena;
Projeto de Indicação n° 234/20, de autoria do vereador Plácido Filho;
Projeto de Indicação n° 239/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 240/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 241/20, de autoria do vereador Márcio Martins;
Projeto de Indicação n° 243/20, de autoria do vereador Raimundo Filho;
Projeto de Indicação n° 245/20, de autoria do vereador Raimundo Filho;
Projeto de Indicação n° 261/20, de autoria do vereador Antônio Henrique.

Com informações da Agência de Notícias da CMFor.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…