Pular para o conteúdo principal

UFC conclui diretrizes para finalizar Semestre 2020.1

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) concluiu a elaboração das diretrizes gerais da Proposta Pedagógica de Emergência (PPE), que traz mecanismos para a retomada gradual das atividades acadêmicas e a conclusão do Semestre 2020.1.


O documento geral da PPE foi coordenado pela PROGRAD, com a participação de diretores e vice-diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de programas acadêmicos e representantes docentes, discentes e de servidores técnico-administrativos.

A Proposta traz uma série de orientações para cada uma das três situações observadas atualmente na UFC, em meio ao contexto de pandemia da Covid-19: turmas que estão praticando atividades remotas; turmas que interromperam as atividades remotas; turmas que não realizaram atividades remotas.

Além de indicar possíveis formatos e métodos de retomada da jornada acadêmica, a PPE inclui propostas de calendário de reposição para cada tipo de situação. No caso das turmas cujas atividades encontram-se paralisadas e naquelas que foram interrompidas, a reposição deverá começar somente a partir de julho, uma vez que o mês de junho está sendo destinado às atividades de formação e de planejamento docente e discente.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Ana Paula de Medeiros, uma Resolução sobre a PPE será submetida ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que irá deliberar acerca dos pontos principais do reinício do semestre.

POSSÍVEIS FORMATOS ‒ O documento geral da Proposta ainda estabelece a possibilidade de três modelos de ensino-aprendizagem: o remoto, que deverá ser priorizado, tendo em vista que não há expectativas, em curto prazo, para a retomada segura de 100% das aulas presenciais; o híbrido, que mescla atividades on-line e apenas algumas presenciais, intercalando conteúdos que se complementam; e o presencial, apenas para atividades consideradas extremamente necessárias, como estágios e aulas práticas.

A UFC (foto Viktor Braga) esclarece, no entanto, que o retorno às atividades presenciais só deverá ocorrer quando permitido pelas autoridades sanitárias e terá de obedecer a um protocolo de cuidados, alguns deles já descritos no Plano de Retomada às Atividades Presenciais, elaborado pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC (UFC Infra).

Esse Plano é um dos anexos da PPE, juntamente com outros três documentos: o Plano de Formação para Servidores Docentes e Técnico-Administrativos e Estudantes; o Plano de Apoio aos Estudantes; e o Plano de Acessibilidade (este último, que irá acolher as questões relacionadas a pessoas com deficiência, ainda será adicionado).

Ainda de acordo com as diretrizes, as unidades acadêmicas da UFC terão liberdade para decidir casos específicos de seus contextos, no que se refere à reorganização de turmas, realocação de docentes, dentre outros aspectos. Aos professores será garantida a autonomia para elaborar o plano de reposição, referendado pelas devidas instâncias, adaptando-o ao formato que melhor atenda aos objetivos de aprendizagem de suas disciplinas.

A UFC ressalta, ainda, que está trabalhando para garantir condições tecnológicas e de conectividade para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Está em fase de licitação a contratação de 6 mil pacotes de dados com franquia de 20 GB por um período de seis meses. Em outra iniciativa, está prevista a distribuição de aproximadamente 400 computadores em laboratórios e salas de estudo nos campi da Capital e do Interior, a serem utilizados quando as atividades presenciais forem autorizadas.

"De forma responsável, estamos adotando todas as medidas de apoio para o pleno sucesso do nosso retorno às atividades presenciais e a plena execução das atividades remotas. A Proposta Pedagógica de Emergência (PPE) e o Plano de Formação para o Apoio e Acompanhamento das Atividades Educativas em Tempos de Pandemia de Covid-19 converterão a UFC em uma referência para outras universidades", avaliou o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque.

COMO FOI A ELABORAÇÃO ‒ A PPE foi construída com auxílio de representantes de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. O percurso desde a concepção à finalização do documento incluiu reuniões técnicas sistemáticas, envolvendo diversos setores da UFC.

Segundo Ana Paula de Medeiros, houve interlocução entre a PROGRAD, os representantes da comunidade universitária, os coordenadores de programas acadêmicos (CPACs), os diretores de unidades acadêmicas e a administração superior. O documento geral da PPE foi apresentado a todos esses grupos, em reunião virtual no último dia três de junho.

"Desde o dia da suspensão das atividades presenciais, realizamos estudos teóricos, aplicamos pesquisas de acompanhamento com as unidades acadêmicas, ampliamos a interlocução com outras universidades federais e tivemos várias discussões coletivas nas reuniões", relatou a pró-reitora de Graduação, Ana Paula de Medeiros.

As diretrizes gerais da PPE foram encaminhadas a todos os diretores de unidades acadêmicas, vice-diretores, coordenadores de programas acadêmicos e colaboradores, solicitando-se ampla divulgação em suas comunidades. É importante destacar que o documento traz as linhas gerais sobre as quais as unidades acadêmicas deverão se basear para os planejamentos internos. O próximo passo é submeter uma resolução ao CEPE, contendo os pontos principais do reinício do semestre.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B